sábado, 6 de novembro de 2010

Você chegou a conhecer um destino chamado Pipa?

Era um lugar maravilhoso, cercado por lindas falésias, vegetação abundante e mar de águas quentes!!!!
Tinha desova de tartarugas e você avistava os golfinhos facilmente, também o mar era somente deles. Às vezes a gente esperava os barcos dos pescadores locais( que sempre respeitaram os limites de proteção aos golfinhos) para comprar algum peixe fresquinho.
E os sagüis então...causavam enorme encanto aos visitantes!!!
Tomará que nunca ninguém dê algum veneno para mata-los...Não ..não isso nunca ocorrerá!!!
Ah!!! Que destino ideal para o turismo ...suas perspectivas nos enchiam de entusiasmo . Era um destino bastante “paparicado” por operadoras de turismo e se consolidava ano a ano. Não que alguém fizesse algum esforço para isso..não..não.É porque o lugar se auto-promovia baseado” na perola em termos de marketing” que é a seguinte frase : Se o cliente gosta ele conta pra mais cinco.
Vocês sabem muito bem que quando o produto é de ótima qualidade quem estipula o preço somos nós mesmos. Se o produto é ruim você tem que ir baixando, baixando e daí ou você vende barato demais, ou fecha a fábrica pois, os custos fixos...são fixos.
Vocês deviam ter conhecido esse destino.!!! Você ia à praia, encontrava as pessoas e ouvia coisas boas tais como: Não dá pra reclamar não..a ocupação do meu hotel /pousada está boa e melhorando; ou mesmo, Olha que legal ...a operadora tal começará a trazer vôos charters para Pipa.
Havia também outras pessoas com as quais você encontrava e diziam... pôxa é tão legal poder caminhar à noite pela praia e admirar a lua cheia do alto da falésia ou mesmo, caminhar por qualquer local despreocupadamente.
Outros até mais empreendedores cogitavam em transformar a rua principal em uma espécie de “boulevard”, dando uma repaginada na rua e permitindo acesso tranqüilo para a população e os “gringos” que nos visitam.
O único vício que existia era o dos amantes e apaixonados pelo lugar,viciados em natureza. Havia alguma “mariaruana” que circulava...mas sem maiores conseqüências. Não que eu esteja aqui fazendo apologia a essa “menina.”
Às vezes eu encontrava outras pessoas na praia e me diziam... Ontem entraram na minha casa e levaram o botijão de gás com algumas roupas que estavam no varal. Ainda bem que tudo isso estava do lado de fora da casa. Ainda bem que não entraram dentro de casa.
E parava por ai!!! Sem maiores conseqüências.
Não é correto lógico...mas quem rouba botijão e roupas muitas vezes está até necessitado para poder fazer sua comida, pois, não poder cozinhar para comer “dói muito” só quem passou por isso sabe o que estou falando.
Imaginem só!!! Havia pessoas que tinham idéias de vanguarda e falavam assim...”Ouvi dizer que o sistema de transporte será melhor fiscalizado e com normas rigorosas para o transporte da “população e dos gringos que nos visitam”. Dizem até que vão criar um curso de direção defensiva e de boas maneiras para melhorar o padrão de atendimento a população e turistas.Dizem que vai haver até curso básico de inglês e espanhol que será obrigatório a todo condutor e cobrador. É o basicão mesmo (arroz com feijão) nada de algum “iluminado” querer criar um curso com extensão em Harvard. E olha que coisa interessante , em contra-partida os órgãos constituídos e competentes conseguirão junto a algum banco estatal, linha de credito barata somente para aqueles que quiserem renovar seu veiculo. Dizem que serão rigorosos com isso pois darão o dinheiro somente para quem vive do transporte comprovadamente, senão corre o risco de virar “uma teta” para somente alguns auferirem vantagem e ganhos.
ERA MUITO LEGAL ESSE DESTINO... pena que acabou.
Hoje embora não admitam publicamente, boa parte dos hotéis e pousadas registram índices de ocupação bem abaixo dos previstos e alguns estão literalmente “as moscas”...também são tantos!!!.Alguns estão” vendendo o almoço para comer a janta”, diz o ditado popular. Será que esse pessoal não usa algumas ferramentas essenciais de marketing quando se vai abrir um negocio “chamada pesquisa de mercado”? Os restaurantes colocam auxiliares nas portas que se postam à frente dos transeuntes na disputa para levá-los a seu restaurante. Vejam bem..olha lá hein...entendam bem,nada contra esses rapazes e moças..são ótimos e abordam você muito bem. Conheço boa parte deles. Essa técnica até acaba dando algum resultado.
ERA MUTO LEGAL ESSE DESTINO...pena que acabou.
Mas como diz o ditado popular. “Não se faz omelete sem quebrar os ovos”.
Aconteceu como em “ Porto de Galinhas” PE , precisou chegar no fim do poço , aonde não dava mais, para resolverem fazer alguma coisa. Falo isso porque estava lá. Era diretor de um resort na ocasião.
Ou seja, tiveram que começar do zero novamente. Você sabe quanto tempo isso leva...bota ai no mínimo mais 10 anos. Mas aprenderam a lição e continuam fazendo o dever de casa direitinho.
Daí ,um empresário visionário,de vanguarda, jogava xadrez muito bem por sinal, e preocupado com a sobrevivência do seu negocio teve a idéia de “eleger um formador de opinião” para promover o destino. Elegeram o conhecido e credibilíssimo locutor esportivo “Luciano do Valle” pessoa realmente formadora de opinião. Ele sempre que podia e ainda hoje vez por outra fala de Porto.Naquela época tinha até uma casa em Porto de Galinhas.
Pequena Pausa....
Eu falei em ótimo jogador de xadrez porque o jogador de xadrez é muito diferente do jogador de damas. O jogador de xadrez tem uma visão ampla do seu jogo (negocio) e pensa dependendo do seu nível intelectual 10,20 jogadas à frente. Não é imediatista como o jogador de damas.
Quando eu era diretor de uma empresa multinacional e algumas vezes tive que contratar assessores diretos e entrevista-los...após concluir a entrevista eu sempre perguntava ao candidato se ele sabia jogar xadrez. Caso soubesse, já era mais um dos fatores favoráveis a sua contratação.
Sabem porque? Essas pessoas tornam-se na essência, estrategistas e acostumam-se a pensar e planejar o futuro (próximas jogadas).
Obrigado pela pausa...
Agora vocês imaginem uma senhora formadora de opinião como por exemplo e somente como exemplo D. Hebe Camargo. Imagine essa sra falando sobre Pipa no programa dela!!!
Traze-la até Pipa com toda mordomia , hospeda-la em um dos melhores hotéis, leva-la para fazer um tour, dar um jeito de dar um titulo de cidadã honorária de Pipa. Sabe...essas coisas que o jogador de xadrez sabe fazer bem.
ERA MUITO LEGAL ESSE DESTINO...pena que acabou.
Às vezes eu cruzava pelas ruas com as pessoas e me diziam....olha que legal... o preço do metro quadrado do meu terreno esta valorizando muito. A pousada do fulano foi vendida por aquele “preção” para um pessoal de fora. Tem vindo inclusive, muitos empresários estrangeiros pensando em investir em Pipa. Daí eu respondia...sorte nossa de estarmos aqui primeiro, termos investido e acreditado.
Mas você queria o que?
Lugar lindo, maravilhoso, mar de águas quentes. !!!!
Daí eu também falava para essa pessoa: Mas cuidado...tudo tem seu momento de “boom”, porém se não houver infra-estrutura adequada acaba.
ERA MUITO LEGAL ESSE DESTINO...pena que acabou.
Bom... moro há 12(doze) anos em Pipa e é a primeira vez que me manifesto nesse sentido pois esse nosso jornal “ é uma boa”.
Se você tiver a oportunidade de ler essa matéria, se gostar guarde, e se não gostar por favor...quando jogar fora coloque corretamente no lixo.Por falar nisso ..Naquela epoca ouviasse dizer que estariam treinando os coletores de lixo? É...é isso mesmo... que boa nova hein!!! Eles passarão a usar roupas apropriadas, luvas, botas, óculos e haverá até um fiscal que irá acompanha-los sempre orientando-os e se for necessário com rigor afinal é para o próprio bem deles não é mesmo?. Ouvi dizer que o treinamento inclui inclusive orientação para não trancar as ruas (algumas vezes isso não é possível e compreensível) e quando partirem com o caminhão não irem deixando o “rastro “ de lixo pelo caminho( isso é possível e incompreensível que ocorra)...olha que legal!!!
ERA MUITO LEGAL ESSE DESTINO.....MAS, será que dá tempo?
Abraço a todos os moradores e empresários

AMOROSO

(morador há 12 anos)


5 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Amoroso, suas observações me fizeram emocionada. Estamos atualmente envolvidos pela atual administração por tantas mentiras, tantas ilusões que chego a pensar que estamos num picadeiro.
Coloquei abaixo um anuncio feito no site da prefeitura dessa reunião onde estive presente e posso dizer com toda certeza que as mentiras são claras. A reunião teve a maior parte com presença de crianças, sendo que o objetivo do selo é preparar ações que visem melhorar a sua qualidade de vida, acho de fundamental importancia a presença dos mesmos, mas quem deveria estar lá era o Prefeito, o secretario de educação, de saude, que na verdade são os grandes responsáveis pelas ações voltadas para nosso futura que são as crianças.
Fico tão triste de ver tantas mentiras, de ver nosso paraiso sendo destruido e mal tratado.
O que fazer caro amigo, como proceder diante de pessoas que estão no poder sem o minimo de escrupulo, mentido descaradamente?
Obrigada Amoroso por sua msg, obrigada pela consciencia coletiva que vem mostrantando com tanta clareza e dignidade na sua mensagem.


A Secretaria Municipal de Ação de Social organizou mais um encontro em busca do selo Unicef. Dessa vez, o Ginásio de Bela Vista recebeu cerca de 150 participantes, dentre estes, Estudantes, Conselheiros Tutelares, Vereadores, Secretários Municipais, Alunos do Projovem e do Peti, Agentes de Saúde, Professores, Integrantes do Cras, Cmdca e de Ongs.

Dentre os vários assuntos abordados, ganharam destaque a busca por uma melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes do nosso município nas áreas de assistência social, saúde, educação e meio ambiente.

Encontros como esses são de extrema importância e bastantes decisivos para receber o selo Unicef, uma vez que com o selo, o município recebe vários beneficios.

Fique alerta para os próximos encontros, participe, o selo é muito importante para nossas crianças e adolescentes. Para maiores informações, dirija-se até a Secretaria Municipal de Ação Social em Tibau do Sul.

Anônimo disse...

O andré tá mais preocupado com a campanha que já inicio do que com a comunidade. Quanto ao selo unicef, infelizmente somos obrigados a ver tantas inverdades que esse sr noticiou. Ao menos temos o blog, que impede que essas pessoas saiam dizendo mentiras e fique po isso mesmo.
Lamentavel o que essa gente está fazendo com nossa cidade. Precisams nos unir e tirar essa povo que está acabando com o municipio.

Anônimo disse...

Uma pena que "realmente" esse tempo acabou, e acabou junto a uma GRANDE esperança que muitos aqui tínhamos, "um novo prefeito, com idéias novas, gente nova e trabalhadora, com livre acesso entre todas as classes sociais aqui em Tibau do Sul".

É, acabou....

Anônimo disse...

Vejam só. Este "novo prefeito" (candidato) está em plena campanha. Como pode ser novo um candidato que financiou a campnha de nilsinho e faz parte da atual adm.
Peço pra que abram o olho, pois que está enviando estas mensagens é o pessoal de andré, que de novo não tem nada. Pesquisem o que foi feito na assistencial social. E tomem cuidado com esse mais do mesmo.

Alê Quites disse...

Salve!
Amoroso, achei fantástico o seu texto. Parabéns!