sábado, 10 de abril de 2010

Prefeito Nilsinho no Jornal de Hoje

O prefeito de Tibau do Sul, Edmilson Inácio da Silva, o “Nilsinho”, comemora a viabilização do vôo charter que, a partir de junho, trará visitantes espanhóis para a badalada Praia de Pipa, um dos mais famosos e conhecidos balneários turísticos do país. Em entrevista exclusiva a ‘O Jornal de Hoje’, “Nilsinho” revela que Pipa também será contemplada com um outro vôo charter, este vindo de Portugal, durante o verão da Europa(julho, agosto e setembro).

O chefe do Executivo de Tibau do Sul destaca ainda alguns avanços e investimentos que estão sendo feitos no município. “Um dos grandes projetos que pretendemos desenvolver é a criação do “Voucher Único”, que foi implantado no município de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Este é um projeto que será desenvolvido em parceria com o SEBRAE, e que pretende regulamentar e ordenar toda atividade turística desenvolvida no município.

Jornal de Hoje – O que levou a prefeitura a apoiar a captação do novo vôo charter da Espanha para Natal e Pipa?
Nilsinho – O vôo da Espanha representa o início da recuperação dos turistas europeus que já tiveram uma importante presença em Pipa até o ano passado. Este foi um trabalho em conjunto com a iniciativa privada, dos hotéis e dos órgãos públicos, Emprotur e Prefeitura de Tibau do Sul. Dessa forma, foi possível viabilizar o vôo, apoiando a campanha de marketing da empresa Iberojet para lançamento dos destinos Natal e Pipa na Espanha.

JH – Haverá mais vôos vindos de outros países da Europa?
Nilsinho – Já temos a confirmação de um novo vôo charter durante o verão da Europa(julho, agosto e setembro) de Portugal para Natal e que irá contemplar Pipa também. A operadora de turismo Iberojet irá trazer muitos turistas portugueses para o nosso estado. Portugal já foi o mercado emissor número 1 para Pipa e é muito importante relançar o destino Pipa neste país irmão.

JH – E o turismo regional?
Nilsinho – Pipa precisa se assumir como a praia do natalense por excelência. O natalense, as famílias, as casas, as crianças precisam freqüentar cada vez mais as praias do nosso município e usufruir das nossa belezas naturais. Tibau do Sul está sempre de braços abertos para receber o natalense nos finais de semana, nos feriadões e nas férias. Penso que é uma grande vantagem para quem vive na cidade poder usufruir de um paraíso como Pipa há apenas uma hora de viagem. A duplicação da BR-101 representa uma obra extraordinária para o nosso município, porque vai permitir também ao paraibano e ao pernambucano, já habituais frequentadores de Pipa, virem com maior freqüência. A praia de Pipa é muito querida em Recife e agora vamos ficar ainda mais próximos.

JH – A Prefeitura de Tibau do Sul pensou em criar algum tipo de atrativo para captar novos turistas?
Nilsinho - A prefeitura, em conjunto com várias entidades e associações locais, criaram um novo calendário de eventos, que será realizado ao longo do ano. Pensamos poder atrair cada vez mais turistas dos estados vizinhos para participarem desses eventos, que vão desde o esporte, à cultura, gastronomia, cinema, festas populares, etc. O objetivo principal é o aumento do fluxo turístico.

JH – Haverá investimento em eventos para garantir a animação dos visitantes?
Nilsinho – A prefeitura vai desenvolver um projeto de animação regular com eventos de rua semanais, como as noites do forró para o turista, noites de danças típicas, aulas de dança e capoeira, etc, etc.

JH – Como está o fluxo turístico vindo de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, etc.?
Nilsinho – Pipa é considerada, a cada ano, uma das praias mais bonitas e emblemáticas do nordeste. Esta imagem está cada vez mais divulgada e presente nas pessoas, nas agências de viagens, nas revistas de turismo, nas operadoras, etc. Recentemente a Prefeitura de Tibau do Sul, através de sua Secretaria de Turismo, fez uma ação de captação com a CVC, maior operadora da América do Sul, e acordamos lançar Pipa como o mais novo roteiro da CVC. Aguardamos apenas o apoio prometido da Emprotur para desenvolvimento de uma campanha de lançamento do destino Pipa em São Paulo. Esta ação vai permitir reduzir a sazonalidade do destino e vai divulgar de forma intensiva o nosso município em cada canto do Brasil.

JH – E o futuro?
Nilsinho – A prefeitura está dando início a um conjunto de projetos na área de infra-estrutura, em parceria com diversas entidades e órgãos. Esperamos ainda este ano desenvolver alguns desses projetos que trarão grandes benefícios para o setor do turismo e para o município.

JH – Que projetos são esses e de que forma serão viabilizados?
Nilsinho – Um dos grandes projetos que precisamos desenvolver é a criação do “Voucher Único”, que foi implantado no município de Bonito, no Mato Grosso do Sul e é mesmo um sucesso. Este é um projeto que será desenvolvido em parceria com o SEBRAE e que pretende regulamentar e ordenar toda atividade turística desenvolvida no município. Este projeto permite não só o ordenamento do setor de uma forma equilibrada e sustentável, como ainda a criação de uma ferramenta importante para a divulgação turística do destino, com verbas arrecadadas pela própria atividade e administradas pela prefeitura e “trade” turístico organizado.

JH – Esse ordenamento implica um grande avanço para o município?
Nilsinho – Com certeza e estamos já na fase avançada na organização do inventário dos meios turísticos , processo de cadastramento de todos os meios e equipamentos turísticos do município. Este trabalho será desenvolvido em Tibau do Sul sob orientação de um programa do Ministério do Turismo e coordenado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, juntamente com as universidades do estado. Este projeto ainda terá início neste semestre.

JH – E com relação à infra-estrutura turística do município, o que está sendo feito?
Nilsinho – Estamos elaborando um projeto para revitalização do mercado de Tibau do Sul, tornando este equipamento um centro de visitação turística com exposição e venda de frutas, flores, artesanato, etc. Tibau precisa de projetos âncora que possam atrair os turistas de passagem diariamente no município e os turistas hospedados em Pipa. Com o desenvolvimento desses projetos todo o comércio e hotelaria serão contemplados.

JH – Uma das formas encontradas por Natal e outros destinos para combater a sazonalidade foi a aposta no turismo de eventos. Tibau do Sul pensa também em apostar neste segmento?
Nilsinho – Natal desenvolveu, através do seu Convention & Visitors Bureau (CVB) uma política de captação de eventos para a cidade. Pipa pretende criar o seu próprio Convention & Visitors Bueau, no qual já estamos trabalhando. Já existe uma verba alocada pelo Prodetur para execução do projeto do Centro de Convenções e vamos já começar a desenvolver esse projeto para que o mesmo seja uma realidade no futuro próximo.

JH - O município, urbanisticamente, está bem ordenado?
Nilsinho - Herdamos um município sem ordenação urbana nenhuma, mas iremos trabalhar com a cartografia, iniciando já neste semestre o cadastro multifinalitário em Pipa, Tibau do Sul Centro e Sibaúma e logo depois no município como um todo. A partir deste trabalho toda uma estrutura urbanística será posta, com a utilização do plano diretor , do código de obras e do código de meio ambiente.

JH – Qual a importância que está sendo dada à Lagoa de Guaraíras ? Há algum projeto turístico especifico para aquela área?
Nilsinho - A Lagoa de Guaraíras é um grande cartão postal do município, porém não está sendo utilizada adequadamente. O Prodetur, através do Ministério do Turismo, está trazendo um projeto de um ancoradouro turístico para a lagoa. Esse projeto vai dar um impulso para que possamos dar vida ao turismo naquela área histórica do município.

JH - O município está capacitando e formando mão de obra qualificada para o turismo ?
Nilsinho - O município está, em parceria com o Senac, através dos programas do Prodetur, capacitando e formando a mão de obra do turismo. Já formamos no ano passado 1.200 pessoas e estamos formando mais 1.200 esse ano.

JH - Há um calendário de eventos bem definido com o objetivo de melhorar o fluxo turístico na baixa estação ?
Nilsinho - Fizemos um calendário, o qual já vai ser divulgado no site da Emprotur, que engloba o ano inteiro, porém tivemos o cuidado de buscar preencher lacunas com atividades turísticas no período de baixa estação.

JH - Como está o trabalho de apoio ao artesanato?
Nilsinho - Organizamos o artesanato em Tibau do Sul e o segundo distrito a ser contemplado será o de Pipa. O nosso objetivo é manter uma produtividade do artesanato local e inclusive divulgar nas feiras de turismo.

JH – Como o Sr. Vê a política do assistencialismo, clientelismo e sectarismo, a qual é posta em prática em muitos municípios?
Nilsinho – Estamos no Século XXI e neste século não cabe mais espaço para esse tipo de política à moda dos coronéis. Temos que investir no capital humano, no social, nos avanços que esta sociedade precisa, para o bem de todos. E, nesse ínterim, estamos investindo numa reforma administrativa, modernizando a prefeitura e valorizando o capital humano.

O texto da entrevista foi difundido na Rede por Carlos Gomes.

12 comentários:

Roberta disse...

Achoi otima a entrevista, mas gostaria que o prefeito respondesse se o municipio vai se preparar para receber o turista, porque com a violencia, assaltos,falta de medicamento e medicos nos postos de saúde o turista vem um vez e não volta mais e ainda por cima saí falando mau do lugar.
Queria tbem que o prefeito respondesse a respeito da nova administração quando diz que o coronialismo não é o foco de sua gestão, então ele precisa mudar seu secretariado, que vem se comportanto como coroneis e ainda por cima com muita ignorância.
Quero saber tambem porque o prefeito é tão centralizador, segundo alguns secretarios ele não da outonomia para nenhum deles e tudo tem que ser com sua autorização. Até para comprar um garafão de agua temos que ter a assinatura dele, disse um dia o secretario.
Isso não é um comportamento de coronel?
Quanto a capacitação do SENAC, eu gostaria de saber do prefeito se ele acompanha as ações, porque as reclamações são muitas de que o SENAC é desorganizado, contrata profissionais de ultima hora, não disponibiliza materiais e por muitas vezes os alunos vão para ter aula e não tem professor ainda.
SErá que é uma capacitação segura? Inclusive um grupo de alunos de um dos cursos já estão preparando um material para enviar para os responsáveis que aprovarão o SENAC como responsável para dar os cursos, para que eles fiquem cientes da desorganização do grupo. O SENAC é uma instituição de renome no Brasil inteiro, mas esse de Natal esta deixando a desejar.
Eu pegunto novamente prefeito, o senhor acompanha as ações do SENAC, pois deveria visitar as turmas para ouvir o que eles tem a dizer.

Anônimo disse...

A entrevista para o desavisado se le como um conto de fadas.
Porém a realidade é tão longe disso que da dó.
A cidade tomada de hippies, os feriadões uma bagunça que da vergonha , que afasta qualquer cidadão do bem desta praia, falta de manutenção de equipamentos, funcionarios desinformados e secretarios prepotentes porém incapazes.
Uma curiosodade , Carlos Gomes, essa entrevista foi ao vivo? Porque parece que o prefeito não é tão articulado.

Anônimo disse...

segundo o proprio nilsinho o municipio esta passando por uma epoca de fartura, de desenvolvimento, de progresso( ondas de desenvolvimento e progresso).sei não! esse prefeito ta tentando maquiar nessas entrevistas, a situaçao real do municipio, o caos que ta isso aqui.parece que ta tudo muito bem, tudo as mil maravilhas, mais na realidade ta tudo desmantelado. saude, educaçao, limpeza urbana,pavimentacao,ta tudo entregue as traças.os atrativos de pipa no momento são os hippies, o crack, a violencia, os buracos nas ruas, as montanhas de lixo, a saude precária, pessima ,ocupacao desordenada das praias(ambulantes), prostituição de menores,etc... prefeito o senhor pode ate tentar enganar o povo de fora, mais nos que somos e convivemos a realidade do municipio de tibau do sul, o senhor excelentissimo nao engana mesmo. andam maquiando o turismo e o resto como fica? aqui em tibau nem o basico dos basico esta funcionando, como saude e educacao que e uma coisa essencial.essas entrevistas que o senhor edmilson anda concedendo á alguns veiculos de comunicacao nao passam de marolinha, como diz o presidente lula.

Pedro disse...

Meu Deus, amigos! Os comentarios no blog ATS sobre a entrevista do prefeito parece que foram escritos todos pela mesma pessoa... das 8:55 as 9:30! Engraçado, hein? Quem será que foi?

barbara disse...

Pedro,

e se não foi? Já cogitou a possibilidade que tem muitas pessoas pensando igual sobre estes assuntos?
Engraçado que duvida dessa possibilidade....
A praia é bagunçada, verdade, a rua principal e a praça tomado pelo trafico e os hippies, verdade, os ambulantes fazendo que querem, verdade também. E que os feriados não são nada agradaveis aqui na praia , isso é incontestavel.
Agora , igualmente importante é trabalhar para o turismo, trazendo turistas para cá, vôos nacionais e internacionais, ter um calendario de eventos e planejar para frente, tudo isso é o dever da prefeitura e o prefeito deve divulgar esses feitos, sim.
Vamos ver se conseguem colocar em pratica tudo que foi dito na entrevista. Por que soa bonito demais e realmente não parece ser a linguagem habitual do prefeito. Mas tudo bem, prefeito não precisa ser orator profissional, né?

Pedro disse...

Barbara,

suas opiniões são sempre muito lúcidas e você deveria voltar ao comando da ASHTEP, que morreu nas mãos de J.Claude.
Sobre aqueles comentarios no blog ATS, fico da mesma opinião: foram escritos todos pela mesma pessoa, talvez o proprio Sr. Gomes.
Ele nos acha todos cretinos!

barbara disse...

Obrigada Pedro,
o assunta da ASHTEP realmente é muito triste, mas também bastante complexo.
Acho que o tempo vai resolver isso, quando a classe entende que precisa ter uma representação pra valer.
Agora acho que temos que contribuir positivamente com Cristina, a secretaria de Turismo, ajudar com sugestões e ideias e mostrar suporte as ações dela.
E ao mesmo tempo cobrar da prefeitura as medidas e atitudes que é dever e obrigação.
E se eles não querem ou podem fazer as coisas certas, como tirar os hippies da rua ou dar um jeito nos ambulantes ,flanelinhas e traficantes,temos que levar isso para instancias maiores. Talvez com uma pressão politica teremos mais chances de tornar o municipio num lugar mais decente.
Dar voz a criticas não nós faz crétinos!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A entrevista é um conto de fadas. Mas de qualquer modo é muito bom para a cidade, porem o vôo charter não é uma conquista dessa prefeitura. Começou na outra prefeitura (mas a burocracia e falta de açao dos outros fizeram que só agora o acordo fosse fechado) e esses deram continuidade, como tinha que ser feito. Ainda tá faltando um projeto dessa prefeitura. Só pra lembrar, já se passaram quase 3 semanas e os hippies continuam traficando e fazendo uma concorrencia desleal contra a gente. A entrevista é para bobo ficar feliz. E como disse um dos posts, chega ser rídiculo os comentarios do ATS. Escrito pela mema pessoa. Uma prova cabal, concreta de como esse outro site acha que somos trouxas e nos engana descaradamente. Enfim o Carlos Gomes ainda não respondeu nenhuma pergunta que foi feita. Claro o culpado não é ele, mas sim o prefeito. Então o foco não é o Carlos, mas sim o prefeito. melhor fazermos as perguntas diretamente para o prefeito por esse site mesmo, já que o carlos é incapaz de responder. Sugiro ao Carlos que escreva mais comentarios falsos pra fazer a gente rir.

barbara disse...

O comentário de preparar Sibauma para a copa só pode ter sido piada.

Uma piadinha de vez em quanto pra gente rir e pra esquercer as calamidades nessa praia faz bem.
Tapar o sol com a peneira..... agora isso já são outros assuntos mais serios.

Anônimo disse...

O amigo disse que esse chater não é dessa gestão. Então alguém poderia esclarecer quem fez? Se foram os dois ultimos prefeitos ótimo! Isso é mais que obrigação deles. Mas seria bom colacar os pingos nos is. Se alguém puder responder essa pergunta agradeço.

Anônimo disse...

Um fiel só chega a ser pastor se for um bom orador e conseguir persoadir pessoas com facilidade.
Acho que não preciso dizer mais nada...

Anônimo disse...

Falar de politica por aqui é muito complicado.
Achei interessante os pontos da roberta, pareceu revoltante...
Eu nao voto no brasil mas sou residente em Tibau e estou feliz por ver este otimismo do Nilsinho.
Sei que nem tudo que se diz se faz mas ele esta a demonstrar que consegue fazer a diferença do outro partido.
Entendi perfeitamente o que ele disse em relação ao coronialismo, quando cheguei aqui, foi das primeiras coisas que me apercebi.
Eu tive a oportunidade de estudar no senac em Natal e entendo o que a Roberta disse... O senac deixa a desejar para cursos tecnicos profissionais infelizmente! mas Roberta diz me qual é o ensino no Brasil que seija organizado ?! Se leres as noticias deverias saber que estas a pedir demais... é um problema nacional!
Ah um detalhe, os alunos do senac os eleitores que votam com essa segurança toda.. diz me.. eles reclamam?! e será que eles lutam pelos objectivos ? porque o que eu veijo é que tem muitos alunos que querem tirar um curso de ingles (por exempplo) e nao estudam... os eleitores que votam... nao fazem greve... nao se juntam... porque devo lembrar que é um direito vosso a exigir, tambem sei que é dificil mas nunca vi ninguem a tentar a lutar pelo direito e evoluçao da populaçao de tibau do sul...apenas ficam na rua a reclamar uns com os outros sem falar da vida alheia!
Afinal... devemos reclamar de um politico que esta a tentar mudar as coisas ou devemos reclamar de uma população que ainda nao entendeu que é preciso mudar ? em vez de ficar sentado nos bares, na praça e reclamando da cidade...

aqui nesta cidade ninguem se une infelizmente... a rede hoteleira que é a mais forte... cada um luta por sí em vez de estarem unidos!

ahh a ultima! ACABEM COM ESSE ALL INCLUSIVE PFF devia ser proibido este tipo de serviço no brasil, pois estraga o comercio da cidade.
Para quem viaja sabe que esse serviço só se usa em países/locais perigosos ou desertos... o que nao seria o nosso caso. Ja houveram algumas cidades de outros paises que proibiram por matar o comercio local!