sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Preconceito e falta de respeito


Boa noite a todos do pipa tevê!!!
meu nome é: Pablo Viana

No dia 09 de dezembro de 2010 me desloquei com com minha familia (esposa e filho de 5 anos), para juntos passarmos o fim de semana na praia da pipa. por ser um destino muito atraente para quem gosta de curtir a natureza decidimos passar uns dias de laser e descanso.
Antes de arrumar as malas pesquisamos algumas pousadas e encontramos a tal pousada "xamã" que por sua vez é um local que realmente nos indentificamos por ter uma opção de interação com a natureza,mas por sua vez é administrada por uma senhora que no momento não me recordo o nome que simplesmente me recebeu no primeiro dia perguntando de onde eu era e quando falei que era de recife percebi uma indiferença por parte dela mas preferi relevar. então eu minha esposa e meu filho nos acomodamos em uma suite próximo a piscina chamada "praia grande". detalhe "a tal dona e administradora da pousada preparou café e chá ofereceu a todos que ali estavam e simplesmente nos iguinorou fingindo não nos ver, fiquei imprecionado com o ato de tamanha falta de educação" mas mais uma vez relevei pois entendi que ela poderia realmente ter esquecido.
Ao acordarmos no dia 10 esperamos o café da manhã ser servido que pela regra da pousada é servido das 8:00 as 10:00 da manhã. Antes das 8:00 saí do quarto e descidi dar uma caminhada pela área comum aos hospedes da pousada,sendo abordado mais uma vez pela dona me referindo a mesma pergunta com um tom de preconceito " em que bairro vcs moram mesmo em recife?" ai eu mais uma vez educadamente respondi "piedade senhora!!!" ai ela virou pra mim e falou "fica no suburbio do recife não é?" com um tom de ironia. neste momento percebi que realmente eu e minha familia estavamos sendo tratados com indiferença.
Voltei ao quarto pois ja passavam das 8:00 da manhã e chamei minha esposa e meu filho para juntos tomarmos café da manhã.Quando acabamos de tomar o café da manhã ja se passavam das 9:00 horas que era a hora pré-estabelecida pela administração da pousada para que os hospedes pudessem utilizar a piscina quando então meu filho se dirigiu ao chuveiro da piscina para se molhar sendo ele abordado pela tal "dona" comunicando que ele não poderia entrar na piscina pois alguns hospedes ainda estavam dormindo e que podia encomodalos, detalhe "ja se passavam das 9:50 da manhã e a piscina é liberada as 9:00" então percebendo tamanho ato de preconceito e discriminação chamei minha esposa junto com meu filho para irmos ao quarto, juntos arrumamos nossas malas e quando fui fazer o check-out ela me perguntou com a maior cara de pau" pq vcs embora? vão pra outra pousada? ou é caso de morte ou doença?" prontamente fomos embora e petendemos não voltar naquela pousada nunca mais.
costumamos viajar sempre e nunca passamos por tal humilhação por este motivo venho fazer essa denuncia para que a secretaria de turismo aplique cursos de atendimento ao turista para os aperadores de pousada da praia da pipa.


desde já fico muito agradecido pela atênção e espero que esta denuncia seja postada para que tal ato não venha se repetir.

DIREITO A RESPOSTA

Sr. Pablo Viana.

Lamentamos o ocorrido com vossa familia em nossa pousada, pedimos desculpas publicamente pelo mal estar causado a vossa familia.
Entretando questiono suas reclamaçoes neste blog, tais como: 1. Tom de Ironia quando referia-se a suburbio de recife ?, Como pode ter certeza disto, se ironia é subjetivo ? E creio que nao houve isto, pois a Senhora que atendeu voce, veio de uma bairro do suburbio do litoral de Sao Paulo, muito pior, se comparado a suburbios de Recife.2. Como pode perceber "cara de pau", quando é perguntado por qual motivo vai embora ? É uma preocupação natural do dono da pousada querer saber se foi bem atendido ou nao, por que estao indo embora, e neste momento voce teve sua oportunidade de reclamar os desgostos que teve durante sua estadia. 3. Sinceramente nao enxerguei humilhaçao nenhuma, tao pouco contrangimento nas questoes feitas pela Senhora a você, todas as suas reclamções são subjetivas e de percepção propria, o que o torna um caluniador e difamador, e que o ônus da prova é de quem acusa, sendo estas acusações todas subjetivas e nao provadas.

Mesmo assim, pedimos publicamente e denovo, desculpas a voce, mas nao nos culpamos por isto.

Ao Sr Editor chefe do Blog, continuo solicitando a exlusão de tal artigo, por meritos simples de acusação de calunia e difamação sem provas.

Obrigado a todos, aos que apoiam e aos que criticam, sem mesmo conhecer a historia, mas exercendo o poder de palavra.

Att.
Wanderson Borges
3 de janeiro de 2011 11:23

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Caju chumbado na calçada pode?


Foto e pergunta enviadas por J.M.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pipa limpa: tomara que dure!

Esta foto foi tirada no mesmo canto onde o lixo ficava acumulado durante o dia e ás vezes até queimado. Hoje às 9h30' o local se encontrava nestas condições... vamos ver se ao meio-dia ainda está limpo ou tem mesmo alguém que não colabora... vou passar lá pra tirar uma foto.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Se fosse por mim...


Vamos ver, amigos, no que dá um pouco de interatividade aplicada ao dia-a-dia da nossa amada Pipa. Dê sua opinião aqui em baixo; diga o que faria, se dependesse de você. Vamos ver quantas boas ideias pintam na área!

Vê se pode!?


Depois de dois meses passados sem acontecer nada, ontem na praia de repente apareceu um singelo trabalhador que começou a envernizar a nova estrutura do tablado, que inclusive já está danificada e quebrada em varios pontos.
Mas alguém sabe me dizer quando é que todos os buracos, que continuam abertos a meses, vão ser consertados?
Assim não dá, né?

domingo, 14 de novembro de 2010

Festival literário em dobro

Em 2010, na Pipa tem festival literário em dobro. Além do Flipipa, organizado pela Fundação Hélio Galvão de Natal, na sua segunda edição, este ano haverá também o FlipAut! 2010, o Festival Literário Alternativo, organizado pelo local ECA13 (Espaço Cultural Alternativo) e o ICAP (Instituto Cultural e Audiovisual Potiguar) de Natal, com a colaboração de muitos.
Recebemos o texto a seguir com pedido de publicação:

O FlipAut! 2010, festival literário Alternativo de Praia da Pipa, é um evento non-profit, sem fins lucrativos, quer dizer que nenhum dos escritores, poetas, produtores, colaboradores, oficineiros, etc. vai ganhar sequer um centavo pelo próprio esforço, além do prazer de propiciar e vivenciar junto à grande e heterogênea comunidade local/global uma experiência de tamanho valor cultural.
O FlipAut! 2010 é um circuito paralelo de atividades que decidimos organizar em concomitância ao festival literário oficial, aproveitando da ocasião para descentralizar os acontecimentos e, sem conflitos com ninguém, colaborar para popularizar a literatura e as belas artes em todas suas formas na nossa cidade.
Nosso maior intuito é permear as barreiras sociais e espaciais e apresentar nossas atividades na praia, na escola, na esquina da rua, num boteco... em qualquer canto, de manhã, à tarde, de madrugada!
Estamos organizando oficinas e palestras, leituras e bate-papos para adultos e crianças. Haverá projeções de vídeos relacionados e outras atividades que estimularão os presentes a uma participação ativa e criativa.
Desdé já agradeço todos os que estão colaborando e patrocinando este evento. Obrigado.

[Jack dEmilia]

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Un negócio que dá sempre certo


Não tem alta ou baixa temporada nesse "biznes"
O comercio das almas está sempre em alta!!!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Liberou geral de novo!



Como ninguém disse nada quando o primeiro se instalou de novo com seus guarda-sois na praia principal, o segundo e o terceiro foram chegando e ficando...
Obs. de noite, guarda-sois e espreguiçadeiras ficam lá na praia mesmo.


sábado, 6 de novembro de 2010

Você chegou a conhecer um destino chamado Pipa?

Era um lugar maravilhoso, cercado por lindas falésias, vegetação abundante e mar de águas quentes!!!!
Tinha desova de tartarugas e você avistava os golfinhos facilmente, também o mar era somente deles. Às vezes a gente esperava os barcos dos pescadores locais( que sempre respeitaram os limites de proteção aos golfinhos) para comprar algum peixe fresquinho.
E os sagüis então...causavam enorme encanto aos visitantes!!!
Tomará que nunca ninguém dê algum veneno para mata-los...Não ..não isso nunca ocorrerá!!!
Ah!!! Que destino ideal para o turismo ...suas perspectivas nos enchiam de entusiasmo . Era um destino bastante “paparicado” por operadoras de turismo e se consolidava ano a ano. Não que alguém fizesse algum esforço para isso..não..não.É porque o lugar se auto-promovia baseado” na perola em termos de marketing” que é a seguinte frase : Se o cliente gosta ele conta pra mais cinco.
Vocês sabem muito bem que quando o produto é de ótima qualidade quem estipula o preço somos nós mesmos. Se o produto é ruim você tem que ir baixando, baixando e daí ou você vende barato demais, ou fecha a fábrica pois, os custos fixos...são fixos.
Vocês deviam ter conhecido esse destino.!!! Você ia à praia, encontrava as pessoas e ouvia coisas boas tais como: Não dá pra reclamar não..a ocupação do meu hotel /pousada está boa e melhorando; ou mesmo, Olha que legal ...a operadora tal começará a trazer vôos charters para Pipa.
Havia também outras pessoas com as quais você encontrava e diziam... pôxa é tão legal poder caminhar à noite pela praia e admirar a lua cheia do alto da falésia ou mesmo, caminhar por qualquer local despreocupadamente.
Outros até mais empreendedores cogitavam em transformar a rua principal em uma espécie de “boulevard”, dando uma repaginada na rua e permitindo acesso tranqüilo para a população e os “gringos” que nos visitam.
O único vício que existia era o dos amantes e apaixonados pelo lugar,viciados em natureza. Havia alguma “mariaruana” que circulava...mas sem maiores conseqüências. Não que eu esteja aqui fazendo apologia a essa “menina.”
Às vezes eu encontrava outras pessoas na praia e me diziam... Ontem entraram na minha casa e levaram o botijão de gás com algumas roupas que estavam no varal. Ainda bem que tudo isso estava do lado de fora da casa. Ainda bem que não entraram dentro de casa.
E parava por ai!!! Sem maiores conseqüências.
Não é correto lógico...mas quem rouba botijão e roupas muitas vezes está até necessitado para poder fazer sua comida, pois, não poder cozinhar para comer “dói muito” só quem passou por isso sabe o que estou falando.
Imaginem só!!! Havia pessoas que tinham idéias de vanguarda e falavam assim...”Ouvi dizer que o sistema de transporte será melhor fiscalizado e com normas rigorosas para o transporte da “população e dos gringos que nos visitam”. Dizem até que vão criar um curso de direção defensiva e de boas maneiras para melhorar o padrão de atendimento a população e turistas.Dizem que vai haver até curso básico de inglês e espanhol que será obrigatório a todo condutor e cobrador. É o basicão mesmo (arroz com feijão) nada de algum “iluminado” querer criar um curso com extensão em Harvard. E olha que coisa interessante , em contra-partida os órgãos constituídos e competentes conseguirão junto a algum banco estatal, linha de credito barata somente para aqueles que quiserem renovar seu veiculo. Dizem que serão rigorosos com isso pois darão o dinheiro somente para quem vive do transporte comprovadamente, senão corre o risco de virar “uma teta” para somente alguns auferirem vantagem e ganhos.
ERA MUITO LEGAL ESSE DESTINO... pena que acabou.
Hoje embora não admitam publicamente, boa parte dos hotéis e pousadas registram índices de ocupação bem abaixo dos previstos e alguns estão literalmente “as moscas”...também são tantos!!!.Alguns estão” vendendo o almoço para comer a janta”, diz o ditado popular. Será que esse pessoal não usa algumas ferramentas essenciais de marketing quando se vai abrir um negocio “chamada pesquisa de mercado”? Os restaurantes colocam auxiliares nas portas que se postam à frente dos transeuntes na disputa para levá-los a seu restaurante. Vejam bem..olha lá hein...entendam bem,nada contra esses rapazes e moças..são ótimos e abordam você muito bem. Conheço boa parte deles. Essa técnica até acaba dando algum resultado.
ERA MUTO LEGAL ESSE DESTINO...pena que acabou.
Mas como diz o ditado popular. “Não se faz omelete sem quebrar os ovos”.
Aconteceu como em “ Porto de Galinhas” PE , precisou chegar no fim do poço , aonde não dava mais, para resolverem fazer alguma coisa. Falo isso porque estava lá. Era diretor de um resort na ocasião.
Ou seja, tiveram que começar do zero novamente. Você sabe quanto tempo isso leva...bota ai no mínimo mais 10 anos. Mas aprenderam a lição e continuam fazendo o dever de casa direitinho.
Daí ,um empresário visionário,de vanguarda, jogava xadrez muito bem por sinal, e preocupado com a sobrevivência do seu negocio teve a idéia de “eleger um formador de opinião” para promover o destino. Elegeram o conhecido e credibilíssimo locutor esportivo “Luciano do Valle” pessoa realmente formadora de opinião. Ele sempre que podia e ainda hoje vez por outra fala de Porto.Naquela época tinha até uma casa em Porto de Galinhas.
Pequena Pausa....
Eu falei em ótimo jogador de xadrez porque o jogador de xadrez é muito diferente do jogador de damas. O jogador de xadrez tem uma visão ampla do seu jogo (negocio) e pensa dependendo do seu nível intelectual 10,20 jogadas à frente. Não é imediatista como o jogador de damas.
Quando eu era diretor de uma empresa multinacional e algumas vezes tive que contratar assessores diretos e entrevista-los...após concluir a entrevista eu sempre perguntava ao candidato se ele sabia jogar xadrez. Caso soubesse, já era mais um dos fatores favoráveis a sua contratação.
Sabem porque? Essas pessoas tornam-se na essência, estrategistas e acostumam-se a pensar e planejar o futuro (próximas jogadas).
Obrigado pela pausa...
Agora vocês imaginem uma senhora formadora de opinião como por exemplo e somente como exemplo D. Hebe Camargo. Imagine essa sra falando sobre Pipa no programa dela!!!
Traze-la até Pipa com toda mordomia , hospeda-la em um dos melhores hotéis, leva-la para fazer um tour, dar um jeito de dar um titulo de cidadã honorária de Pipa. Sabe...essas coisas que o jogador de xadrez sabe fazer bem.
ERA MUITO LEGAL ESSE DESTINO...pena que acabou.
Às vezes eu cruzava pelas ruas com as pessoas e me diziam....olha que legal... o preço do metro quadrado do meu terreno esta valorizando muito. A pousada do fulano foi vendida por aquele “preção” para um pessoal de fora. Tem vindo inclusive, muitos empresários estrangeiros pensando em investir em Pipa. Daí eu respondia...sorte nossa de estarmos aqui primeiro, termos investido e acreditado.
Mas você queria o que?
Lugar lindo, maravilhoso, mar de águas quentes. !!!!
Daí eu também falava para essa pessoa: Mas cuidado...tudo tem seu momento de “boom”, porém se não houver infra-estrutura adequada acaba.
ERA MUITO LEGAL ESSE DESTINO...pena que acabou.
Bom... moro há 12(doze) anos em Pipa e é a primeira vez que me manifesto nesse sentido pois esse nosso jornal “ é uma boa”.
Se você tiver a oportunidade de ler essa matéria, se gostar guarde, e se não gostar por favor...quando jogar fora coloque corretamente no lixo.Por falar nisso ..Naquela epoca ouviasse dizer que estariam treinando os coletores de lixo? É...é isso mesmo... que boa nova hein!!! Eles passarão a usar roupas apropriadas, luvas, botas, óculos e haverá até um fiscal que irá acompanha-los sempre orientando-os e se for necessário com rigor afinal é para o próprio bem deles não é mesmo?. Ouvi dizer que o treinamento inclui inclusive orientação para não trancar as ruas (algumas vezes isso não é possível e compreensível) e quando partirem com o caminhão não irem deixando o “rastro “ de lixo pelo caminho( isso é possível e incompreensível que ocorra)...olha que legal!!!
ERA MUITO LEGAL ESSE DESTINO.....MAS, será que dá tempo?
Abraço a todos os moradores e empresários

AMOROSO

(morador há 12 anos)


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Lixo, um problema sério

Afinal o montão de lixo acumulado nessa esquina foi queimado!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Censo 2010 em Tibau do Sul


Recebemos a seguinte mensagem de um leitor do blog que não se identificou:

Caro editor, gostaria de sugerir um tema para debate, na verdade, é mais uma verificação de boatos que estão rondando em Tibau do Sul.
Estão falando que o trabalho do IBGE (CENSO 2010) já terminou. No entanto, não foram em minha casa e nas casas de muitas pessoas que conheço. Inclusive os recenseadores estão reclamando muito da responsável pelo censo de Tibau. Alguns não receberam, outros receberam o salário pela metade , etc....
Gostaria de saber se as pessoas que leem o Pipa-tv foram recenceadas. Lembrando: o dinheiro repassado pelo governo federal depende muito do número de habitantes de Tibau e o Censo deve ser bem feito.
Abraços

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Análise dos fatores condicionantes do turismo na Praia da Pipa


Recebemos do Sr. Jack d'Emilia, morador da Pipa, nosso amigo e colaborador do blog, o seguinte texto e um documento anexo, que publicamos na web para todos os interessados poder lê-lo fazendo o download.
Chamillys Teixeira dos Santos, Danielle Amanda de Melo, Íris Fernanda Gomes de Farias, Jeniffer Stephanie de Farias, Luany Maria Gondim Campos, Mariana Borba de Carvalho, Maria Raíza Vicente, estudantes da UFPE, realizaram este ano o relatório de pesquisa "PRAIA DE PIPA-RN: análise dos fatores condicionantes do turismo na região" apresentado à Universidade Federal de Pernambuco, como requisito para conclusão das cadeiras Metodologia do Estudo e Teoria e Técnica do Turismo 1, do curso de Turismo.
O trabalho consiste na verificação in-loco da abordagem teórica do turismo, vista em sala de aula, através da aplicação de questionários de caráter exploratório. As análises baseiam-se no levantamento e avaliação de dados no sistema turístico do distrito de Pipa – RN. Analisando a cadeia produtiva do turismo local através das perspectivas e interesses dos turistas, moradores, empresários e da gestão pública sobre os serviços, equipamentos e infra-estrutura. Importa esclarecer que no grupo dos turistas, abordados nesta pesquisa, estão indivíduos acima de 18 anos, em temporada de lazer na referida localidade que, no entanto, não são residentes da mesma. Dentre os moradores selecionados encontram-se pessoas que residem na região há mais de um (01) ano. Como empresários, foram considerados indivíduos que possuem algum empreendimento no local também há mais de um (01) ano. A amostra foi constituída de 191 colaboradores, assim subdivididos: 58 turistas, 60 empresários, 72 moradores e 01 gestor público. Foram empregados, como instrumento de coleta de dados, quatro questionários semi-estruturados, sendo um para turistas, um para moradores, um para empresários e um para gestor público. Os trabalhos para as conclusões da pesquisa se desenvolveram entre os dias 12 a 16 de maio de 2010. Os resultados mostraram que o turismo em Pipa é realizado basicamente por turistas estrangeiros e nacionais de estados vizinhos, que vão por indicações de conhecidos e pela beleza inigualável da região. Existem inúmeros problemas no sistema turístico da região, citados por empresários, moradores e até os próprios turistas. Finalizando foram propostas algumas mudanças para a melhoria no turismo da região.
Com certeza um documento interessante para ler e reflitir...

Download do doc http://www.4shared.com/document/Tf2BjyN8/Analise_Turismo_Pipa.html

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Nota de Esclarecimento


Quem me conhece de perto, sabe do meu esforço para melhorar a qualidade de vida do povo de Tibau do Sul, e especialmente da Praia da Pipa. Como vereador, já propus dezenas de projetos de lei, centenas de requerimento em busca da melhoria do nosso município. E sempre levei minha vida pautada na seriedade e respeito ao próximo.
Atualmente estou no meu quarto mandato de vereador, onde sempre honrei com cada voto que recebi, sempre procurei ajudar o povo e na política nunca busquei obter nenhuma vantagem pessoal, é tanto, que hoje levo a mesma vida que há 12 anos atrás.
É lamentável que pessoas (adversários políticos) usando de má fé, e com verdadeiros interesses particulares venham a público expor o meu nome ao ridículo, assim também atingindo diretamente a minha família, numa tentativa desleal de provocar más interpretações na mente do povo, povo esse que conhece meu caráter e reconhece meu esforço e minha luta nesse município.
Sei que na política infelizmente temos que conviver com pessoas desse nível, que sempre procura levar vantagem em tudo e em todos, sem levar em consideração o caráter e a integridade moral do próximo.
No ultimo pleito, dia 03 de outubro, eu como todos os políticos desse município buscávamos conquistar votos para nossos apoiados. Eu como todos conhecem, sempre circulei em minha moto, meu único veículo de transporte, visitando meus eleitores e amigos, como faço sempre, não somente em períodos políticos.
No início da tarde quando estava transportando minha filha da nossa casa até o local de votação dela, fomos fotografados inúmeras vezes. E uma dessas foi anexada na denuncia contra minha pessoa como argumento de “transporte ilegal de eleitor”. Quando estava conversando com uns amigos, na Av. Baía dos Golfinhos, nas proximidades da Rua dos bem-te-vis, fui convidado educadamente pelos policias militares a se apresentar na delegacia, onde fui alertado pela denuncia de transporte ilegal de eleitor, me apresentei e logo em seguida fui liberado, ao alegar que a pessoa que estava transportando era minha filha.
Deve ser muito fácil e cômodo publicar comentários no anonimato, ou utilizando nomes alheios. Se essa pessoa que está escrevendo esses comentários mentirosos e irresponsáveis se identificasse de maneira verídica, iríamos tomar as medidas judiciais cabíveis até as ultimas consequências. Enquanto a minha inocência a respeito da suposta prisão, algo que não existiu, estou tomando as medidas cabíveis.
Espero que essa nota tenha ajudado as pessoas que me conhecem e sabe da minha lisura a entender a verdadeira situação, e que essas pessoas que estão agindo de má fé reflitam sobre a integridade moral de um cidadão.

Manoel Messias Marinho

Sr.(s) Editor(s) chefe(s), eu como cidadão e vereador sempre prezei pela liberdade de impressa, desde que seja realizada de maneira imparcial, e que sempre seja averiguada a veracidade dos fatos antes da publicação de qualquer assunto, de forma a vir dá credibilidade e respeito ao veículo de comunicação em cheque, e não pôr em evidência a dignidade de terceiros.
Ainda sugiro que: sempre que for feito algum comentário envolvendo nomes alheios seja anteriormente à publicação, feito um contato com o cidadão citado para assim poder entender e comparar os argumentos dos dois lados.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Lixo queimado na rua


Já faz alguns dias que o lixo está sendo queimado nessa rua.
O plastico derreteu e ficou coando rua abaixo...

(Fotografia enviada por GM)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dia Mundial de Limpeza das Praias

Enviado pelo e-mail do Núcleo Ecológico da Pipa - NEP
Mais informações: ecopipa@yahoo.com.br

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Poluição sonora #2


Mais um carro de som fazendo a propaganda de lojas de Goianinha aqui na Pipa
9 de setembro de 2010 às 12h (fotografia enviada por AM)

Termo de Audiência

Recemos do Núcleo Ecológico da Pipa - NEP pelo e-mail o documento acima com pedido de publicação.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Poluição sonora


Como se não bastasse a poluição sonora dos carros de som desse ou outro candidato politico, faz já mais de um mês que na Pipa anda rodando este trio eletrico puxado por uma motocicleta vermelha com placa de Goianinha. A motocicleta percorre todas as ruas de Pipa com o som sempre nas alturas, veiculando propaganda de comercios locais e de Goianinha. Será que esse cidadão tem um alvará para perturbar nossa tranquilidade? Será que dá para impedir mais uma iniqua forma de abuso perpetrada contra a inteira população em prol do interesse particular de uma unica pessoa?

domingo, 5 de setembro de 2010

Quadriciclo na praia


Quadriciclo na praia principal, domingo 5 de setembro de 2010 às 11h
(fotografia enviada por RS)

Eleição do Conselho Tutelar


Outro dia anunciamos a eleição do Conselho Tutelar municipal no Twitter e consequentemente neste blog. Hoje recebemos o comentário que publicamos a seguir:
Caro Editor, sugiro uma nota sobre a eleição do conselho tutelar que está sendo realizada, hoje, em Tibau do Sul.
Realmente não dá para entender o que se passa neste lugar. Não houve debate entre os concorrentes para que a população pode conhece-los.
Na última eleição houve uma reunião na praça, onde cada um divulgou seu plano de atuação. E, o mais grave, a eleição foi realizada em Tibau. Na eleição passada havia urnas em cada uma das comunidades de Tibau do Sul.
Como querem que, em pleno feriado de 7 de setembro,os moradores de Pipa, que realmente necessitam de uma conselho tutelar atuante, parem de trabalhar para ir até votar em Tibau ? E o pior é que o carro de som avisou a população no dia da votação pela manhã. O que é isso ? Estão brincando com algo muito sério. Algo que tem que funcionar. Aliás, é preciso saber o que os conselheiros passados fizeram neste ultimos anos, pois, muitos deles estão se canditadando novamente.

Falta de colaboração

Já faz um tempo que venho me perguntando como seja possivel que cidadãos do bem, eventualmente donos de bar, pousadas ou outro comercio na Pipa, não entendam que é como dar-se um tiro nos pés colocar seu lixo na rua depois que o caminhão coletor já passou, considerado que tal lixo ficará exposto e fedendo por um dia inteiro, dando para os turistas uma imagem suja do lugar onde escolheram passar as ferias?
Vamos pensar um pouco, minha gente!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O misterio das placas


Segundo a legislação vigente, o unico distrito de Tibau do Sul é Praia da Pipa, mas percorrendo a strada Goianinha-Pipa encontramos a sinalização dos:
Distrito de Umari
Distrito de Piau
Distrito de Bela Vista
Distrito de Munin
Distrito de Manimbu
Distrito de Cabeceiras
Distrito de Pernambuquinho
Distrito de Boca da Mata
Distrito de Sibaúma
e, enfim,
Distrito de Pipa.

Outro misterio:
nas placas que sinalizam na RN003 a deviação pela nova estrada de asfalto, o nome Pipa foi apagado com tinta preta. Parece que os moradores de Tibau e outros "distritos" não gostaram da ideia de ser excluidos do caminho de ônibus e carros diretos à Pipa.
Mas devem ter esquecidos que uma das razões pelas quais a nova estrada foi construida é para eliminar o trafego de veiculos pesados (leia-se ônibus e caminhões) na estrada antiga, à beira da lagoa e das falesias. O transito de tais veiculos prejudica a situação já criticas das beiras da lagoa Guarairas e das falesias no trecho Tibau do Sul-Pipa, cuja constante erosão é preocupante.
Muito pelo contrario, nós achamos que as placas vandalizadas deveriam conter, além da sinalização da deviação, a obrigação de tal percurso para os veiculos pesados diretos à Pipa ou Sibaúma.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Lixo na rua #2


Lixo acumulado na rua das Graunas

sábado, 28 de agosto de 2010

Tibau do Sul ficou por fora


A Telebras divulgou a lista das 100 primeiras cidades atendidas pelo PNBL, Plano Nacional de Banda Larga.
O objetivo do Plano Nacional de Banda Larga é oferecer acesso à web com velocidade mínima de 512 Kbps por até 35 reais. A Telebras anunciou nesta quinta (26) as 100 primeiras cidades que farão parte do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), e irão receber a infraestrutura para acesso à web em alta velocidade. Ao todo, serão pouco mais de 14 milhões de habitantes beneficiados. O Nordeste é a região com mais municípios atendidos: 58. O Sudeste vem depois, com 30. O objetivo do PNBL é oferecer banda larga mais de 40 milhões de pessoas até 2014, com planos de até 35 reais e velocidade mínima de 512 Kbps. Hoje, há no país somente 12 milhões de usuários de banda larga. A escolha das localidades levou em conta critérios como distância da linha de fibras ópticas (até 50km), o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e a proporção de acessos no município. No RN serão apenas:
  • Santa Cruz (RN)
  • Nova Cruz (RN)
  • Passa e Fica (RN)
  • Parnamirim (RN)
  • Lagoa d´Anta (RN)
  • Extremoz (RN)
  • Açú (RN)
Tibau do Sul, segundo destino turistico do Estado, ficou por fora de tudo isso. Alguém sabe me dizer por que?

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A falta de segurança em Pipa


Recebemos da nossa leitora Luz Lima o texto a seguir:
Fui vítima de um assalto e me senti totalmente desprotegido e impotente.Pipa já não é mais uma cidade tranqüila e segura de se viver.
Mudei-me para Pipa em busca de qualidade de vida e tranqüilidade. Todos os dias furtos e assaltos a mão armada estão ocorrendo.
Moradores, empresários e comerciantes estão indignados e receosos. Bares, restaurantes, pousadas, residências, o Posto de Saúde e até mesmo a escola foi invadida por ladrões neste mês de agosto.
O pior é que não percebemos a ação eficaz da polícia local. Ladrões e receptadores impunes e os empresários, comerciantes, moradores e turistas amedrontados.
Se for vitima de um roubo, não deixe de fazer o boletim de ocorrência no posto da Polícia Civil, que fica na Rua da Gameleira, mesmo que perceba alguma resistência do policial plantonista. Não podemos permitir que Pipa, uma cidade abençoada por Deus e de beleza inigualável, permaneça sem o policiamento adequado.
Exigimos:
- punição para os ladrões, receptadores e facilitadores;
- treinamento da polícia local
- maior número de policiais na nossa Pipa.

O telefone da Polícia é 3246-2525
Segurança já!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Façamos a diferença!

Fotografias enviadas por JD, leitor e colaborador deste blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vandalismo # 2


A cidade cresce e os atos de vandalismo aumentam!
Esse cogumelo foi pichado em muitos cantos da Pipa...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Muros sempre mais altos

A falta de segurança induz os proprietarios das casas da Pipa a erguir muros sempre mais altos... e as ruelas da cidade transformam-se em escuros e assustadores corredores, onde uns mal educados andam defecando indisturbados.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Vandalismo!

A cidade cresce e os atos de vandalismo aumentam!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Moto na praia # 6


Essa moto amarela é nova na praia...
de qual mercadinho será?

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aqui está seu imposto

O mês de Agosto trouxe uma ondada de obras na praia principal... Reforma do deck e pavimentação da rua à beira-mar. O valor da obra pública é alto, assim esperamos que se trate de uma reforma duradoura e de boa qualidade.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Chegou a madeira....

A madeira para reformar o tablado finalmente chegou!

Moto na praia #5

A corrente posta para impedir o transito diário de veiculos na praia está no chão há mais de um mês, permitindo o trafego das motos das entregas, assim como de alguns quadriciclos e carros dirigidos por mal-educados...
Pôr corrente e cadeado para deixar sempre aberto não vale, né amigos?

terça-feira, 27 de julho de 2010

NEP denuncia mais uma construção irregular


Materia publicada no Jornal de Hoje de Natal

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ata da reunião do Projeto Orla


Leia a Ata da reunião do Projeto Orla em 15/06/2010 e deixe aqui sua valiosa opinião.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Lidando com a água


Eu acho interessante como lidamos ou, melhor dizer, como as autoridades lidam com a água em meio urbano na nossa região. Desde o início do Brasil, a região Nordeste é catalogada como o lugar da seca, terra rachada e tudo mais do mesmo pacote. Tanto tempo repetindo a velha ladainha que passou para a mente de quem "administra" até o ponto que ninguem pensa em infraestrutura para canalizar essa água quando ela aparece.
Pode ter verdade nisso mas não significa que por aqui não chove nunca. E quando chove podemos medir o tamanho da incompetência de quem é pago (com nosso dinheiro) para construir essas tais infraestruturas. Como podem ver nas fotos, no novo pavimento que esta sendo instalado no anel viário, em cada chuvinha já se forma uma poça d´água na entrada indo para a piscina municipal. Foram feitas bocas de evacuação dessa água, só que o engenheiro deve ter falado "coloca do lado direito" e o bravo executante colocou na outra direita.
Eu não sei de vocês, mas eu só fui estudar até o primeiro ano portanto não tenho muita instrução, mas sei por intuição que uma boca de evacuação de água se coloca no lugar mais baixo e que não precisa esperar a primeira chuva para saber qual é. Basta uma mangueira de nível.
Será que o rapaz era engenheiro ou será que a faculdade dele era ruim ou será que...será?

Texto e fotografias enviadas pelo e-mail por PC, morador de Praia da Pipa há muitos anos e leitor/colaborador deste blog.

A luta à dengue continua


Na madrugada, os carros-fumacê do Estado percorrem as
ruas de Pipa, seguindo o programa de combate à dengue.
Faça a sua parte você também!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Pipa abandonada (Tablado banguela #3)


Passou mais outro mês desde denunciamos o caso, mas ainda nada foi feito. O tablado da Pipa continua todo esburacado. Dezenas de pessoas, seja turistas que moradores, se acidentaram nesse deck. Foi ontem mesmo que mais uma pessoa se machucou feio, caindo num desses buracos. A situação já degenerou e urge uma manutenção em caráter de emergência. Alô, Prefeito?

sexta-feira, 4 de junho de 2010

12ª Semana de Meio Ambiente # 2


12ª Semana de Meio Ambiente de Pipa e Tibau do Sul
Mutirão de limpeza e Gincana ecológica
Quinta, 3 de junho de 2010

Fotografia enviada por Marcia Nascimento, presidente do NEP

domingo, 30 de maio de 2010

O Prefeito e a Senadora

O Prefeito Nilsinho recepcionou a Senadora Rosalba Ciarline
na praia da Pipa, acompanhado por secretários e amigos.

Fotografia enviada por C.M.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A BNTM 2011 poderá ser na Pipa


BNTM (Brazil National Tourism Mart) 2011 poderá ser na Pipa. A BNTM 2011 poderá ser na Pipa, a 90 quilômetros de Natal. A idéia surgiu ontem á noite, assim que terminou a animada festa de encerramento da BNTM, promovida pelo Rio Grande do Norte, próximo anfitrião do evento.
Os mentores da idéia, que deverá ser oficializada esta semana, são o secretário adjunto de Turismo do RN, Armando José, e a secretária de Turismo de Tibau do Sul (município que abrange a Pipa), Cristina Grahn. Eles já comunicaram o intuito de realizar a BNTM 2011 na Pipa ao secretário de Turismo de Natal, Francisco Soares Jr, que foi receptivo á idéia.
Assim como Porto de Galinhas improvisou uma tenda climatizada para receber a BNTM deste ano, Pipa faria um modelo semelhante, já que não dispõe de centro de convenções ou pavilhão de feiras. A oferta hoteleira não seria problema, pois há sete mil leitos entre Tibau do Sul e Pipa.
A secretária Cristina Grahn disse que já começa a trabalhar na BNTM 2011 esta semana. "Vou me reunir com os hoteleiros e garantir as mesmas condições da BNTM de Porto de Galinhas. Ou seja: 800 apartamentos de cortesia para buyers e jornalistas e mais 700 apartamentos com tarifas diferenciadas para supliers. A Pipa é referëncia internacional e pode despertar muito interesse nos operadores, se sediar um evento do porte de uma BNTM".
Pela disposição dos idealizadores da BNTM 2011 em Pipa, o evento tem tudo para se realizar por lá, mostrando uma nova tendência da BNTM, de optar por destinos fora das capitais.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Caos do transporte alternativo de Pipa


O transporte alternativo Pipa-Goianinha-Pipa está um horror: somos obrigados a andar sem segurança, sem conforto e ainda de ouvir forró e brega apelativos!
O que me faz escrever essa postagem são uns problemas pelos quais já devem ter passado todos ao entrar em uma van, micro-onibus e similares que fazem a linha Pipa-Goianinha e vice-versa.
O primeiro problema começa pelo desconforto que passamos naquelas verdadeiras “latas de sardinhas” apertadas, sujas, velhas, e sem um mínimo de seguranças.
Segundo pela vagarosidade que elas percorrem na Avenida Baia dos Golfiinho e segue até Tibau, a velocidade não ultrapassa dos 15 km/h, é um verdadeiro absurdo!
Mas o pior problema são as músicas que são tocadas dentro desses transportes, além de ser em alto volume, as letras são horríveis, umas músicas apelativas contendo palavras pornográficas, descriminação às mulheres, incentivando o alcoolismo e etc...
A Prefeitura tem que fazer algo urgente para melhorar essa prestação de serviço, pois os donos de vans pitam e bordam e se acham, e de fato são impunes.
A Prefeitura deve fazer algo antes que aconteça uma tragédia com os passageiros sujeitos a andar nessas latas velhas. Depois que acontecer o pior não adiantará procura culpados... Até porque não haverá! Sendo que essa linha é ilegal, e não tem o registro no DER, pelo que sabemos.