terça-feira, 17 de novembro de 2009

Projeto Orla e Urbanização da Praia do Amor

Pelo e-mail recebemos do sr. Jack d'Emilia do Fórum Pipa o texto publicado abaixo, que lhe foi entregue pelo sr. Caio Pereira junto com a apresentação digital do projeto de urbanização da praia do Amor, que foi exibida na última reunião do Projeto Orla; o projeto elaborado pelo eng. Marcelo Porto foi considerado interessante para ser usado como exemplo pela urbanização das praias do município.
Porém dito arquivo pps deve ter-se corrompido durante a transmissão de dados na internet, pois não conseguimos abri-lo nem visualizá-lo. Já entramos em contato com os sr. Jack e sr. Caio para receber uma nova cópia do arquivo e publicá-lo em breve neste blog.

A seguir o texto do sr. Caio:

Antes tarde do que nunca, depois de passar mais ou menos 10 anos tentando mostrar o que pode ser um norte para um problema no litoral do município de Tibau do sul, tive a satisfação de mostrar em uma reunião, onde a primeira vez de fato pude ser ouvido e apresentar um plano de ordenamento para o município de Tibau do Sul, se houver compreensão em partes interessadas, donos de quiosques, bares, barracas, ambulantes, GRPU, Idema, Ibama , Prefeitura, associações locais , Ministerio Publico e etc...
Se não usarmos politicas partidárias, interesses meramente pessoais, está razoavelmente fácil solucionar o problema de ordenamento costeiro de Tibau do Sul, pois não estamos falando de todo o Estado ou de um problema de toda a costa brasileira que compreende quase 8.000 km. Estamos falando de no maximo 20 km. de costa litoranea da cidade de Tibau ate a vila de Sibauma.


Partindo do principio que nosso município teve a feliz vocação de 80% da nossa economia local voltada ao turismo, não podemos simplesmente extinguir os bares e quiosques das praias de Pipa, e sim considerar a grande necessidade de um ordenamento e fortalecimento de nossas bases para um bom atendimento e preservação do nosso espaço.
Na minha opinião, não e possível só resolver o problema da praia de Tibau do Sul e da praia do Centro de Pipa; concordo que devemos resolver este problema também, mas nao sei que critério estão utilizando para priorizar esses dois trechos, sabendo que esse trecho é mas utilizado para turismo de passantes, e “excluir” do Projeto Orla os trechos de Cacimbinhas, Madeiro e praia do Amor, esses sim freqüentados por um numero mais de turistas que vem a ficarse nas pousadas e hotéis do municípios por semanas.
Analisando esse quadro e analisando minha exposição do problema e da ”solução”, continuo a afirmar que toda a costa de Tibau do Sul deve ser ordenada e não apenas as praias de Tibau e a praia do Centro; se analisarmos bem os projetos que foram apresentados, visivelmente podemos ver que o primeiro projeto apresentado, bonito, mas interessante para uma cidade grande, não correspondendo com a realidade de nosso município que tem um charme e sua própria característica, com seus coqueiros, praias e rusticidade.
Gostaria de convidar o arquiteto do primeiro projeto apresentado para a prefeitura e juntos encontrarmos um projeto adequado para o município, mesclando seu projeto com o meu apresentado para a praia do Amor.



Um município já tão carente de recurso ao invés de gastar milhões comprando terrenos para urbanizar as barracas deveria entrar em um entendimento com o Patrimônio da União, “ajustamento de conduta”, e tentar fazer um projeto dos mas simples e com cara de praia, pois um município onde falta verba para terminar um muro da escola, falta verba para um alojamento decente para policiais, falta verba para saúde, educação e estrutura de saneamento e etc. não pode se focar em gastar milhões em um terreno , simplesmente para recolocar 20% de partes das barracas, se tivermos vontade de um entendimento com o Patrimônio da União sei que e possível um ajustamento de conduta para 100% da costa do municipio, com o custo muito menor e a qualidade muito maior.
Creio que o que faltou até agora e a busca harmoniosa desde entendimento. conversando com o senhor Helio do Patrimônio da União percebi que e possível sim um entendimento desde que tenhamos uma solução bem elaborada , com o mínimo de impacto e funcionabilidade e uso restrito da área da União, sabendo que jamais seremos donos dessas áreas e sim apenas concesionarios, com regras a cumprir não essa bagunça generalizada ano após ano nesse municipio. Temos que convocar todos os interessados para que fique claro como elaborar e executar esse projeto de uma vez por todas , porque após as demolições parciais de alguns bares na costa de Tibau do Sul o numero de ocupações aumentou 10 vezes mais...com 10 vezes menos estrutura e 10 vezes mais problemas para o municipio.

9 comentários:

Editor Chefe disse...

Atualização da postagem:
O arquivo pps com a apresentação integral do projeto de urbanização da praia do Amor é muito grande para ser publicado na web (cerca de 15Mb). Escolhemos algumas imagens simbólicas e convidamos todos os interessados a participar da reunião da próxima quinta-feira, quando esse projeto será apresentado de novo ao público.
O sr. Jack e o sr. Caio ficaram de aprontar um arquivo menor que possa ser descarregado da internet.

Anônimo disse...

Parabéns ao Caio pela iniciativa, participei de muitas reuniões do Projeto Orla, e esse sempre foi meu ponto de vista, que os barraqueiros tivessem um projeto feito por eles, dentro de suas necessidades, com a cara de Tibau e Pipa. Os de Pipa nunca se uniram para isso, agora Caio dá o exemplo.Vamos esperar que pelo menos deem o apoio que ele precisa. Parabéns!

Anônimo disse...

Para quem não saiba, o Município nãp precisa de gastar dinheiro para comprar terrenos para os barraqueiros, póis esses terrenos são da UNIÃO, apenas terão de pagar o laudémio referente á sua utilização.
Prioritários são os projetos de praia de tibau e de pipa pois já têm verba do Prodetur.

A praia do amor já está condenada com as várias aldeias de macacos que se encontram em construção.......

Anônimo disse...

O Caio só está se movendo agora porque está com medo de perder seu ponto na praia do amor (que já foi demolido, e ele reergueu) depois que o Patrimônio da União ter demolido sua barraca, e o projeto Orla não contemplar a Praia do amor, ele está se vendo perdido, sabendo que o Patrimônio não quer barracas na Praia do amor. Então ele muito esperto, fez uma projeto que nem um dos outros barraqueiro da praia do amor sabe da existência. Como o Caio já tem problemas na justiça e no GRPU está usando o Conselho do Projeto Orla pra garantir seu pontinho na bela praia do amor. Mas sabendo que aquela praia nunca será urbanizada...

Anônimo disse...

Com certeza Caio está correndo atrás dos próprios interesses, mas não é isso o ponto principal da questão.
Na última reunião sobre o Projeto Orla, semana passada, Caio apresentou o projeto dele e muitos o acharam interessante para servir de inspiração por um novo projeto de urbanização da praia principal de Pipa e da Tibau do Sul. O representante da GRPU levou consigo uma cópia desse projeto para examiná-lo bem...
Nos últimos dias se falou muito disso e amanhã de manhã será decidido qual o estilo de urbanização que melhor se preste para nosso município.
Eu mesmo achei o estilo mais simples, contudo requintado do projeto do arq. Porto (como se vê na primeira imagem deste post) uma boa solução, relativamente compatível com nossas exigências de padronizar sem esquecer a estética e a harmonia com a Natureza.
É muito importante que amanhã todos os interessados, direta ou indiretamente, à questão participem dessa reunião que se preanuncia decisiva!!

Jack disse...

Bom dia, amigos
entreguei hoje de manhã p/ Caio um pendrive contendo um arquivo pdf do chamado "Dossiê Praia do Amor", realizado pelo mesmo Caio, que inclui um relatório sobre passado e presente da praia dos Afogados, obras e ocupações ilegais e enfim a proposta de urbanização elaborada pelo eng. Marcelo Porto de JP.
Caio vai distribuir o documento para os interessados durante a reunião de hoje.
Se for necessário, mais tarde vou publicá-lo no forumpipa.org tambem.
Valeu!

Anônimo disse...

Um dos objetivos da atual gestão da prefeitura municipal de Tibau do Sul é montar uma estrutura urbanística que traga melhorias, equilíbrio ao meio amabiente e sustentabilidade ao turismo local...
Observa-se que estudos relacionados ao turismo tendem a focar a sua vertente econômica, porém tem-se reconhecido o papel social da atividade, de forma que políticas de desenvolvimento do turismo focaram na modificação do espaço, considerando também variáveis sociais e ambientais...e aí chega o PRODETUR/NE, envolvendo uma rede de relações entre os diversos atores...
E foi dentro desta temática que várias discussões foram feitas, que apresentações públicas foram realizadas, em Tibau do Sul...no sentido de que a comunidade opinasse sobre o modelo das barracas que serão construídas, substituindo as atuais, que se encontram sem a devida estrutura...tanto em Tibau do Sul quanto em Pipa...
E sobre esta ótica aconteceu a reunião ontem pela manhã, com a presença de barraqueiros, comunidade, representantes da prefeitura bem como do Prodetur e da empresa que ganhou a licitação, a ATP, além do arquiteto responsável pelo projeto, Ronald Goes...O prefeito esteve presente, como em outras reuniões e foi muito elogiado pelo arquiteto Ronald Goes, comentando o arquiteto que o prefeito de Tibau do Sul é dos poucos que se envolvem dioretamente nesta questão...
Decidiu-se, da reunião, que o projeto, o qual sofreu alterações, será apresentado para aprovação, mas que alguns barraqueiros iriam se reunir e propor modificações, as quais seriam apresentadas ao arquiteto, que submeteria as mesmas ao setor de aprovação de projetos do banco...porém, hoje o pessoal resolveu aprovar o projeto que sofreu modificações...e acredito que os prazos serão atendidos e agora SIM podemos ficar na expectativa de termos as orlas de Tibau do Sul e Pipa efetivamente urbanizadas...com novas barracas...
O Sr. Caio apresentou o seu projeto, relacionado à praia do Amor...e deverá encaminhá-lo à prefeitura, que encaminhará ao Prodetur, para que o mesmo entre nos trâmites legais do programa de desenvolvimento do turismo...

Carlos Gomes

http://avancatibaudosul.blogspot.com/2009/11/reuniao-envolvendo-o-orlas-em-tibau-do.html

Anônimo disse...

ninguem é mais que ninguem, todas estas barracas que tem pela praia deveriam ser destruidas e reconstruidas com a devida organizaçao, depois cada pessoa teria o direito a se candidatar com carta fechada a respectiva barraca.
Tiveram pessoas ao longo da nossa costa que simplesmente tinham barracas e ainda construiam mais em locais que nunca foram deles, sem falar que se eles tem direito porque é que eu nao tenho?

se comprar um terreno em cima da falesia tenho que construir a minha casa alguns metros para tras... mas este povo pode construir em cima da falesia ?!?!

Anônimo disse...

pipa e' um lugar lindo, mas com uma politicagem um tanto obscura.
por exemplo...
porque so retiraram a barraca do caio la da praia do amor?
e no canto da praia do madeiro foram retirados os 6 ou 7 anbulantes que la estavam e empurrados para perto do bar do jegue.
hoje nao tem um guarda sol ou cadeira para alugar e se quiser beber algo tem que ir ao restaurante do hotel!!!
se voce tem filhos e quiser ir ao canto do madeiro, leve um guarda sol!
hoje a praia se tornou um desconfortavel deserto.
e se o argumento desses politicos for ecologico...o que e' que aquele restaurante faz la cravado na areia?
que se regulem os ambulanters, mas que os permitam voltar!
o turismo agradece.