quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Adeus, Chapadão!

Um dos mais bonitos cartões postais de Praia da Pipa se despede a cada dia mais de suas belezas e cede espaço ao concreto

dia 30 de setembro de 2009 às 7:30h

8 comentários:

Márcia disse...

O CHAPADÃO DA CONSTRUÇÃO

É com muita tristeza que estamos presenciando a degradação dos nossos patrimônios naturais. O chapadão era sem dúvida um dos cartões postais mais bonitos do município de Tibau do Sul. Há aproximadamente 8 anos o Nucleo Ecológico da Pipa levantou a bandeira 100% CHAPADÃO. Foi uma época que pensávamos poder unir a comunidade para defender suas riquezas naturais, já que o turismo de Pipa e Tibau do Sul crescia devido ao potencial natural da região.

Apesar de uma grande mobilização com denúncias, faixas, abaixo assinados e audiência pública, os nossos governantes, geralmente insensíveis aos anseios da população, autorizaram a construção de um hotel (de um conhecido empresário local) que até hoje se arrasta sem que a obra fosse concluída.

Este empreendimento abriu a porta para a completa descaracterização de um cenário único que encantava a todos que tiveram o privilégio de passar por lá. Após várias denúncias ao ministério público alertando para que fosse feito estudos de impacto ambiental, vimos a cada dia o chapadão ir se transformando em um canteiro de obras. Alguns empresários ainda se deram ao desfrute de plantar coqueiros na área vermelha, que na época foi considerada pelo poder público local como intocável, devido a delimitação que a prefeitura dizia ter feito para proteger a área mas que nunca foi respeitada.

Durante todos esses anos denunciamos em vão a praticamente todos os órgãos ditos competentes sobre o crescimento desordenado de Tibau do Sul e o que poderia acontecer com um destino turístico que não respeita os seus atrativos e a sua vocação Acredito que já chegamos a uma situação limite, não há muito mais o que perder. Quanto tempo durará este turismo insustentável?

A minha pergunta para quem quiser responder é: como viver o melhor de 02 mundos se não se respeita o que há de mais valioso nessa vida? Será que alguém viva melhor destruindo os sonhos e a vida de outras pessoas só para ficar mais rico? Não sei quanto cada empreendedor ganhará vendendo o melhor de 02 mundos. Francamente não acredito que as pessoas que comprem esses empreendimentos viverão melhor . Provavelmente ficaram cercadas em seus mundos e precisem andar com seguranças para se deslocar no mundo real. O preço que vão pagar com certeza será bem alto.

O sonho está acabando e o chapadão também. Quem perdeu mais com tudo isso fomos nós.

Márcia Nascimento.

Parabéns pelo blog , espero que nesse espaço surjam idéias e debates mais interessantes do que em outros que existem por aí.

policarpo matos disse...

um dos pricipais problemas é e até agora foi... falta de oposição!! a prefeitura nunca teve oposição(vereadores,mov empresáriais,associações,população..) realmente td mundo(salve alguns) só se preocupou c o seu!! espero q o cara do santuáro ecologico não seja om a maioria(até agora ele é um exemplo)! parabéns peo blog!!

Anônimo disse...

Atenção amigos: O blog do senhor Carlos Gomes informa que serão colocados canos do esgotamento sanitário no Chapadão!!!!! Era só o que estava faltando não é???
Vamos ficar de olho nisso. Talvez fosse interessante publicar nesse blog o tal projeto.
Depois que construiram a estação elevatória atrás da igreja tudo é possível.
Como diz um antigo e conhecido nativo de Pipa "Depois que jogaram bosta em Deus... a coisa realmente fedeu aqui em Pipa"

Anônimo disse...

Ao anônimo acima:
Com todas as construções que vai ter no Chapadão o saneamento básico é fundamental. Ou você prefere uns canos jogando merda falesia abaixo?

O barquinho cheio de merda atrás da igreja foi construido durante a gestão municipal anterior!
Cada prefeito constroi seus "monumentos"!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O certo meu amigo acima era não ter nehnhuma dessas construções aí no chapadão não é ??

Anônimo disse...

Pois é, amigão.
O certo seria isso mesmo, mas a realidade é bem diferente...

Anônimo disse...

A realidade é bem diferente mesmo, eles constroem em locais inadequados depois o poder publico tem que correr atrás do prejuízo bancando o saneamento.

Anônimo disse...

Isso mesmo. Como a figura que construiu irregularmente na falésia e agora quer porque quer que a prefeitura faça um muro de proteção na praia! Quem já viu?