quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Arrecadação municipal


Mais um motivo para se preocupar com a administração do nosso município é a grande deficiência na arrecadação dos tributos municipais. Essa preocupação se dá pela grande queda na arrecadação no ano de 2009. Para se ter uma idéia da baixa arrecadação basta ver os números: Em 2008 foi arrecadado o montante de R$ 4.121.263,801, já em 2009 a arrecadação não ultrapassou dos R$ 2.223.853,175.

Certamente uns dos fatores que mais influenciaram na queda da arrecadação foi a crise financeira mundial ocorrida o ano passado, mas outros fatores também foram determinantes nessa significativa perda, como a falta de atuação da secretaria responsável pela arrecadação dos impostos, nesse caso a Secretaria Municipal de Administração, Tributação e Finanças, que tem a frente o Sr. Héber Dyego Medeiros da Silva, filho do prefeito, que, diga-se de passagem, não tem nenhum conhecimento nas áreas de atuação da secretaria a qual ele responde.
Veja abaixo alguns dos tributos que mais pesam na arrecadação municipal:

IPTU de Imóvel Edificado
IPTU de Imóvel não Edificado
ITBI de Imóvel Edificado
ITBI de Imóvel não Edificado
ISS Homologado – Eventual
ISS de Construção
Taxa de Fiscalização / Instalação e Funcionamento
Taxa de Licença de Execução de Obras / Urbanização
Receitas C/ REFIS – IPTU/Alvará

Fonte: Secretaria Municipal de Administração, Tributação e Finanças

6 comentários:

Anônimo disse...

Se não estou errado, na primavera do ano passado muitos municípios do RN, entre os quais Tibau do Sul, receberam um conspícuo repasse de verba do Governo do Estado para sanar o déficit...
Por isso dinheiro na Prefeitura não falta!

Anônimo disse...

o prefeitão pregou tanto em palanque contra nepotismo, e de cara deu o exemplo, colocando seu filho a frente de uma das mais importante secretarias do municipio.pode até ser legal mais não é de forma alguma etico.e logo ele o todo certinho.também jogou um monte de familiares e pior todos muito imcompetentes e arrogantes.essa queda na arrecadacao e o retrato da pessima atuação do governo nilsinho.e as coisas ainda vao piorar muito, vem muita bomba por ai. salve-se quem puder!!!

Anônimo disse...

A desculpa pra tudo é a tal da crise mundial.
Prefeito fraco,deve ser a crise mundial!
Secretaria incompetente,deve ser a crise mundial!
Nepotismo, deve ser a crise mundial!
A crise mundial atingiu até o carnaval de tibau do sul que vai estar lotado de bandas da "Bahia" ,agora que Bahia será esta ? Baía formosa, Baía da traição ou Baía de Camamu,só pode, porque bhaiana nãnãnão.
Eu que não sou besta prefiro ficar aqui curtido minha Baía dos Golfinhos pra não ver esse bando de incompetentes gastando nosso dinheiro com tanta baboseira que não contribui em nada pra o turismo de nossa cidade.

Anônimo disse...

Na verdade pode ser da baia sem "H" ou bahia com "H" o que importa é a festa que promete ser óóóóóóótima.
P.S:Pisirico é da Bahia com "H" viu.

Anônimo disse...

Eu só estou esperando constar na prestação de conta o valor arrecado na festa em Pipa dos ambulantes que pagaram por um espaço de calçada pichado pela prefeitura. Que vergonha!!!!

Anônimo disse...

é impressionante quantas pessoas são empregadas pela prefeitura. Vai lá qualquer hora e vai ver um monte de gente parado em frente a tributação, do hospital, da entrada principal.... Dentro da tributação é pior, inúmeras figuras com papel pra cá e pra lá fazendo de conta que trabalham. Secretário ou responsável não se encontra, dificiiiiiiiiiiiil. Agora no final do mês todos tem seu contra cheque. Assim só pode tá falido.
Será que não tem ninguem com minima noção de administração e know how de gerenciar essa prefeitura?
Até quando temos que asistir nosso destino ir pro pau?