terça-feira, 10 de novembro de 2009

800 "gatos" na Pipa


Segundo o presidente da Caern, engenheiro Walter Gasi, a causa principal do problema de má distribuiçao da água na Praia da Pipa é determinada pela presença de cerca 800 ligações clandestinas à rede hídrica urbana.
Ontem, durante a reunião sobre saneamento básico, o eng. Carlos Gomes, da Secretaria de Turismo municipal, atendendo ao pedido de muitos, levantou o problema que anda atrapalhando a vida de numerosos moradores e comerciantes desse distrito: a falta d'água.
Em alguns bairros da Pipa, a água chega só de madrugada e sem muita pressão; às vezes não dá nem para encher a caixa d'água e garantir a fundamental higiene do lugar: algumas escolas suspenderam as aulas em muitas ocasiões por causa disso.
O engenheiro Walter Gasi, recém-chegado no RN de SP, não perdeu tempo. Celular na mão, ativou logo uma pesquisa técnica sobre o assunto; em breve, junto aos dados dos fluxos diarios, chegou a noticia que na Pipa existem cerca de 800 ligações clandestinas à rede hídrica urbana.
Isso é um absurdo numa cidade desse tamanho, pois corresponde a mais do 25% do consumo local de água.
Mesmo assim, considerando a expansão constante da Pipa, o presidente da Caern entendeu necessária a instalação de uma nova bomba, perto do ginásio, para garantir o abastecimento d'água da inteira comunidade.
O engenheiro Walter Gasi, enfim, disse que em breve uma fiscalização irá apurar todas as ligações clandestinas.
Vai ser uma verdadeira "Caça ao Gato" !!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto isso, muitos moradores de Pipa não têm direito a água pública encanada....

Anônimo disse...

Como não ter direito? Todo mundo tem direito a agua, desde que pague.
E quem tem gato rouba dessas pessoas para quem a agua não chega.
Rouba das escolas e das pessoas que moram mais distante.

Anônimo disse...

Não devemos nos iludir com a presença de autoridades em Pipa. Todos sem excessão e como sempre são muito políticos. Se essas autoridades fizessem o que chamo de "arroz com feijão" ou seja tudo de forma simples sem projetos mirabolantes haveria mais eficácia. Não precisa vir o presidente da Caern a Pipa para saber dos problemas. É só perguntar ao responsável pelo posto da Caern em Pipa (Sr. Dedé ) que ele te diz na hora o que fazer. Comprar uma moto e contratar um motoqueiro para fiscalizar vazamentos ( que são muitos)e notificar as pessoas que fazem os chamados "gatos"; investir na colocação de hidrometros em todas as residencias pois a maioria das casas não possue. Ai vale aquela maxima...se não importa o quanto a pessoa gasta de agua porque não é medida "vamos gastar"!!!. Colocação da bomba...já está todo mundo "careca" de saber que precisa,e inclusive deve haver uma de reserva pois da ultima vez ficamos quase uma semana sem agua. Não venha esse sr. Walter Gasi dizer que são os "gatos". Pode ser um dos motivos, mas isso existe em todo Brasil. O maior problema Sr. Walter é que essas bombas devem receber manutenção constante e ter pressão suficiente para distribuir agua de forma "decente" em toda a Pipa. Foram muitas as reclamações junto a Caern..a pelo menos 2 anos reclamando mas nada. Agua somente à noite. Como resolvi o problema? Mandei furar um poço e construir uma cisterna. Concluindo não precisamos de autoridades politiqueiras aqui na Pipa e especificamente nessa caso " PERGUNTEM AO DÉDE..ELE SABE TUDO O QUE FAZER.
Amoroso
( morador a 10 anos na Pipa )

Anônimo disse...

Perfurar um poço ou construir uma cisterna parece a forma mais rapida e viavel de não depender de um serviço que não funciona e ainda cobra tarifas absurdas. Porém, esta resolução é imediatista e soluciona apenas as minorias que podem financiar uma obra desse nivel.

Gostaria que alguem respondesse pela massa, pela maioria, pelas comunidades carentes.

Estou com contas de agua acima de R$ 100,00 por mês, acumulando, em meses que faltou agua praticamente todos os dias. Ja reclamei, ja documentei, contratei um especialista que alegou que a pressão é pouca, não chega até a caixa d´agua e estou pagando excesso com contas absurdas pelo ar que vem das tubulações. Me recuso a pagar essas tarifas. A solução mais proxima será deixar que venham desligar o fornecimento, fazer o gato e posteriormente negociar a divida pagando 50% de desconto que ainda assim não chega proximo do valor real do que deveria pagar.

Papo de politico vs. papo de elite vs. papo da população

Onde está a resolução integral?

Anônimo disse...

Lamentavel é saber como procedem os empresarios da Pipa, fazem condominios onde perfuram possos artesianos sem autorização e despejam a agua da piscina no meio da rua todos os dias, acho que nem tratam da agua, todos os dias trocam a agua da piscina para nao precisar comprar cloro. Estou falando do condominio em frente a Pousada Berro do Jegue, eu não sei ´qual é o propritario, só sei que é um Argentino que administra. Que falta de consciencia ecologica, desperdiçando agua do planeta. Se liga galera.