terça-feira, 6 de outubro de 2009

Golfinhos assassinados


Fontes seguras nos informam que dois golfinhos foram encontrados mortos na Praia das Minas, justamente onde um barco de pesca ainda não identificado tem colocado redes de pesca à noite.
Há suspeitas de que os golfinhos morreram afogados ao ficar presos nas redes porque segundo o Projeto Tamar, não estavam doentes nem tinham ferimentos na sua pele. Para quem não sabe golfinho precisa de ar para respirar pois é um mamífero e não um peixe. Quando ficam presos nas redes dos pescadores debatem-se em grande agonia até morrerem afogados.
O primeiro golfinho morto apareceu na semana passada na areia da praia e outro apareceu no dia seguinte. Estes dois golfinhos eram conhecidos dos moradores que frequentam aquela praia pois estavam sempre se divertindo e divertindo os banhistas. A Praia das Minas perde seus dois golfinhos mais famosos e Pipa está mais pobre.
Quem será o pescador que mata golfinhos?
Era a rede legal?
Alguém pode ajudar dando uma dica?
Escrevam para nós, mesmo anonimamente!
Pescadores! Se toquem e sejam mais responsáveis!
Obrigado ao amigo anônimo do nosso blog que nos enviou esta notícia!

2 comentários:

Mariana Gondim disse...

Bom, não é de hoje que registramos ocorrência de encalhes de golfinhos nesta região do litoral. Muitas vezes estes animais possuem marcas de interação com redes ou mesmo estão quase que totalmente descarnados. Mesmo com toda a campanha que o Projeto Pequenos Cetáceos da UFRN faz nessas comunidades, atuando em pesquisas e com Educação Ambiental; e com a divulgação da mídia e o apoio de entidades como o IBAMA (incluindo o TAMAR), Corpo de Bombeiros e dos buggeiros, estes fatos continuam acontecendo. Nós lamentamos muito isso, mas continuamos nosso dever de tentar conscientizar a população e conservar esses animais e o meio ambiente que os/nos cercam.

Márcia disse...

É lamentável que isto ocorra com tanta frequencia.Uma das principais atrações turísticas do nosso município são os golfinhos, mas até hoje muito pouco foi feito para protegê-los. O pessoal do Projeto Pequenos Cetáceos faz as pesquisas, mas não há um trabalho junto com a comunidade. Acho que precisamos intensificar o trabalho de educação ambiental nestas áreas. A criação da Refauts deveria ter ampliado as ações em defesa dessa e de outras espécies, mas infelizmente até hoje não houve muito avanço. O conselho ainda não se reuniu uma vez este ano. O NEP vem solicitando aos "orgãos competentes" a delimitação das áreas de proteção do município, mas até agora nada. Não sabemos quanto tempo mais os golfinhos e outras espécies vão aguentar. Parece que o meio ambiente não é prioridade para os nossos governantes.
Márcia Nascimento