segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Análise dos fatores condicionantes do turismo na Praia da Pipa


Recebemos do Sr. Jack d'Emilia, morador da Pipa, nosso amigo e colaborador do blog, o seguinte texto e um documento anexo, que publicamos na web para todos os interessados poder lê-lo fazendo o download.
Chamillys Teixeira dos Santos, Danielle Amanda de Melo, Íris Fernanda Gomes de Farias, Jeniffer Stephanie de Farias, Luany Maria Gondim Campos, Mariana Borba de Carvalho, Maria Raíza Vicente, estudantes da UFPE, realizaram este ano o relatório de pesquisa "PRAIA DE PIPA-RN: análise dos fatores condicionantes do turismo na região" apresentado à Universidade Federal de Pernambuco, como requisito para conclusão das cadeiras Metodologia do Estudo e Teoria e Técnica do Turismo 1, do curso de Turismo.
O trabalho consiste na verificação in-loco da abordagem teórica do turismo, vista em sala de aula, através da aplicação de questionários de caráter exploratório. As análises baseiam-se no levantamento e avaliação de dados no sistema turístico do distrito de Pipa – RN. Analisando a cadeia produtiva do turismo local através das perspectivas e interesses dos turistas, moradores, empresários e da gestão pública sobre os serviços, equipamentos e infra-estrutura. Importa esclarecer que no grupo dos turistas, abordados nesta pesquisa, estão indivíduos acima de 18 anos, em temporada de lazer na referida localidade que, no entanto, não são residentes da mesma. Dentre os moradores selecionados encontram-se pessoas que residem na região há mais de um (01) ano. Como empresários, foram considerados indivíduos que possuem algum empreendimento no local também há mais de um (01) ano. A amostra foi constituída de 191 colaboradores, assim subdivididos: 58 turistas, 60 empresários, 72 moradores e 01 gestor público. Foram empregados, como instrumento de coleta de dados, quatro questionários semi-estruturados, sendo um para turistas, um para moradores, um para empresários e um para gestor público. Os trabalhos para as conclusões da pesquisa se desenvolveram entre os dias 12 a 16 de maio de 2010. Os resultados mostraram que o turismo em Pipa é realizado basicamente por turistas estrangeiros e nacionais de estados vizinhos, que vão por indicações de conhecidos e pela beleza inigualável da região. Existem inúmeros problemas no sistema turístico da região, citados por empresários, moradores e até os próprios turistas. Finalizando foram propostas algumas mudanças para a melhoria no turismo da região.
Com certeza um documento interessante para ler e reflitir...

Download do doc http://www.4shared.com/document/Tf2BjyN8/Analise_Turismo_Pipa.html

63 comentários:

Roberto José da Silva disse...

Do relatório:

"Ela [A Prefeitura de Tibau do Sul] não possui dados precisos e atualizados de como está a economia turística da região."

"Para governar com eficiência, é preciso coletar, cruzar e analizar dados. Os políticos brasileiros não costuma fazer isso." Indio da Costa ("Um vice do barulho", Revista Veja, no. 2175, 28/07/10).

Como veem, não sou o único a falar do assunto.

M M M disse...

Mais uma vez, vocês que fazem o Pipa tevê, estão de parabéns, levando informações, que,´levam esclarecimentos e consequentimente o melhoramento e aprimatamento do pólo turistico que é o Municipio de Tibau do Sul, tendo como, sua mina de ouro a Praia da Pipa. Os gestores públicos deveriam aproveitar este veículo de informação que é a imprensa como, sua aliada, porque a, imprensa é a voz do povo e, planejar as ações. Este trabalho que o Pipa tevê nos oferecem, com base em uma análise acadêmica, realizada pela Universidade Federal de Pernambuco, já seria suficiente, para tomada de decisões coerentes. Parabéns, esse trabalho será primordal para continuidade das nossas propostas. Propostas essas que deveria ser tomada desde o primeiro o mento. Vocês não os cobram nada por isso e, nos oferecem um estudo tão completo. Parabéns a todos.Esperamos que o Executivo local, tome conhecimento deste trabalho faça um bom uso do mesmo.

Praia da Pipa disse...

Tudo uma verdade, coisas que sabemos e passamos no dia a dia.

Pena que SENDO PREFEITO DE UMA CIDADE QUE VIVE DE TURISMO, o nosso nem planos tem para nos ajudar a engordar os cofres da própria prefeitura.

O documento diz até como fazer, basta querer.

carlos gomes disse...

Sobre o comentário de Roberto e em relação à revista VEJA, na minha ótica, essa revista hoje é um pouco de informação, um pouco de lixo...ela somente serve aos feudos ligados a FHC...
Sobre o turismo em Tibau do Sul há planos e consistentes...pouco ou quase nada foi feito no passado...estamos realizando o inventário turístico...e cultural...um plano(profissional) de marketing...a urbanização das mpraias de Pipa e Tibau do Sul já temos os projetos aprovados...e etc...
Acredito que, com um maior apoio da prefeitura, a partir deste mês, as coisas irão melhorar mais e mais...
Vamos implantar o Voucher Único...precisamos somente melhorar a infraestrutura de um modo geral, para não termos problemas de capacidade de carga...
Agora uma coisa é certa: vamos precisar cada vez mais envolver a sociedade, pois ela é quem deverá ser protagonista do seu próprio destino...
Abraços

carlos gomes disse...

Ainda sobre o trabalho dos alunos da UFPE, estive com eles quase uma tarde inteira...e inclusive me senti em casa, pois fui também aluno da UFPE, da engenharia...
Mas passei informações para eles, para que estas informações fossem úteis ao trabalho...sobre os problemas do turismo, como bem disse a todos e ao prof. Carlos Eduardo, estamos na linha avançada...precisamos de mais apoio...e hoje já notamos os avanços...
Abraços

Poli disse...

parabéns ao blog!!!! e a prefeitura tem projetos p serem realizados quando??numa futura e inexistente reeleição??? falta de investimento no bem estar da população, cultura, esporte, estrutura urbana(eu acho q nenhuma rua foi calçada até agora), lixo, drogas, educação, publicidade, trasparência, colaboração, confiança......tantas coisas estão faltando...só resta BOA VONTADE!!! por favor governantes façam algo!! prescisamos de atitude!!

Anônimo disse...

Pouco ou quase nada foi feito no passado? Tibau está vivendo com o pouco ou quase nada que foi feito no passado porque no presente nada está sendo feito.

Anônimo disse...

Turismo na pipa, kd os turistas minha gente, não se tem segurança, não se tem projeto que saia do papel...não tem uma propaganda na tv q fale de pipa...kd o marketing sr. Prefeito

carlos gomes disse...

Muito está sendo feito...passem no pórtico e percebam o que já conseguimos...
Com muita luta, esforço e visão avançada...
Este documento tem também minhas informações...
Realmente no passado pouco foi feito...
Abraços

Anônimo disse...

Sinceramente esse C.G, é um cretino, ele chama todo mundo disso e quem se comporta assim é o próprio. O que vc sabe do passado C.G.? nunca te vi antes nessa cidade.
Vc deve ganhar muito bem para defender o Prefeito.
Se antes não tinha nada, agora temos um montão de coisas sendo feitas para os turismo, como ex:
boca de crack em todas as esquinas, bebados e ambulantes vendendo drogas na praça, ruas cheias de buraco que fazem os turistas cairem, assaltos de hora em hora, policia para fazer enfeite, escola sem aula direto lixoooooooooo é o principal visual, sauuuuuuuuuuuude um caos, Prefeito que não trabalho e até protesto das crianças nas ruas para salvar os nossos golfinhos, sendo que não há respeito pelos donos de lanchas que invadem area de turistas e assustam os golfinhos.... realmente não se fazia nada disso antes para os turistas.
Essa é a mudança C.G.? Que tem projetos mostra serviço, quem tem liderança vai buscar recurso, quem quer fazer a diferença com qualidade trabalha muitoooooooooo.
VAMOS ESPERAR A ERA ROSALBA, AMIGA DA PRFEITO QUE TANTO VAI FAZER POR TIBAU DO SUL!!!

Anônimo disse...

Esqueci de um detalha para o C.G. avisar o prefeito que ele deve começar mostrando diferença respondendo aos requerimentos enviados a ele, desengavetra os oficios, requerimentos e solicitação que ele recebe é um grande avança, que alem de obrigação é promessa de campanha.

Anônimo disse...

Muito está sendo feito?????
Entre palavras e a realidade eu fico com a realidade.
Quem trabalha com turismo sabe que a cidade tá cada vez pior nesse sentido.
Antes era ruim, agora é péssimo.

carlos gomes disse...

Olá amigos!

Interessante! Vocês não me conhecem? Passei um bom tempo fazendo política, em conjunto com Toinho da Farmácia(In Memorian), antes no PSB...e depois montei e organizei o PC do B..
Então, quem fez os comentários não reside no município...
Amigos, precisamos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus...
Do Umari, onde nasci, a Sibaúma, todos me conhecem...
E mostro a cara...
Agora, mostrem a cara...saiam do anonimato...
Abraços

Anônimo disse...

diante desses comentarios o que fica claro , e que a administraçao passada e a atua sao bastante parecidas em muitos aspectos! ambas visam e defendem interesses proprios e de familiares!e outra o turismo em pipa começou a degradar-se na era valmir, e agora na era nilsinho caminha de vez para o abismo!!!essas duas administrações aqui referidas so diferem em uma coisa, na era valmir( a " equipe") era mais organizada e por sua vez sabiam maquiar melhor as mazelas do municipio, e hoje na era nilsinho e tanta incompetencia que nem pra maquiar eles servem.triste destino esse de tibau do sul.

carlos gomes disse...

Não concordo com você amigo...
Esta administração tem suas falhas e o próprio gestor reconhece, não obstante ele está empenhado em fazer efetivamente mudanças...e para isso vai precisar otimizar os cargos, ou seja, as secretarias...tem que ter gente mais competente, em outras secretarias, para que se consiga fazer um trabalho de excelência, em todas as áreas...
Mas no turismo, respondo por mim e pela Cristina...estamos empenhados em fazer um trabalho de primeiro mundo...e muito já foi feito...passe lá no pórtico e mostrarei o que já foi feito e o que está em curso...
O nosso objetivo é trabalhar forte em infraestrutura...capacitação de pessoas, em várias áreas e divulgar o município aos quatro cantos do mundo...
Visite-nos e veja já a diferença...
Abraços

Anônimo disse...

Não adianta mostrar de onde nasceu,nãso adianta mostrar a cara... pois a população esta ai esperando uma reação no comercio,no turismo,farofa na praia de pipa na ultima terça feira estava eu olhando quando me deparei a decadencia de pipa ,não desmerecendo os farofeiros ( pois adoro farofa) e vendo o nivel q pipa era para o q é hoje ...A praia de pipa é uma praia turistica.. falta uma boa administração... falta esse prefeito arregaçar as mangas... senhor prefeito olhe para quem te ajudou...não pise neles tadinhos ...pelo menos valmir nesse ponto era mais amigo q vc... para qum dizia em suas campanhas q haveria igualdade e vc iria ter pulso forte... vejo quem tem pulso forte é...

Anônimo disse...

nos moradores de tibau do sul so gostariamos de uma vida melhor...
que a pessoa q colocamos no poder faça muito pelo municipio...como seria bom ver nossas ruas limpas,como seria bor ver a saude ok...como seria bom uma boa educação para nossas crianças,como seria bom uma boa segurança,como seria bom q vc prefeito fizesse o q prometeu ASS: inocencia politica)

Anônimo disse...

Senhor Ca. Go. (Abreviação de carlos carlo gomes),O anonimato é uma garantia constitucional e um direito de todos.
Pelo que vejo, o anonimato neste blog é usado por várias linhas de pensamente. Desde o walmirista, os nilsinorianos e os independentes. E deixa de ser hipócrita que até vc usa o anonimato. Seu testin mais ou menos entrega a cretinice quando vc não quer se identificar
A opinião e o Anonimato é um direito constitucional adquirido. Deixe de ser CRETINO (isso é bem difícil)e de uma olhada no que diz a constituição

Art. 5º
Parágrafo IV

Constitução na integra neste endereço: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

Anônimo disse...

Ca. Go. Jajajaja. É no minimo engraçado. Bem quanto ao turismo, fica dificil acreditar em papel. Papel pra pra lá, papel pra cá, e nada se resolve. As ruas estão um lixo, camelô na praia vendo extensão, crack, nilsinho, cocaina, violência, prostituição infantil e mais um monte de sujeirada. Tudo aumentando e acabando com o turismo. E ainda falam de papeis. Talvez esses papeis sejam melhor no banheiro. A educação é um lixo a saude um caos e ainda falam de papel. Queremos atitude e não enganação de celulose.
O turismo tá um lixo porque falta atitude, falta projeto, falta realização, falta até conhecer os problemas.
Mas há os burros que falam que tá melhrando. Há os burros que estão avançando com os pés no chão: os quatro.
Quem será o próximo burro que vai falar que tá melhorando.
Próximo:

carlos gomes disse...

Olá amigo!

A praia é pública...e se alguém deseja levar alguma farofa o poder público não pode proibir...
A grande questão é buscar ter uma sacada mais avançada, ou seja, deixar os acessórios de lado e buscar dicutir aquilo que é essencial ao avanço do município e de sua marca maior, Pipa...Infraestrutura, capacitação de pessoas, divulgação do destino...montagem de um banco de dados avançado, para que possamos nos utilizarmos de ferramentas essenciais ao planejamento estratégico do turismo...
Vamos caminhar por esta área?
Abraços

Anônimo disse...

ola editor chefe...turismo lembra:
liberdade...praia...futebol...festa...balada...dinheiro...tranporte...saude...!!!Quando acordamos o q vemos nas nossas ruas saindo para uma caminhada matinal:lixo,lixo,fumaça,lixo,ripe nas ruas,pessoas drogadas... brigas...policia esta dormindo...kd turista,nossa cidade não tem atrativos desta forma,nossos atersão não vendem sua arte,as lojas em tibau do sul estão fechando...a ultima foi a gatos de rua... o q falta taranranranran!!!!!!!!!!!( O turista)Faz ai pref.! uma festina nas praças com bandas locais acho q falta de verba não é...não teve uma festa de dia das crianças...onde esta o dinheiro para investir aqui...precisamos muito de alguem com capacidade para administar,um prefeito q seja mais popular,com ideias esta passando eo q foi feito!!!( inocencia politica)

Anônimo disse...

leva farofa não, mas ambulante vendendo extensão, pregador a prefeitura tem que fiscalizar sim. Só burro não sabe disso.

Anônimo disse...

É Carlos Gomes, verdade tem que ser dita, se vc acha a administra-ção atual excelente, está, é uma visão sua, mas que o Munícipio de Tibau estar indo de mal a pior, esse é um fato real. Será que vocês que estão no bloco da atual gestão, só vão perceber a realida-de quando os pais de família come-çarem a perder seus empregos, por falta de turistas, aí pode ser tar-de de mais. Será que eles merecem isso? Não, pois trabalham dignamen-te. Prefeito será que o senhor só vai fazer algma coisa quando Rosal-ba estive no poder? Abra o olho, pode não acontecer como espera. O bom é botar a equipe que ganha com a cara e a coragem para trabalhar, pois se Pipa cair, todo Municipio vai junto. TRABALHA PREFEITO, VOCÊ FOI ELEITO PARA TRABALHAR PRA TODOS, E NÃO PARA UM PEQUENO GRUPO.

carlos gomes disse...

Olá amigo!

O que informo é que temos problemas por falta de planejamento das gestões passadas...isto é fato...
A prefeitura, ou seja, a gestão atual tem problemas? Tem sim, contudo trabalha-se para resolver estes problemas...
No turismo estamos trabalhando forte...os resultados, timidamente, já começam a aparecer...2011 será melhor...
Abraços

Anônimo disse...

o problema em si é ter visao seu carlos gomes...quer queira ou não a praia de pipa é direcionada ao turismo.todos nos sabemos que uma coisa atrai outra,isso é ter visão,a critica é liberdade de expressão... vc não quer ver ,entao vc tambem não seria um bom prefeito...o lembra a praia de pipa pensa ai vai fecha os olhos e ai a resposta ou seja ,ajam rapido pois temos muito a perder se pessoas como vc so veem o q quer!!!e os acessorios são importantes sim ,turista não gosta disso ou vc na verdade não sabe o q é isso ... a coisa na praia de pipa esta tão feia q no ultimo sabado o dono da churrascaria muito tudo localizada na av baia dos golfinhos quebrou garrafas para furar seus clientes uma baita baixaria...isso é ridiculo para o nosso municipio para tibau do sul...isso afasta clientes e turistas com todo respeito seu carlos gomes pense nisso pois o meu intuito é apenas ver tibau do sul avançar ,crescer...vamos olhar com olhos abertos ta um abraço!

Anônimo disse...

Só pra vcs entenderem como essa adm não faz nada pelo turismo:
Ontem começou o festival gastronômico, um dos maiores festivais de gastronomia do Brasil e da América latina. E sem dúvida nenhuma o maior festival do RN nesse segmento. Sabe como a prefeitura cooperou com este Festival? Com 25 mesas de plástico e mais algumas cadeiras!!!! Por isso quando vejo comentários de algumas pessoas vejo como são incapazes ou mentem sem nenhum pudor. Não fizeram nada pelo turismo. Um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina e o prefeito apenas com 25 mesas de plástico. Uma verdadeira vergonha.
Honestamente, eu que trabalho com turismo estou com vergonha desta adm. Eu que votei neste prefeito estou realmente envergonhado até com o que fiz com meu voto.
Quem esteve no festival ontem viu como esse evento atrai turistas para o município. Parecia feriado prolongado. E quem esteve lá viu a sensação de constrangimento do prefeito e da sec de turismo. Os dois pareciam peixe fora dágua, estavam nitidamente constrangidos e foram alvo de várias chacotas. Eles foram a piada do festival. Muita gente revoltado com a displicência e incapacidade Nilsinho.
Este prefeito depende umbilicalmente de Pipa. Se a pipa cair ele cai junto. Mas falta inteligência para perceber isso. Eu sou a favor de que pipa se emancipe logo de tibau. Acho que isso é de certa forma inevitável, mas a emancipação deve acontecer o quanto antes para o bem do turismo. Concordo com um dos anônimos. Papel pra está prefeitura seria melhor no banheiro, pra poder limpar a sujeira.
Se não bastasse tanta incopetência no turismo há também o autoritarismo deste prefeito. Tenho funcionário cuja mãe e pai trabalham na prefeitura e este prefeito foi na casa deles ameaçar de perder emprego caso a candidata dele, Rosalba, não ganhasse em Tibau. Isso foi feito com várias famílias e até houve ameaça a quem presta serviço. Estes prestadores de serviço foram obrigados a usar adesivos de Rosalba em seus carros caso quisesse manter prestando serviço. Com atitudes como essa, nem o turismo e nem outras áreas tem condições de se desenvolverem. Pipa está um lixo. A partiçapação da prefeitura foi um lixo. 25 mesas de plástico é uma vergonha pra grandiosidade do evento. Estou absolutamente envergonhado com este prefeito, mas não sou só eu. Nisinho foi uma grande decepção. Tanto pela incompetência como pelo autoritarismo.
O turismo só é sustentável quando a sociedade avança plenamente com educação, saúde, segurança e meio ambiente
Tanto o senhor prefeito como aqueles que dizem bobagem deixam na cara que sabem nada de turismo.

Apenas não me identifico porque é um direito como muito bem foi escrito em um dos post. E tb pelo fato desta adm perseguir quem é crítico e começam a a acha pelo em suvaco de cobra na hora de tributar e fiscalizar. Começam a inventar coisas pra complicar. Como se não bastasse os tributos são péssimamente s usados.


Parabéns Nilsinho, por participar com 25 cadeiras de plástico no maior festival de gastronomia do Rio Grande do Norte.

carlos gomes disse...

Ok amigo!

Você pode fazer suas críticas SIM...mas faça-as construtivamente...e, nessa linha, as críticas são importantes, para que a gestão possa delas se servir e fazer o que é essencial ao desenvolvimento do município e de todos...
É como diz um amigo, Roma e Pavia não foram feitos de uma única vez...com uma gestão compartilhada com a sociedade, cada peça de xadrez vai sendo colocada no seu local adequado...
Não é para isto isto que serve a democracia?
Agora aproveito a oportunidade para solicitar um oséquio ao prezado amigo: Vote DILMA, 13...para que possamos continuar com estes magníficos avanços e possamos efetivamente fazer bombar Tibau do Sul...Sibaúma, Umari...e sua marca maior, PIPA...
God afternidad!!!bilibil

Anônimo disse...

so para esclarecer a que ponto tibau do sul chegou... o turismo na praia de pipa esta ameacado, em perigo!!! cade os turistas, os estrangeiros para onde foram, ALGUEM PODE ME INFORMAR!LOJAS,POUSADAS E COMERCIO DE MODO EM GERAL INDO PARA O BURACO, FALINDO.A COISA TA PRETA!!!ATE A LOJA GATOS DE RUA QUE ERA DE PROPRIEDADE DA SECRETARIA DE TURISMO(CRISTINA) COM SOCIEDADE SEI LA COM QUEM, FOI PARA O BELELEU, E POR AI VAI... E O PREFEITO EDMILSON NAO TA NEM AI, E O MOTIVO DESSE DESCASO POR ESSA ESTIMADA AUTORIDADE É O FATO QUE COM TURISMO OU SEM TURISMO, TODO MES NA CONTA DESSE SUJEITO CAI SEU SALARIO DE 10 MIL REAIS( ISSO E SO O OFICIAL),DINHEIRO ESSE QUE ELE NUNCA TINHA VISTO. ENTAO MEUS AMIGOS ELE NAO TA MUITO PREOCUPADO COM O COLETIVO NAO!O MESMO NAO TA MUITO PREOCUPADO COM AQUELES QUE RALAM MUITO PARA GANHAR UM MISERO SALARIO NO FINAL DO MES, E QUE MESMO ESSE MINGUADO SALARIO ESTA AMEACADO POR IMCOMPETENCIA DE TERCEIROS.A REALIDADE E SO ESSA!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk, por favor C.G., como voce pode ser tão cretino. Vc não percebe que esta sendo usado pelo Nilsinho politicamente?
Deve ganhar muito bem por isso....imagina se não fosse voce ficar defendendo a candidatura do Carlos Eduardo, para esconder a infidelidade partidária do Nilsinho, ele já teria sido caçado.
Amigo, sai dessa enquanto é tempo, voce vai se afogar junto nessa onda, ta servindo de bode espiatório, deveria ter mais amor ao povo e dignidade.
Pensa bem, a adm desse time ta na cara que é robada, vive culpado o Valmir de tudo que da errado, no proximo ano vai culpar a Rosalba?
kkkkkk........tenha mais respeito com o povo C.G. e para de escrever absurdos por favor.
Avisa o prefeito que a compra de voto dele foi o contra-cheque dos contratados, mais que a JUSTIÇA DIVINA que ele como pastor conhece bem, NÃO FALHA!!!!

Anônimo disse...

esse prefeito esta literalmente acabando com tibau do sul!ele e seus funcionarios incompetentes so visam eles mesmos. a maioria deles nao tinham nada e hoje estao ai na boa, rindo a toa.imaginem o time de secretarios e baboes desse prefeito.tem de tudo, pedreiro que virou secretario de obras;garçom que virou chefe de gabinete;caixa do supermercado extra que virou secretario de administracao, tributos e financas;policial que virou secretario de saude;dono de lojinha que virou secretario de limpeza... e por ai vao os absurdos.minha gente com essas pessoas ai, esse municipio nao irá avancar de jeito nemhum.infelizmente teremos que aguardar esses dois anos que ainda faltam, para acabar com essa palhacada que na gestao publica se instalou.antes era uma administracao familiar, de arrumadinhos. hoje, e uma administracao de incompetentes.

Anônimo disse...

Não seipoque o espanto com a prefeitura. Nilsinho nunca fez quase nada pelo turismo,não ia ser por causa festival que eles ia começar a fazer alguma coisa.
UMa dica: porque a prefeitura não cria um festival? De musica, de artes, sei lá. Aqui é o lugar e com certeza tem muito potencial pra isso. Não é dificil fazer um festival, baste ter um pouco de planejamneto e um pouco de vontade. senao vão ficar ouvindo criticas e ficar com fama de que nao fazem nada, e com razao.

Anônimo disse...

por que o pipa tv não faz uma materia sobre a indgnação popular...Vcs estão de parabens por nos dar espaço de falar...
KD CONSTRUÇÕES NO TIBAU DO SUL... E O REVELLION JA ESTAÃO FAZENDO ALGUMA COISA,ESSE ANONIMO AI DE CIMA É TAMPA VIU...PARABENS ACHO Q VC DARIA UM EXCELENTE POLITICO TENHO CERTEZA Q COM ESSE PENSAMENTO VC IRIA COLOCAR TIBAU DO SUL LA EM CIMA...ACHO Q NOS PRECISAMOS DE PESSOAS ASSIM COMO VC...DE VISAÕ SUPERIOR...TODO O PROBLEMA FOI Q NÃO OLHAMOS O PASSADO DE NOSSO ADMISTRADOR MAIS QUEM COLOCOU ELE SÃO OS MAIORES CULPADOS A COMEÇAR PELA FAMILIA LOPES, DEIXARAM OS BICHINHOS NO CHINELO...TA VENDO O Q VCS GANHARAM...´R MUITA HUMILHAÇÃO PARA ESTA FAMILIA ....SNAF..........

Anônimo disse...

familia lopes disse...
a o anonimo do comentario do
" chinelo", meu amigo nao foi a familia lopes que colocou nilsinho no poder nao!e sim a grande maioria da população de tibau do sul. e nao acho que a culpa seja de fulano ou beltrano nao, as pessoas apostaram na mudança e infelizmente a coisa nao aconteceu.e em relação a o comentario e bastante distorcido, pois nao existe humilhacao e nao tem ninguem que ficou no chinelo, pois nao precisamos da prefeitura. vivemos muito bem sem ela, pois temos uma coisa que talvez voce do comentario nao tenha, disposicao para trabalhar e conquistar nossas proprias coisas.nosso padrao de vida nao aumentou e nem diminuiu em consequencia de prefeitura nao.gracas a deus o que se tem ja dar pra ir vivendo tranquilamente. boa noite amigo.

Anônimo disse...

È pelo que vejo ha muita gente com dispeito da familia lopes,concordo com a eles a população estava cansada dos marajas no poder sabe o ar de superioridade,pelo menos eu votei no prefeito porque ele me disse que iria mudar para melhor,e ao contrario que se pensa muitos bancaram a candidatura do atual prefeito pois o mesmo não tinha recursos para tal proposito.Acho que lealdade é acima de tudo coisa que o atual prefeito não tem nem com seus eleitores...

Anônimo disse...

seria bom se pudessem fazer um levantamento do quão rico o prefeito ficou do dia p noite!!!!alguém sabe como fazer????

Anônimo disse...

minha gente agora so faltava essa,quererem colocar a culpa de nilsinho ter se elegido e estar sendo pessimo administrador em aquela ou outra pessoa, ou familia.vamos deixar de infantilidades todos nos que votamos ou ajudamos a nilsinho chegar a ser prefeito foi pensando em mudancas,em acabar com o coronelismo e com a hipocrisia que reina em nosso municipio.mais como todos nos estamos vendo o prefeito nao esta correspondendo com a expectativa do povo de tibau do sul,esse tornou-se a maior decepcao de todos que la o colocaram.agora nao e justo querer colocar a culpa em ninguem, isso nao existe.todos nos somos vitimas da vontade de querer a mudanca.e outra o fruto dessa administracao esta sendo ruim para todo mundo que vivi em tibau, e principalmente para aquelas pessoas que sao mais necessitadas, que dependem mais do poder publico.

Anônimo disse...

acho q o prefeito deveria calr a boca de td mundo abrindo o sigilo bancário dele e dos q estão mamando sem pena!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk façam alguma coisa pelo municipio vampiros do sistema!

Anônimo disse...

Então por que ele não abre o sigilo?
Aí tem coisa.
Casas, carros e vai saber mais o que.
Achei otimo o texto da constituiçao falando do anonimato.

Anônimo disse...

Meus caros amigos, não vamos esquecer o objetivo principal, não deixar Pipa cair. O importante é que nós moradores da Praia de Pipa, arregacemos as mangas e procuremos o poder público, para que sejam desenvolvidas ações urgentes. De uma forma direta ou indireta todos nós precisamos da Praia de Pipa. Não vamos dar corda demais a C. G. Ele não tem culpa de nada, o defeito dele, é puxar demais o saco do prefeito, mesmo sabendo que as coisas estão mal, ainda vem com aquele discurso que todos conhecemos. Vamos lutar por uma Pipa melhor, temos esse direito.

Anônimo disse...

Quero deixar aqui a minha indignação, sou funcionário concursado da rede municipal de ensino, e acho um absurdo nos dias atuais à falta de matérias, como: uma simples folha de ofício, cola branca, giz de cera, lápis de quadro e etc. Cobrar é muito fácil, mas antes de cobrar ofereçam recursos necessários. Não posso me identificar, pois já conheço a postura da gestão atual. Abraços a todos.

Anônimo disse...

Eu concordo com o amigo que disse que ninguem tem culpa de ter colocado Nilsinho e ele estar sendo um decepção. Agora quem colocou ele no poder deve tira-lo, não acha?
Façam alguma coisa por favor, tomem um atitude de dignidade com o povo.
O Nilsinho triplicou a folha de pagamento da prefeitura e assim ele consegue segurar a comunidade, ta cheio de funcionário que pelo salario fica caladinho para não perder a boquinha.
Quanto omissão, quanta gente sem fazer nada e quanta gente sendo ameaçada por trabalhar descentemente.
QUEREMOS QUEBRA DE SIGILO E TRANSPARENCIA DE TODOS OS RESPONSÁVEIS PELO NOSSO DINHEIRO.

POLI disse...

QUEREMOS QUEBRA DE SIGILO E TRANSPARENCIA DE TODOS OS RESPONSÁVEIS PELO NOSSO DINHEIRO.
2

Anônimo disse...

Agora me diz amigo Poli, como exigir isso sem ser perseguido, o interessante é fazer um abaixo assinado para ver até onde a sociedade civil se manifesta.
Precisamos fazer alguma coisa, isso é fato!!

Anônimo disse...

Se afolha a de pagamento triplicou como disse o anônimo onde está a lei de resposabilidade fiscal? ou vcs não sabe que tem limite para folha de pessoal seus burros!

Anônimo disse...

Esta mensagem e dirigida a todos os vereadores do Município,ou no mínimo aos da oposição.
"PASSOU DA HORA DE VOCÊS FAZEREM ALGUMA COISA EM ESTA POUCA VERGONHA"
Corresponde a Vcs. a obrigação de fazer cumprir as Leis do Município
Estão esperando o que para agir usando os poderes que foram conferidos a Câmara.
Da maneira que estão agindo da a impressão de que são cúmplices das más ações desse FANTOCHE que enganando a muitos conseguiu se eleger para Prefeito.
"Esta em Vocês o poder"

"ACORDEM ANTES QUE SEJA TARDE"

Anônimo disse...

Estou de pleno acordo com o Anônimo das 15:32, a nossa Câmara esta muito conivente com as ações deste Prefeitinho.
As Leis foram feitas, as normas Federais da responsabilidade fiscal já estão em vigência á 10 anos, e os nossos Vereadores se fazem de cegos para os desmandos de Nilsinho e corruptos afinados com ele.
Eu votei para que me representassem e não somente para que recebam o bom salario do mês.
Me acho no direito de reclamar e exigir ATITUDES DOS NOSSOS EDIS.
Então por favor Vereadores comecem a fazer valer o salário que recebem e lutem pelos nossos direitos.

Anônimo disse...

Antes de criticar, procurem saber o que a câmara estar fazendo contra os demandos do prefeito!!os vereadores da oposição não estão de braços cruzados, estão agindo!! Pela primeira vez na história do Municipio de Tibau do Sul, estar sendo aberto uma CPI, para apurar algumas irregularidades. Seja um frequentador assíduo das reuniões da Câmara, assim vocês não terão como julgar, antes de saber o que os mesmos estão fazendo. Esse é apenas o panta pé inicial. Vamos ajudar a Câmara a esclarecer as fatos,só temos a ganhar se unirmos forças, o municipio agradece.

Anônimo disse...

1 - Que CPI?
2 - Sobre que justificaticava?
3 - Que documentos embasam essa CPI?
4 - Qual o objetivo?
5 - Quem é o relator?
6 - É uma piada?

Ráááááááá!!!

Pegadinha do malandro...

Anônimo disse...

Não é pegadinha não...
O anônimo das 15:45 pode ficar preocupado, como esta parecendo,mas desta vez a câmara se superou e esta instaurando a primeira CPI "HISTÓRICA" deste maltratado Município.
Desta vez os desmandos e falcatruas do Governo fantoche vão ser investigados seriamente e a fundo.
Aguardem........

Anônimo disse...

Nilsino tinha que administrar por ele mesmo e não ficar servindo de marionete de andré e bosco.
Acorda nilsinho, larga esse povo que tá acabando com o municipio.

Anônimo disse...

Mas na realidade o que é e para que serve a CPI?

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é um organismo de investigação e apuração de denúncias que visam proteger os interesses da coletividade

A CPI é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo (Câmara dos Deputados Federais e Estaduais ou Vereadores), que transforma a própria Câmara Parlamentar em uma comissão, esta comissão é nomeada pelos membros da Câmara, sendo assim a comissão vai agir em nome da instituição, realizando um inquérito ou uma investigação. Concluída, a CPI aponta ou não, os culpados e suas penas.

A CPI possui acesso ao funcionamento da máquina burocrática, analisa a gestão do bem público e toma medidas necessárias para sua correção e punição dos culpados, caso algo esteja realmente errado.

Anônimo disse...

Que CPI histórica é essa. Sem motivo, sem relator. Isso só mostra como esses vereadores são moles, Até agora nenhum vereador passou noticias sobre essa tal cpi. Ou pelo pelos ninguém tá sabendo, ou isso é puro migué. Ou alguém fala os motivos ou vai ficar parecendo mais um disse que me disse.
Tá feio assim.
Tá feio o prefeito e tá feio pros vereadores tb.

Anônimo disse...

Com tanta falta de transparencia, desorganização e incompetencia, essa sera a unica maneira de resolver essa administração, espero que essa CPI seja feita o mais rapido possível.

Anônimo disse...

A CPI está sendo instaurada por motivo de....

Se não tiver um motivo oficial não adianta ficar falando de cpi, ou pra que ela serve.

Atenção: essa cpi é mentira. Os vereadores tb não fazem nada.
Estão apenas falando de cpi para aclamar o povo, mas a verdade é que ela não existe.

Não existe relator e nem foi apresentado o motivo para instalaçáo de cpi.
Os vereadores tb tem sua culpa por esse caos que está tibau do sul.

Roberto taxi disse...

Muito pertinente o esclarecimento referente a CPI.
Desta maneira civilizada se instruí as pessoas menos esclarecidas sobre o que acontece de importante no nosso Município, assim essas pessoas param de postar neste Blog boatos maldosos,e otras cositas mas.
Parabéns e vamos seguir o exemplo

Anônimo disse...

Caro sr roberto, que adianta falar pra que serve uma cpi se não nos dizem o motivo da cpi.
Não seja ingenuo. Saber o significado de cpi vc pode até busca na internet caso não saiba. Lá vc acha varios significados para cpi. Eu quero saber o motivo oficial. Tb não adianta boato. Não se abre cpi com boatos e sim com um motivo oficial.
Quem é o relator e qual é o motivo? O numero do requerimento qual é?
Quem foi o vereador que requereu essa cpi? Sem isso meu amigo, o resto é pura balela, otimos para os ingenuos, que acham que está sendo instaurado uma cpi. Hahahahahaha.
A verdade é uma só. Não há cpi. O resto é conversa de bobo tentando se passar por dicionário.

Professora Renata disse...

Passando pela Prefeitura hoje, vi uma publicação na fachada da Câmara de Vereadores que expunha o motivo da instauração da CPI, e descreve os vereadores integrantes. Passem lá e vejam. Só sei que tem algo que fala em investigar possível desvio de recursos públicos da secretaria de tributação e finanças.

Anônimo disse...

pois podem ficar certos de uma coisa. Isso não vai dar em nada.

Roberto (taxista) disse...

Ao incrédulo das 12:38
Caro Sr.
Se o que disse a professora Renata for verdade (eu não passei lá),
o ingênuo, ou incrédulo, parece ser Vc.

Anônimo disse...

parabéns a prof. renata e a roberto por exerce sua cidadania de forma correta indo a casa do povo e tirando suas duvidas...infelizmente não posso dizer o mesmo do anônimo (incrédulo)das 12:38 que apesar de demostrar conhecimento, apenas exerce a pura e legitima ignorância (esse tipo e daqueles que só serve para votar e nada mais)...num fez nada...num fez nada(lembra da musiquinha, está bem pertinho de tocar novamente)

Anônimo disse...

A CPI foi instaurada sim e esperamos que a incompetencia e ilegalidades sejam comprovadas. Quem sabe assim o povo se manifesta e não só fica falando em vez de tomar um atitude e ajudar a tirar essa corja do poder.
ESPERAMOS QUE NÃO ACABE EM PIZZA, VIU VEREADORES?!

DANIELLE MELO disse...

Bem, sou Danielle, a que escreveu este trabalho juntamente com as colegas de faculdade. Achei esse post por acaso, nem sabia que meu trabalho tinha sido exposto aqui no blog. Não li todos os comentários, mas o do senhor Carlos Gomes chamou mais a atenção ao dizer "passei informações para eles, para que estas informações fossem úteis ao trabalho...sobre os problemas do turismo, como bem disse a todos e ao prof. Carlos Eduardo, estamos na linha avançada..." fato que sou OBRIGADA a me opor, e discordo, pois todos os alunos saíram insatisfeitos com as respostas do senhor, visto que foi esquivo na maioria das perguntas e não esclareceu grandes coisas a respeito da melhoria do turismo na região. No mais, fico lisonjeada por ter minha pesquisa exposta, como futura turismóloga espero que os problemas que eu e meus amigos da UFPE encontramos sejam solucionados em breve, não só pelo bem dos turistas, mas também pelo da população local. A pesquisa foi feita a partir de entrevistas com moradores, comerciantes e turistas.

Abraço.

carlos gomes disse...

E realmente estamos na linha avançada, pois nos planejamos...para termos um cadastro multifinalitário...um plano de marketing...um inventário turístico/ cultural...
Falei que estávamos trabalhando na estruturação do anel viário bem como do esgotamento sanitário...que estávamos buscando, através do projeto orla, a urbanização das barracas ... e outras informações...
Dei muitas informações...mas!?
Carlos Gomes