sábado, 16 de abril de 2011

Só mais uma história

Recebemos o seguinte texto com pedido de publicação:

Na última semana aprendi uma importante lição sobre segurança cidadã. Nosso egoísmo nos impede a percepção de que a segurança deve ser para todos, inclusive para aqueles cidadãos que tem por profissão garantir a segurança pública. Isso me parece óbvio agora, mas na última semana me indignou que a delegacia fosse fechada tão logo o breu toma conta do mundo. E deve haver segurança também para aqueles que transgridem as leis, afinal se eles não tivessem um mínimo de segurança para suas atividades ilícitas não poderiam exercê-las com tanta freqüência.
Como se diz no jargão policial, um “meliante” invadiu minha casa no momento exato que estava no banho. Certamente já me observava por um tempo enquanto trabalhava com meu notebook no terraço de casa. Por achar que estas desgraças só acontecem na casa dos outros, deixei tudo onde estava. Computador na mesa no terraço e um tanto em dinheiro bem à vista sobre a mesa da sala. E nem demorei muito no banho. Em quinze minutos estava de volta, mas já tinham levado o que ficou tão exposto. Eu sei... já aprendi e comprei um cadeado para o portão e fecho a casa quando vou tomar banho. Também vou fazer back-up de tudo com uma freqüência maior do que a cada 6 meses.
Mas a história segue um pouco mais. Chamo a polícia militar e eles chegam em 40 minutos. Entendo bem isso. Acho que os carros da polícia militar não têm GPS para uma localização rápida dos endereços. A Pipa é relativamente grande, muitas ruas e muito trânsito. Não que meu endereço (que prefiro nem revelar) seja difícil. Existem pousadas bem conhecidas na mesma rua. Mas também não podemos cobrar destes nossos policias que as conheçam, pois ninguém é obrigado a conhecer todos os endereços de pousadas nem todas as ruas. O problema desta demora toda, na verdade, foi culpa minha. Se eu tivesse ido até a polícia militar e os guiado, certamente estariam em minha casa em menos de , digamos, 5 minutos, tal a distância que separa minha casa do posto de comando deles. Não mais do que dois ou três minutos de ida... ou vinda, sem desrespeitar as leis do trânsito. Mas talvez algum deles estivesse tomando banho na hora que liguei e, na ocasião, não considerei isso e achei que tinha sido descaso deles. Me arrependo das minhas conclusões precipitadas, afinal tudo começou porque eu fui tomar banho. Porque eles não podiam estar fazendo o mesmo?
Chegaram enfim, com armas em punho e me assustei. Tive de dizer logo que não era eu o ladrão. O que estaria fazendo um ladrão na porta de minha casa 40 minutos depois de furtá-la? Caso esclarecido, hora de se fazer uma ronda. Eu entendo que deve ter sido curta, pois acho que eles não têm muita gasolina nos carros e ficar andando por aí gastando gasolina também ofende o meio ambiente. É melhor economizar para algum evento que seja realmente mais sério e mais urgente. De qualquer modo, me recomendaram fazer um BO (Boletim de Ocorrência).
Certo. Como cidadão preocupado com a situação da (in)segurança deste meu pequeno paraíso, fui até a polícia civil. Mas não atentei que era muito tarde quando fui até lá. Acho que um pouco depois das 19 horas. Estava tudo fechado. Melhor deixar para a manhã seguinte. Mas seria num sábado. Ainda me perguntei se eles abrem aos sábados. Na verdade não sabia, mas fui até lá por volta das 10 horas da manhã. E... estava aberta. Maravilha. Vou fazer meu BO e depois tomar umas para esquecer os dados todos que foram juntos com meu computador. Parecia que tudo ia dar certo. Afinal, era só fazer um boletim de ocorrência e não deveria levar mais do que uns 10 minutos. Além de tudo, eu era o único que estava lá para fazer isso, então, nem fila havia. Mas não sabia (nunca sei de nada, como já percebem) que era a hora da troca de plantão. Um saindo e outro chegando. O que chegava, claro, precisava primeiro guardar as suas coisas todas, pois passaria 48 horas na Pipa. Entre elas, coisas de urgência que precisavam deixar um pequeno isopor e ir para a geladeira, senão as coisas que ele trouxe para alimentar-se poderiam se estragar. Todos sabemos que eles não ganham bons salários e precisam economizar de todas as formas. E, depois da geladeira, havia ainda que ser guardadas algumas roupas, afinal nenhum de nós gostaria que as suas roupas estivessem todas amarrotadas por falta de tempo de tirá-las da mala.
Enquanto esperava que esta organização toda fosse concluída, perguntei ao excelentíssimo policial a razão da delegacia estar fechada na noite anterior. A resposta, a primeira vista, me surpreendeu muito. Mas depois, com calma, entendi melhor. A delegacia fica fechada, depois que escurece, pela SEGURANÇA dos policiais que lá estão. Na hora fiquei um pouco intrigado com a resposta que ele me deu. Segurança de quem mesmo? Pois é, a segurança dos policiais da delegacia. E para ser atendido pela polícia civil deveria ter ido acompanhado pela polícia militar, caso contrário não seria atendido. Eu não sabia disso e fui lá sozinho. O erro foi meu, reconheço (minha ignorância era total nestes assuntos). Depois, mais calmo, entendi. Eles também têm o direito à segurança e todos nós sabemos que ser policial é uma profissão de alto risco. Então eles fecham a delegacia durante a noite. E é claro que não têm um salário que justifique se colocar em risco e atender uma população que não cuida ela própria da segurança de seus pertences e vai tomar banho. Depois de algum tempo entendi que a culpa era toda minha. Sou eu o irresponsável que descuidou de suas coisas. E depois vai querer colocar a culpa nos outros? O policial merece tanto quanto qualquer um de nós sentir-se seguro. Ele fecha a delegacia, eu devia ter fechado a minha casa antes de sair do terraço por alguns minutos.
Mas enfim, depois de uns 50 minutos desisti do tal BO. Havia percebido um outro problema. Alguém, acreditando que iria melhorar o atendimento aos cidadãos, achou que instalar um computador na delegacia ajudaria. Poderia até ser, mas tinham de avisar estas novidades tecnológicas aos policias que aqui chegam. Acho que fizeram alguma maldade com aquele rapaz, porque esconderam em alguma pasta de documentos os modelos de boletins de ocorrência, pois ele não conseguia encontrar nada. E só para deixá-lo um pouco mais confuso, também não havia modelos prontos para serem preenchidos nas inúmeras pastas que estavam por lá. Decidi desistir do BO. Ele calmamente ainda me disse que seria uma boa idéia eu ir resolver outras coisas da minha vida e voltar lá numa melhor hora. Gostei da idéia. Fui para a praia.
Uma grande surpresa me aguardava no domingo. ELES ME LIGAM. Prenderam alguém e, para confirmar um flagrante, eu precisava fazer o BO. Fiquei emocionado. Será que meu computador também estaria com o tal “meliante”? Desilusão. Afinal, dificilmente estes “meliantes” andam por aí passeando com o resultado de seus furtos. Chance de recuperar alguma coisa? Dificilmente, me informam os policias que estão no plantão da prisão. Mesmo assim, em alguns poucos minutos fizeram meu BO. E, então, me dizem eles, como consolo, que ajudei a tirar um bandido das ruas. Nem tenho tanta certeza assim. Não pelo bandido, que nem sei se realmente é. Mas pela situação toda. Alguém comentou comigo nestes dias que a polícia estaria fazendo um esforço para melhorar sua imagem, pois estaria sentindo-se humilhada diante da população. Chegaram a prender, como disse, um deste supostos “meliantes”. Mas não concordo. Eles não precisam sentir-se assim e seria injusto nós condenarmos os policiais. Não esqueçamos que eles não têm GPS, não devem ter bons mapas da praia da Pipa, não tem bons carros, nem muita gasolina, nem bons salários, certamente poucos incentivos e, pior de tudo, não tem segurança. Não podemos condená-los. Descobri que preciso, eu mesmo, tratar da minha segurança, como fazem todos aqueles que fecham suas casas e suas delegacias. Este sim é o custo real de ser furtado... Ser furtado em sua paz.
Renato Kilpp

10 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim só tem uma coisa muito estranha nessa pipa.
Todo mundo sabe onde ficam as bocas em pipa. Por incrível que parece até as crianças sabem onde ficam as bocas. Sabemos onde ficam todas as bocas. Mas a policia não sabe.

Anônimo disse...

A realidade é que pipa não tem segurança.
Nem a própria policia está segura. Fora que é proibido fazer B.O., e é raro quando vc não é atendido com truculência.
Acorda delegado.

Anônimo disse...

é simples a segurança pública recebe seus salarios do nosso maior ladrão (o governo)de ai é so deducir.

policarpo disse...

uma vez falei com um policia isso... "porque não vão lá em cima e pegam os vendedores de pedra????".... res: "só vale pegar se for um fornecedor!!"...e é a real vai pegar 1 ou 2 com no max 10 pedras....só vai trazer mais superlotação nas delegacias e cadeias!!!tem q tratar os viciados(q são muitos)...esporte, educação,e formação...............

Anônimo disse...

O pior foi quando a policia foi prender uns traficantes aqui em Pipa e prenderam o dono de um mercadinho.

Os traficantes moram vizinho ao dono do mercadinho, todos sabem disso, a policia não sabia??

Poli, a policia tem que fazer o papel dela, sem traficante aqui, não vem o "peixe grande" pra vender pra ele e ficamos sem um monte de viciados fazendo roubo e assalto pra comprar drogas.

Poli disse...

pode crer!! realmente....mais tô sem saber o q fazer...sempre incentivei o esporte na Pipa, e tento conversar com aqueles q querem ouvir...mais vejo q não tem jeito...prescisa de movimentação, governo,população,familia..é punk!! e não acho q se pegar um velhos,crianças,cadavéricos,nóiados,vermes,depressivos,putas sem dentes,ladrões de galinha(esses são os q me veem a mente quando penso em viciados em pedra) por numa cela não vai adiantar muito acho eu!! SÓ SEI Q NÃO SEI!!

Anônimo disse...

Eu passei por coisa parecida em Pipa, mas no meu caso mais traumático, já que os "meliantes" resolveram invadir a minha casa no início da noite, armados, mesmo sabendo que estavámos em casa.

A PM foi avisada por um vizinho, mas não apareceu - e olha que os bandidos ficaram um bom tempo, sem receio da policia aparecer,revirando a casa, escolhendo o quer levar e com armas apontadas para mais um desavisado. Quando os bandidos sairam fomos até a delegacia (não tinhamos como ligar, já que os nossos celulares foram levados). Chegando lá, os policiais disseram que estava esperando a aviatura que estava nas ruas da grandeeee Pipa, e que não tinham policiais livres no momento que eles receberam a ligação.
Eles só foram na nossa casa, depois de uns 40minutos do ocorrido. Os dois PM's que foram na nossa casa, pediram para irmos a delegacia da Civil, mas também não disseram que por passar das 18hs eles precisavam ir conosco, para que o policial de plantão (de plantão??? risos) pudesse nos atender.
Sei que policiais ganham pouco, mas é loucura saber que alguém ganha pra dormir. Como disse o delegado quando soube: "- Até eu quero fazer plantão na delegacia de Pipa, já que se ganha pra fechar a porta e dormir."

Enfim, você paga os impostos, segue as leis, trabalha muito pra ganhar dinheiro e fica "sem chão", sem proteção e até mesmo se sente culpado como o Renato Kilpp, depois de ser lesado.

Brasil, mostra a sua cara...

Anônimo disse...

Notebook é um dos itens mais roubados na Pipa. Não passa dia que não escute alguém se queixar da perda(???) do seu computador portatil !!! Vamos fazer algo!

Anônimo disse...

Tem muitos na Pipa que incentivam esse mercado, comprando barato os objetos roubados! Isso é crime, minha gente!

Anônimo disse...

ainda tem gente em Pipa dizendo que não existe violência por aqui...