terça-feira, 27 de abril de 2010

Blog ATS entrevista Eder Guimarães

O cidadão Eder Guimarães foi entrevistado por Carlos Gomes do blog ATS. Publicamos a seguir os trechos da entrevista que reportam a opinião de Eder, já presidente do PT de Tibau do Sul, em relação à política local, deixando para os interessados a leitura da entrevista integral neste link.

ATS – Como você está vendo o momento político atual no município de Tibau do Sul? Fale das secretarias, do desempenho das mesmas.

EG – É preocupante, pois já se passaram dois anos de administração e as ações administrativas que deveriam ser tomadas até então não foram. Enquanto não se fizer a Reforma Administrativa, as secretarias ficarão inviabilizadas, a gestão está condenada a ingerências pela centralização do poder. Nessa configuração os secretários são peças de ornamentação administrativa, e é o que se vê nessa gestão. As ações das secretarias que conseguem andar a duras penas são pontuais e até tímidas, por falta de uma Reforma Administrativa. Algumas secretarias são catastróficas e outras são usadas como trampolim eleitoreiro.

ATS – Na sua concepção a escolha do atual gestor foi uma boa escolha?

EG – Digamos que foi um voto útil, pois nós nos encontrávamos numa situação de votar no continuísmo ou em uma perspectiva de mudança e na realidade não se tinha escolha e isso era e ainda é um fato.

ATS – O povo tem reclamado da atual administração. Você enxerga o povo com razão ou as reclamações não procedem?

EG – Em vários aspectos sim., eles procedem.
Veja bem, promessas de campanha que não foram cumpridas soam como mentiras, não é verdade ? É muito improvável que um governo sem programa e plano de gestão tenha êxito, além da inabilidade política e administrativa que corroboram para seu desgaste.

ATS – Alguns leitores comentam que a eleição foi ganha com um grupo, mas que não houve grupo na escolha de quem iria governar o município, ou seja, não houve equilíbrio e escolha dos auxiliares, levando a crer que não se procurou competência e formação e daí esses problemas do primeiro ano de governo. Você concorda com essa visão? Você vé condições de melhoria, para o bem do povo de Tibau do Sul?

EG – Na realidade, as decisões vinham, na maioria das vezes, da direção do PDT que era a majoritária. O PT propunha que o critério de escolha dos secretários fossem pela capacitação. Infelizmente o critério foi o de saudar compromissos políticos e apadrinhamentos, e isso quase inviabilizou o município.
Nosso município têm potencial para melhorar as condições de vida do nosso povo, o que esta faltando é gestão compartilhada , investimentos sociais e competências.

ATS – Alguns eleitores têm reclamado da forma como o prefeito vem se comportando, alguns inclusive relatando que o seu comportamento na campanha era um e agora é outro. Isso procede, na sua percepção? Ou ele está sendo cauteloso, levando em consideração a forma como recebeu o município?

EG - Um dos pecados imperdoáveis de Nilsinho foi não ter feito a transição de governo, e nem ter feito uma auditoria na prefeitura. E por isso pagou, paga e ainda pode vir a pagar duras penas.
Logo depois das eleições, nós da Executiva do PT que eu presidia na época, tivemos uma reunião com Nilsinho justamente sobre o governo de transição e os trâmites da transição. O que aconteceu na realidade foi uma meia boca, e na minha opinião foi o primeiro fiasco administrativo e político de Nilsinho.

ATS – Que sugestões você daria para melhorar a gestão?

EG - Reforma Administrativa, elaborar o plano de gestão, estruturar as secretarias, criação de um corpo técnico e transparência.

ATS – Você acredita que a oposição semeia a desestruturação do TIME que ganhou a eleição com o objetivo de recuperar o seu prestígio que estava em baixa?

EG – Acredito que ela faz o seu papel que é fiscalizar a gestão pública. O que não se pode negar é que a oposição mostra-se bem organizada e muita mais articulada que a situação.

ATS – Você acredita que o TIME que ganhou a eleição volta a se unir e marcha junto na eleição de 2012?

EG – 2012 está um pouco longe, e até lá pode surgir uma terceira via tão urgente em Tibau do Sul e a configuração seria outra. É ainda cedo para este tipo de antecipações.

23 comentários:

Poli disse...

o problema é a falta de opção p o futuro!! por outro lado é difícil algum não conseguir fazer mais do que essa atual prefeitura........queremos q tenham apenas boa vontade,pô tds qqueremos ver Pipa(tibau do sul)no lugar mais alto!!!queremos educação,condições de trabalho,esporte,cultura,lazer...dinheiro tem!!!eu e minha familia clamamos por uma ação por parte dos governantes!!!

Anônimo disse...

Parabens ao eder pela entrevista. Bastante corajosa. Espero que não comecem a te perseguir como é feito com nos professores.
Uma coisa eu concordo plenamente: é necessário uma terceira via. Porém devemos tomar cuidado quem seria essa terceira via. Que não seja um oportunista de plantao como esses secretários. O Andre detona o prefeito pra todo mundo e o leonaldo, bem nem sei o que dizer dele.
Vc foi uma pessoa que convenceu muita gente a mudar o rumo da gestao. Espero que dessa vez vc acerte novamente e que surja uma terceira via de reais mudanças pra melhoria. Porque essa mudança por incrivel que pareça foi pra pior. Pra decepçao de muita gente. E conseguir ser pior que o PP é lamentável. por uma terceira via de pessoas capacitadas. Enao por uma mudança baseado em avanços de mentira. Abaixo o comportamento de coronel de nisinho, andre, leonaldo e junior. os velhos coroneis que vao pra bem longe do bem público.
parabens.

Anônimo disse...

Pelo menos o eder teve a corqgem de admitir que a coisa piorou. Ele que falava tanto em nao continuar com a mesmice. Ponto negativo por propor uma gestão desastrosa. Ponto positivo por reconhecer que a coisa tá pior. Pelo menos não é teimoso. è dificil pessoas que reconhecem o erro em algo que defenderam.
Agora eu gostaria de ve-lo militando com o mesmo afinco que fazia na época de Valmir.
Tibau tem que dar um basta nesses coroneis nepotitas. Esse clientelismo nojento que só faz a cidade ficar sem rumo.
Tá na hora de fundar o PSTU, o Psol e o PV na nossa cidade.

Praia da Pipa disse...

Pena que o prefeito pensa que a prefeitura e todas as secretarias são dele, basta apenas como o amigo Eder falou, delegar tarefas, coisa que os bons administradores sabem fazer e seus nomes são sempre lembrados, diga-se de passagem o presidente Lula.

Anônimo disse...

quem conhece o Sr. CG sabe como ele vem tentando enganar o povo, com essa administração fajuta... prestem atenção que na entrevista com Eder no blog ATS tem comentários do próprio...

esse não é a primeira vez que o Sr. CG comenta como anônimo nas suas próprias postagens... querendo sempre mostrar(enganar) que o atual gestor é preparado e que Tibau do Sul vai bombar!kkkk(na verdade Tibau do Sul está sendo bombardeado pelas bocas de crack, pela péssima educação, pelo lixo nas ruas, pela falta de transparência, pela perseguição do prefeito e seus aliados, pelo caos na saúde...)

Leiam atentamente o comentário retirado da entrevista com o Eder no Blog ATS:

Anônimo disse...
Gostei da entrevista. O Eder é muito coerente em suas afirmações.
O prefeito é uma boa pessoa e se fizer a reforma administrativa, como diz o Eder, as coisas melhoram e ele vai ficar muito bem com o povo do município.
Prabéns Eder, pela sinceridade

quem ousa dizer que essas palavras não é do Sr. CG?

O pior é que o prefeito não gostou nem um pouco dessa entrevista, pode perguntar a pessoas próximo do gestor que saberás... até é comentado que o Sr. CG. vai ser chamado a atenção, pois essa é a segunda vez que ele faz essas "cagadas" com o prefeito.

preocupada disse...

Sempre achei o Eder uma pessoa esclarecida e depois desta entrevista, vi que não estava enganada. Parabéns pela coerência, falando a verdade sem precisar agredir ou atacar. Gostaria muito que o Eder me tirasse a duvida do porque, depois de tanto trabalho e apoio para que Nilsinho ganhasse o Governo, ele e muitos outros que deram a cara a tapa foram deixados de lado nesta Gestão?

Maria disse...

Realmente Eder esta de parabens, sua entrevista foi sensata e realista.
Penso que com certeza o senhor C.G usa as pessoas para falar o que ele pensa da atual administração, falta-lhe coragem para responder as perguntas e até dizer na cara do prefeito o que ele pensa. Porque todos sabem que a cada dia fica mais dificil defender o que não acontece.
A Administrãção de Nilsinho é uma furada, ele tem medo de tomar atitudes com seus secretarios porque tem o rabo preso.
Tá na cara que tem medo do Junior, que vive fazendo politica contra Nilsinho, o Leonaldo eu não conheço mas pelo que vejo com a Educação, com a matéria que saiu no ultima edição do Jornal da Pipa de uma professora e com a informação do blog do Manoel Messias da para perceber que ele é um incompente e persegue os profissionais da educação.
O tal Andre sobrinho do Bosco esta no poder porque todos sabem que o Bosco bancou boa parte da campanha do NIlsinho.
Bom tá na cara que o Nilsinho esta só e que em breve Junior, Andre e Leonaldo vão passar a rasteira nele.
Tá aí o preço do rabo preso, tenha mais coragem assim com o amigo Eder e bota tudo pra fora Nilsinho, coloca que entende do assunto no lugar certo.

Anônimo disse...

No trecho da entrevista não publicado por Pipa TV, Éder foi bastante esperto ao fugir da tentativa de Carlos Gomes de levá-lo a dar uma opinião favorável aos seus candiadtos.

carlos gomes disse...

Amigos,

Em primeiro lugar não fui eu que fiz os comentários, como anônimo..acredito que exista algum homônimo meu por estas bandas...em segundo lugar estou no município com outra visão e acredito ainda no prefeito, em mudanças que virão...se não acreditasse, por minha formação política, já teria me afastado...mas o prefeito pertence a um partido, PDT, irmão do que sou presidente do diretório municipal, o PC do B...e precisa e deve caminhar dentro da linha fraternidade...
Em terceiro lugar, sou transparente e não tenho medo de ser feliz...falo o que eu penso onde chego, porém utilizo-se do bom senso, como um vôo a ser seguido...
E minha visão política não se limita ao círculo restrito de Tibau do Sul...a visão é política planetária, política arte...o povo em primeiro lugar...os avanços de todos os cidadãos...
E digo a vocês: esta região jamais será a mesma...estamos buscando e vamos encontrar pessoas com fichas limpas, politicamente falando, que pensem na sociedade e não somente visualizem cenários abaixo de seus umbigos...
Em relação ao Eder, ele foi sincero no que disse...e ele está certo...se as coisas tivessem tomado a direção dos avanços, da consulta às bases partidárias, a situação seria outra...o própriio PT não teve coerência, quando deveria ter tomado atitudes, de buscar reunir os partidos e fazer a transição, com o envolvimento de todos...dos que entendem de política e não colocar à mesa das negociações pessoas sem experiência e sem visão de TIME...mas acredito que a administração está tomando, agora, uma outra direção, a direção do progresso, de buscar agir de maneira profissional, o que já deveria vir fazendo desde que ganhou a eleição...
Um outra questão que desejo que todos vocês que vivem fazendo críticas é que não as façam por qualquer motivo...apareçam com propostas...elas serão levadas adiante...
E mais uma informação aos amigos...antes de vir fazer política em Tibau do Sul, já fazia no movimento estudantil, na UFPE, em Recife...e durante alguns anos estive filiado ao PC do B por lá...aqui é a continuidade de um legado...onde exercer a plenitude da política, que é arte, é exercer a própria cidadania palnetária...e vamos adiante...
Abraços

carlos gomes disse...

Uma outra informação: o prefeito jamais me chamou à atenção...ele me tem respeito, como eu tenho por ele...

Paulo disse...

Honestamente não sei como tanta gente fica se preocupando com carlos gomes. Ele é café com leite, que importancia ele tem pro municipio. As criticas devem ser direcionadas às pessoas certas. Como o prefeito e os secretários. Quem faz esse jogo de criticar o carlos gomes faz justamente o que querem, que é nao desgastar a imagem do prefeito, e quem continua a ficar "exigindo" respostas de CG paga mico alem de receber respostas do tipo "lutamos pelos avanços planetqrios" e sua pretensa posiçao de "ser superior". Respostas absurdas que nada tem a ver com perguntas.
Então proponho fazer nesse blog perguntas ao proprio nilsinho. usando o nome dele. Sem esse joguinho de criticar defunto. Cachorro morto nao morde, apenas distrai a atenção.
Parabens ao Eder pela coerencia.
Gostaria de sugirir que ele se candidatasse a vereador, pois mostrou-se ético ao nao agir como cao de guarda de uma pessoa que tanto defendeu e que agora virou um coroneu com seu secrariado de malucos pelo poder. Tem muita gente do seu lado eder.
Parabéns

carlos gomes disse...

Olá Paulo!
Pelo tipo de postura e comentário, observa-se claramente que tipo de pessoa é você....mas não se joga pérolas aos porcos ...e, por isso, não vou responder a você...
Em relação ao Eder e outras pessoas que já vem lutando conosco faz algum tempo, nós parabenizamos pela coerência e dignidade....mas é preciso perceber que tudo a seu tempo...
Abraços

Anônimo disse...

O senhor sempre foge da rai Carlos Gomes, o que o Paulo falou faz muito sentindo. Vc não responde as perguntas, sai de escanteio e ainda por cima julga as pessoas sem conhece-las. De quem chama todo mundo de cretinos só podemos esperar isso mesmo.

Anônimo disse...

Eder e Luzana foram excluídos do seu governo, Sr. Carlos Gomes, o time do seu prefeito não tem lugar pra quem é ético e competente, isso vcs já mostram desde a campanha para prefeito, não diga que Eder já vem lutando conosco, pois isso não é verdade.
Esses dois principalmente lutaram muito para implantar o PT no município e tiveram atuações importantissímas como ambientalistas e ouviram de Júnior vice e de Gaspar que não os queria na prefeitura o que foi aceito por Nilsinho, mostrando que realmente não valoriza seus verdadeiros aliados e fêz isso com muita gente boa. Hoje o tempo mostra as péssimas atuações dos secretários e uma administração perdida em sua desorganização.
Eu os parabenizo por terem tido a coragem de cair fora, quando viram a canoa furada que estavam entrando. Isso se chama inteligência política. visão técnica de um time que já nasceu derrotado, por falta de liderança.

O que acho engraçado é o CG ter um blog que censura os comentários e ser através desse blog a comunicação com ele e com a prefeitura. O seu blog só traz noticias de outros lugares e da política estadual, esquece de noticiar os acontecimentos municípais ( BNTM por exemplo) e o site da prefeitura continua o mesmo, só mudaram as fotos. Uma pena!

é jonas disse...

Uma coisa é verdade como disse paulo. Num adianta esperar de carlos que ele responda. Pois esse home é apenas cao de guarda. Entao o negocio é perguntar pra quem interresa.
É isso ai seu eder. A cidade precisa de uma terceira via. Porque nilsinho nunca mais. Valmir nunca mais.
Eita cidade sem liderança.
Tá é precisando de um cabra que seja machu pra comandar e fazer acontecer sem tê medo de secretário que manda.
PArabens ao junior que já pulou desse barco furado.
Se bem que coitado do bichinho. É um comendo o outro. Acho que co voltar meu titulo pra JP que aqui tá ruim de ter quem votar.
oi que acho que vo me candidatar.

carlos gomes disse...

Você, amigo de cima e o próprio Paulo são frutos da cultura vulgar que ainda há neste município e outros do agreste...gente cretina e sem noção de política...que somente contribuíram com o atraso político...
Mas, amigos, as coisas estão acontecendo...
Abraços

Anônimo disse...

gente cretina!!!!! cultura vulgar!!!! o que é isso ??? Que falta de respeito!!! Será que este senhor se julga o dono da verdade ? da razão?
Será que existe uma cultura culta que se possa contrapor a uma cultura vulgar ???

O que é Cultura ??? Será que existe uma cultura melhor ou pior que outra ??
Usar palavras ao vento é muito fácil, porém, sem consistência!!

carlos gomes disse...

Olá amigo!

Eu afirmo a você! Não estou aqui para brincar...se o prefeito está na linha do progresso, apoio e dou sustentação a ele...se não estiver, serei contra...não estou no município fazendo política à moda dos pantaleões do século XIX, mas na linha dos avanços planetários...estou me inserindo no atual século, XXI,onde investir no capital humano é o caminho...e ando na linha do Mestre, buscando combater as injustiças...porque sei que, ainda, nos tempos atuais, algumas elites, com posturas ignorantes e descabidas, vendem, a alma para ganhar o mundo...
Estou no município, onde nasci, fazendo política numa única direção e vocês e outros já deviam ter percebido...a direção é a do progresso de todos...sei que o prefeito está buscando essa linha, já está nessa linha...e, por isso, lhe dou sustentação, mesmo com algumas divergências...e combaterei todo tipo de hipocrisia e posturas não comprometidas com os avanços desse povo sofrido...mas sei que não sou dono da verdade, pois quem vive neste mundo não possui verdade absoluta, toda verdade aqui é relativa...mas coloco minha cara à mostra!
Cadê a cara de vocês?
Abraços fraternos!!!

Preocupada disse...

Senhor Carlos Gomes, como que um ser humano que se diz atualizado, espiritualizado, estudado, etc... e tal, coloca um comentário como este de cima,denegrindo e menosprezando qualquer citação que seja contraria a sua, se é como vc diz que quer o melhor para o "seu" Município ,o que vc esta fazendo ao lado de um Prefeito que não tem palavra,vc esta se queimando,"alias ja se queimou".
Digo aqui em defesa do paulo, que cretino e vulgar é vc, pois todos tem direito de falar o que quiser, inclusive o Senhor de babar incompetentes.

carlos gomes disse...

Olá amiga preocupada!
Em primeiro lugar eu não me acho nada...eu colaboro,busco combater injustiças...e por aí vai...e não estou preocupado em me 'queimar'...somente desejo servir...
Na realidade eu sempre digo que pouco sabemos, que estamos sempre em processo de aprendizagem...que não há verdade absoluta onde vivemos, toda verdade é relativa...
O grande dilema é o modo que se vinha fazendo política neste município...à moda dos coronéis do passado...sobre o prefeito, vamos observar neste segundo semestre se as coisas já não estarão melhores...vamos observar...vamos medir tb o nível de serviços prestados à população...nesta atual gestão e na anterior...basta medir...se os avanços não acontecerem, o povo terá a obrigação de buscar um gestor mais comprometido com estes avanços...
Mas não critiquemos por criticar...busquemos compreender o que está sendo feito...
Abraços

Preocupada disse...

Senhor Carlos Gomes!

Todos sabem que grupos no Poder se Tornam Feudos (infelizmente),que pessoas que integram estes feudos tem melhores benefícios....A atual Gestão, não é diferente da anterior.
Esta na hora desta Gestão, fazer um comparativo (real sem pensar na parte política) dos Serviços prestados para a comunidade, O que cito abaixo são exemplos gritantes:
SAÚDE: Bem sabemos que na Gestão anterior a Saúde foi um avanço para nós moradores... Centro cirúrgico para pequenas intervenções, inclusive todos os tipos de partos, laboratório de analises,a dengue abaixou em quase sua totalidade,a qualquer hora se encontrava medico para atendimento, outro dia levei uma moça que estava muito mal as 04 da manha e o medico de plantão alem de demorar muito para acordar,parecia estar morrendo e pouca atenção deu a moça.
Educação:Por que se começou tão tarde as aulas?
Por que o salário dos professores atrasou e não teve os benefícios que a Lei garante?
Por que não se cadastrou o Município para a capacitação dos professores? E não me diga que é culpa da Gestão passada.
O Senhor por um acaso anda nas Ruas de Pipa? Pois se andasse saberia que estão sempre sujas.Cadê os garis limpando as Praias? afinal ela é o maior motivo de nosso turismo.
O senhor já viu a quantidade de obras que tem em Pipa? È Fiscalizado? Creio que não pois vejo muitas fazendo irregularidades?
Sem citar que não se tem feito manutenção nos bens públicos, jà viu como esta o deque da praia do centro?Creio que logo alguem se machucará seriamente e espero que processe o Município.
Bem Sr. Carlos cito estes exemplos por que o Sr. sempre diz que o Município esta avançando.
Então peço que o senhor nos diga quais foram os avanços desta Gestão?
Sem rodeios e achaques e nem desculpas delegando responsabilidades a Outros.

Anônimo disse...

Querida Preocupada eu duvido que o C.G vai responder sua perguntas, enfim, vamos esperar. Abraço

carlos gomes disse...

Olá amiga!
Eu vou preparar uma nova postagem com as ações que foram executadas nesta atual gestão...vou publicar no www.avancatibaudosul.blogspot.com e também em www.blogdocarlosgomes.blogspot.com
Fique no aguardo...vamos comparar SIM...
Agarde...
Abraços