quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vem aí de novo o PEMP


O Parque Estadual Mapa da Pipa - PEMP foi criado a partir do Decreto 19.341 de 22 de setembro de 2006, que instituiu que parte da APA Bonfim-Guaraira, formada de mata atlântica, fosse transformada em área de proteção integral para garantir o resguardo dos remanescentes florestais.
O PEMP está localizado na Praia de Pipa, distrito de Tibau do Sul-RN, no litoral Sul do Estado, a aproximadamente 90 km de Natal, tendo como limites, ao norte, os municípios de Arês e Senador Georgino Avelino; ao leste, o Oceano Atlântico; a oeste, o município de Goianinha; e ao sul, o município de Vila Flor. O seu território compreende uma área de 104,1 km² e uma população de 2.528 habitantes (IDEMA, 2000), representando uma densidade demográfica de 57,1 hab/km².
A referida Unidade de Conservação localiza-se à sudoeste do núcleo urbano de Pipa, constitui uma área topograficamente elevada, composta por uma vegetação densa e exuberante. Limítrofe à unidade tem-se o Santuário Ecológico de Pipa e estrada Pipa-Sibaúma.
Essa UC tem atributos de Parque Ecológico, cujas características são a “preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, proporcionando a execução de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, bem como de recreação e de turismo ecológico”. (Lei nº 9.985/00, art. 11), os atrativos são a sua própria condição que lhe confere a natureza, convalidada pela legislação ambiental. A “mata”, no imaginário popular, é um lugar de mitos, significados, sonhos, fantasias, de folclore dos lugares.
Tibau do Sul é um dos pólos turísticos mais importantes do estado e está localizado no litoral Sul do Estado, tendo como limites, ao norte, os municípios de Arês e Senador Georgino Avelino, ao leste, o Oceano Atlântico, a oeste, o município de Goianinha e ao sul, o município de Vila Flor.
Os desafios enfrentados neste parque são: o forte processo de aculturação, exclusão das populações nativas e a descaracterização das atividades econômicas originais, onde a pesca artesanal foi afetada pela carcinicultura.
Em contrapartida, suas potencialidades sobrepõem às fragilidades acima relatadas. São elas: proximidade com a Praia de Pipa, destino turístico conhecido internacionalmente, com o Santuário Ecológico de Pipa, Praia do Amor, dentre outros; a oferta de restaurantes, bares e afins, na praia de Pipa, a diversidade gastronômica da região, com representações de diversas culinárias do mundo, crescimento e diversificação da oferta de meios de hospedagem na localidade, crescimento da demanda turística (europeus) na região, estar inserida no Pólo Costa das Dunas, estar inserida numa localidade potencialmente produtora de cana-de-açúcar e camarão.
Em 2007, através do PEUC (Programa Estadual de Unidades de Conservação) foi realizado o Plano de Ação Emergencial do Parque Estadual Mata da Pipa (FUNDEP/2007) que contemplou estudos específicos visando à conservação desta UC. O processo de Consulta Pública para formação do Conselho Gestor se deu a partir de fevereiro de 2008 e atualmente o PEMP possui um Conselho Gestor atuante, implantado em abril de 2009.

Fonte: IDEMA

Nenhum comentário: