sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Falta de Comprometimento do Poder Público

Recebemos pelo e-mail o texto a seguir, enviado pelo sr. Adaebson Santos, o "Nino", com pedido de publicação.

Falta de Comprometimento
do Poder Público Municipal

Ontem 29/01/10 aconteceu na Escola Estadual Clovis Lisboa em Pipa as Oficinas sobre a Gestão do Turismo que foi realizada pela START Consultoria, contratada pelo governo do estado para ministrar as oficinas para 4 municípios dentre os que compõem o Pólo Costa das Dunas, e Tibau do Sul foi eleito para está entre esses 4 município.
Segundo um dos consultores presentes, oficina tende fazer uma espécie de pesquisa da gestão municipal e da gestão do turismo do município de Tibau do Sul, sendo o público alvo os gestores públicos e a sociedade civil. Com a finalidade de planejar as ações do município junto ao PRODETUR-NE.
As oficinas foram divididas em duas etapas, uma que iniciou às 15:30h voltada somente para o setor público municipal e a das 18:00h para sociedade civil.
Na oficina da 15:30h esperávamos a presenças do prefeito, de todos ou boa parte dos secretário municipais e talvez os assessores deles e funcionários da prefeitura em geral, mas como já é de praxe, prevaleceu a falta de compromisso dos que estão a frente desse município, e na oficina voltada para o setor público só se fizeram presentes cinco pessoas, sendo eles: Carlos Gomes e Sheila da Sec. de Turismo, Ariane do GG Turismo, Manoel Messias e eu da Câmara Municipal. Outras pessoas que não compõe o setor público, mas estavam presentes, participaram da primeira metodologia.
A primeira metodologia utilizada pelos consultores foi um questionário onde o participante avaliava a gestão pública municipal e a gestão do turismo, e o que fazer para sanar os problemas dessas esferas.
A segunda metodologia utilizada foi a seguinte: No âmbito externo, onde a gestão municipal não tem controle da situação, mas mesmo assim ela afeta de forma benéfica ou maléfica o município. Os participantes apontavam cinco OPORTUNIDADES e cinco PREOCUPAÇÔES que achassem que o município deveria ter. Ex de OPORTUNIDADE: Copa do Mundo de 2014. Ex de PREOCUPAÇÔES: Baixa do Dólar.
A terceira metodologia era fazer com que os participantes apontassem PONTOS FRACOS e PONTOS FORTES internos da gestão pública municipal. Ou seja: aquelas questões que a gestão municipal tem total controle (ou ao menos deveria ter). Ex de PONTO FRACO: Problema da limpeza pública. Ex de PONTO FORTE: Não encontrei nenhum (quem souber por gentileza repasse a todos os participantes da oficina).
Não tive conhecimento da metodologia utilizada na oficina direcionada para a sociedade civil, tampouco da quantidade de participantes.

9 comentários:

Anônimo disse...

Ex de PONTO FRACO: Problema da limpeza pública. Ex de PONTO FORTE: Não encontrei nenhum (quem souber por gentileza repasse a todos os participantes da oficina).

Pior que é verdade, encontrar um ponto forte nessa gestão é muito difícil mesmo, mas ainda tenho esperanças que dará certo!

Anônimo disse...

No total foram 7 a 8 pessoas de cada grupo, ou seja, do poder público e da iniciativa privada.pelo que me informaram.
Uma atividade tão importante, mas com falta de comprometimento do povo, principalmente do poder público.e,disseram-me que A Sheila, lá da Secretaria de Turismo, entregou convites pessoalmente e esteve mostrando a importância da Oficina.
Parece que é um problema cultural. a tchurma não tá afim de uma gestão decente não.

Eder Guimarães disse...

Após 13 meses de Administração Nilsinho e Junior Barros(PDT/PT), pouco se realizou.
Seria insano pontuar ou avaliar o que se deixou de fazer.
A cituação em que se encontra
o município é no minimo preocupante, ver-se uma gestão congestionada e inviabilizada pela falta de uma refórma administrativa e conseqüentemente a falta de autonomia de suas secretarias. Sem esse pré-requisito fundamental é impossivel se falar em gestão. Caso contrario vamos passar os próximos dois anos e onze meses na éterna valsa Tibauense, sempre passando de um lado ao outro perdidos no turbilhão da incompetência, inoperâncio, desmandos e ingerência administrativa.

Anônimo disse...

Ponto forte ??
Não, realmente aqui em Tibau do Sul não vejo ponto forte, nem nessa administração nem na admininistração anterior. Todos são ou foram fracos e incompetentes.

Anônimo disse...

Infelizmente eu não fiquei sabendo da existencia dessa oficina, como nunca fico sabendo de nada. Das formações dos conselhos municipais, das audiencias, aqui é tudo feito por debaixo dos panos.
Enquando isso os Postos de saúde estão sem medicamentos, o crack vendido como agua e consumindo os pais de familias, turistas....e nossas crianças.....cada a Assistencia Social?????

carlos gomes disse...

Olá amigo!
Tivemos uma semana para divulgar a Oficina...tudo está sendo feito com prazos curtos...e ainda tivemos o workshop de turismo de segunda residência...mas avisamos a todos do poder público...e a todas as ONGs inclusive se você observar ainda há, neste site Pipa Tv, avisos sobre a Oficina de Gestão...
O importante é estar antenado e/ou ligado a alguma ONG...
Abraços

Anônimo disse...

ponto para o Éder!a verdade e uma só:as secretarias municipais de tibau do sul não funcionam, o prefeito centralizou tudo, logo ele que não dar conta nem de ser prefeito.convenhamos que lá uns secretarios meio fracos, mais gente com esse prefeito travando tudo poderia se colocar o mehor e mais preparado tecnico, vindo lá dos estates e nao daria jeito.o hospital ha dias tá sem fazer cirurgias por falta de um gerador,falta remedios, soro e ate o básico dos basicos, tipo luvas cirurgicas e de procedimentos e o prefeito não faz nada. dizem que a conta dele com os fornecedores do hospital é altissima e o desmantelo por ai vai.e tudo e ele quem resolve, e os secretarios e que levam. ele e prefeito e ao mesmo tempo e secretario e pior de todas as secretarias.nao confia em ninguem, e se acha o super homem para dar conta de tudo isso. será que e por isso que ele tá tão enrrolado? e muita coisa para o bixinho, to com peninhaaaa...kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Muito bem colocada suas palavras nino, temos que ter mais jovens politizados nesse município, e suas colocações a respeito da falta de compromisso dessa administração é bastante pertinente. Vejo em você um enorme potencial para a política desse sofrido município.

Marcão

Anônimo disse...

Falta de comprometimento publico é o Ponto forte da atual administração.
Saúde um caos,o lixo um lixo, a ruas anti-acessibilidade...as pessoas vivem caindo por causa dos buracos, mentiras e fofocas são mais importantes, a falta de respeito aos valores humanos é coisa desconhecida.
O crack é vendido que nem agua, a bocas estão aumentando a cada dia.
Gente é preciso se unir e sair as ruas, uma sociedade civil que não se manisfesta não resolve nada, é preciso manifestação publica, sair para as ruas e demonstrar indignação.
Esse senhor Carlos Gomes, como pode ser tão mau informado. O que importa é estar no poder, isso é que vale para ele.
Já ouviu dizer que é só dar o poder as pessoas para que elas mostrem que são.
Poder é responsabilidade, competencia, e justiça.