terça-feira, 6 de março de 2012

Cidade Limpa - Nosso Direito e Dever


A Secretaria municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SEMASU) partiu para uma campanha de sensibilização na Pipa, colocando algumas placas ( veja a foto acima) nos lugares identificados como focos permanentes de lixo nas ruas da cidade.
Realmente é muito importante que a população inteira colabore com a Prefeitura para manter nossa cidade limpa.
Embora criticável por algum defeito, o esforço da SEMASU é evidente. O que mais falta agora é a colaboração do cidadão e do empresário.
A presença do lixo na rua durante o dia, além de pouco saudável para os moradores, é definitivamente antiestético, fator muito importante por um destino turistico como Pipa, visitados por milhares de pessoas à procura de beleza natural e diversão.
Por isso me permito fazer uma sugestão: seria bom colocar nessas placas que apareceram na Pipa o horário da retirada do lixo em cada local e a faixa horária na qual é permitido pôr o lixo na rua.
Depois disso, para os transgressores uma multa.

6 comentários:

Anônimo disse...

Neste lindo e maravilho mundo da fantasia, seria ideal que a prefeitura também informasse que dia da semana passará para coletar o lixo...já que ultimamente só DEUS sabe que dia da semana eles passarão...e quem sabe também colocasse lixeiras na rua...que a população não colabora todos sabemos...MAS A PREFEITURA DEVERIA PRIMEIRO DAR O EXEMPLO...E AÍ SIM COBRAR...E ATÉ MULTAR SE NECESSÁRIO!!! SE ELA FIZER A PARTE DELE SERÁ DIGNA DESTAS PLACAS E DAS MULTAS COBRADAS...MAS SE CONTINUAR DO JEITO QUE ESTÁ SÓ PERDERÁ MAIS CREDIBILIDADE...

NEP disse...

Bom dia a todos!
Na nossa opinião, a multa para o transgressor é o último passo a se fazer, quando todas as outras tentativas aplicadas já faliram.
O caminho melhor para solucionar o problema do lixo na Pipa, jogado em qualquer canto a qualquer hora, começa com uma maciça Campanha de Educação Ambiental.
Firmeza e paciência são as palavras-chave desta campanha. Nada se resolve de um dia pro outro.
A Campanha de Educação Ambiental deve ser direcionada a todos os setores da sociedade civil local: estudantes, moradores, trabalhadores autonômos ou assalariados e desde os pequenos comerciantes da econômia informal (hippies, vendedores ambulantes etc.) até os grandes empresários brasileiros e estrangeiros.
Uma cartilha informativa deve ser distribuida em todas as casas, sensibilizando a familia inteira.
Uma campanha da Secretaria de Educação municipal nas escolas ajudaria muito também, pois boa parte dos jovens está já sensibilizada no assunto e cada um deles pode se transformar num multiplicador da campanha, agindo e mudando as coisas na própria residência e cercanias.
Seria altamente proveitosa uma parceria entre a Secretaria de Saúde e aquela de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
Os Agentes de Saúde do município, ja treinados por isso, após um breve cursinho de qualificação especifica, podem visitar todas as casas e os comercios e sensibilizar a população inteira. Assim como por outras campanhas (tipo Dengue, etc.), os agentes da Prefeitura podem identificar os eventuais defeitos e sugerir a solução apropriada para cada situação.
Os focos de lixo permanentes nas ruas e nos terrenos baldios devem ser analizados atentamente para entender quem despeja resíduos no local e agendar um colóquio do Agente de Saúde com o(s) responsável(is).
Acreditamos que sem conscientizar a população, o problema do lixo nas ruas e nas praias de Pipa e região nunca será resolvido.
Por isso o NEP, Núcleo Ecológico da Pipa, se disponibiliza para contribuir positivamente ao bom exito de uma Campanha de Educação Ambiental sobre o LIXO no município inteiro.

Contatos pelo e-mail: ecopipa@gmail.com

Anônimo disse...

Realmente, nada funcionará se as decisões forem tomadas de cima para baixo sem um trabalho de sensibilização da população. Grande parte da população não coopera, é fato, mas é dever do poder publico promover a sensibilização para que a população entenda que é necessário cooperar, participar para a melhoria da vida de todos. Sem um trabalho de sensibilização, ou educação ambiental como queiram chamar não haverá mudanças significativas.

Anônimo disse...

REALMENTE TODA A PIPA JÁ É UMA LIXEIRA, CONFORME TEM SIDO DEMONSTRADO NESTE BLOG, POR MEIO DE VÁRIAS FOTOS APRESENTADAS.
SUBSISTE A AUSÊNCIA DE RECIPIENTES PARA COLOCAR LIXO, NO MEU CASO O MAIS PRÓXIMO SITUA-SE A MAIS DE 500 METROS E AINDA É PARTICULAR.
TENHAM VERGONHA
AMÁSIO
amarobert@hotmail.com

Anônimo disse...

compartilho totalmente com Amasio, primeiro fazer lugar adequada para colocar lixo e nao gastar o dinheiro para fazer placas.

Anônimo disse...

Tem que haver uma campanha constante e orientativa tanto aos moradores como empresários.Façam panfletos e distribuam....afixem cartazes nos pontos de maior concentração.Utilizem-se dos "shows" em praças publicas para divulgar.Façam campanha educativas nas escolas .As crianças podem ser otimas fiscalizadoras dos pais cobrando deles mais "higiene e limpeza".Usem os locais de concentração religiosas...envolvam as autoridades religiosas. É só ter vontade politica. CONSERTEM OS CAMINHÕES DE COLETA DE LIXO. É um absurdo o que ocorre na rua onde resido.(Pousada Carioca da Gema- só como referencia).Constantemente as pessoas cortam galhos de arvores e lançam na rua. Isso deve ser proibido!!! Sou morador do local e é contrangedor a quantidade de lixo que se acumula na rua(Rua da Mata)É problema de saúde publica!!!Moveis...geladeiras velhas. É verdade que as vezes as pessoas precisam de desfazer de objetos velhos.Divulguem um telefone(que atenda principalmente e tenha uma atendente que seja prestativa). Esse moveis, ferragens etc..podem até render algum lucro com a venda.
Enfim...acorda Pipa!!!a Rua da Mata mais parece um LIXÃO.Só falta os urubus.
Amoroso (morador a 14 anos)