quinta-feira, 24 de março de 2011

Unidade de Conservação da Pipa reforça turismo no Rio Grande do Norte


Por Assecom-RN

A governadora Rosalba Ciarlini assegurou o apoio do Governo do Estado para a implantação da Unidade de Conservação da Pipa, projeto que está sendo elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. O diretor das Unidades de Conservação do ICMBio, Ricardo Soavinski, em audiência com a governadora no início da noite desta quinta-feira (24), considerou que o potencial turístico da Praia da Pipa aliado ao projeto de conservação ambiental poderá ser destaque em todo o mundo, principalmente a partir da grande visitação que o Rio Grande do Norte irá receber com a Copa do Mundo de Futebol em 2014.
O interesse do ICMBio é acelerar a construção do parque - que deve ficar pronto antes da Copa de 2014. Para isso será preciso uma boa articulação política entre o Governo do Estado, o Governo Federal, através dos ministérios do Meio Ambiente e do Esporte e Turismo. A instalação da Unidade Conservação da Pipa terá reflexos no desenvolvimento ambiental, turístico e econômico do Estado, inserindo o RN no roteiro do turismo nacional e internacional.
Participaram da audiência, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN), Marcelo Toscano, o Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino, a Procuradora do Estado, Marjorie Madruga, o secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, e o secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jáder Torres.
Fonte: http://www.rn.gov.br/

8 comentários:

Anônimo disse...

Essa matéria só diz que eu falei a verdade, dizendo que turismo atrai dinheiro e trabalho.
Post meu no Nova Pipa.

Anônimo disse...

Hello?????

Destaque mundial do quê?

Com saneamento precário, lixo espalhado pelas ruas e prais e com um desenvolvimento urbano descontrolado que cada um que têm influência na prefeitura faz o que quer, que exemplo podemos dar?

Que exemplo que Pipa pode dar???

De paraíso só temos a beleza das praias porque os seres humanos mais influentes (sejam do poder público ou privado) que decidem e comandam esta cidade não estão nem aí o cuidado com o meio ambiente.

Se as coisas simples não forem feitas (é só ter boa voontade e colocar em prática), estes projetos mirabolantes e megalomaníacos continuam soando como insanidade e mais uma maneira de ter acesso a verbas...o resto da história do que farão com uma parte significativa destas verbas a gente já sabe de cor e salteado!!! Infelizemente!!!

Pipense disse...

Amante da Nova Pipa, escute!
Este projeto que as pessoas sérias do RN estão fazendo é justamente para impedir que monstruosidades como a Nova Pipa saiam do papel. No dia em que Tibau do Sul estiver cheia de "Novas Pipas" só o turismo de massas acontecerá. Se você gosta tanto de multidões, seu lugar é uma grande cidade, porque vir morar numa pequena cidade e achar que ela deva ser gigante é coisa de maluco! Qual é sua profissão??? Trabalha para a CVC (Câncer Vem Chegando)? Ame o lugar onde seus filhos e netos poderão ser felizes. Com todo respeito, vá fazer sua Parnamirim noutro lugar! Eu já fugi de lá!

Márcia Nascimento disse...

Ainda resta um pouco de esperança, apesar de tantos interesses. Espero que saia do papel antes que seja tarde.

Anônimo disse...

Eu entendo o que você quer dizer Pipense, mas acho meio que impossível não existir evolução e progresso.

Não trabalho com turismo, mas é o que move nossa cidade!

Pipense disse...

Amigo descrente: tudo depende do que você chama de "evolução e progresso". Dá para explicar? O que eu acho evolução é o mesmo que você? O que eu entendo como "progresso" é a mesma coisa que você? As pessoas moram onde se acham bem. Muitos nativos de Pipa pensam que bom mesmo seria morar num grande centro, cheio de comércio, facilidades e urbanidade. Há também em Pipa, moradores vindos de enormes cidades para aqui encontrar OUTRO estilo de vida. Não é "melhor" nem "pior", é DIFERENTE. Cada um mora onde o meio ambiente lhe parece mais agradável. São Paulo tem coisas ótimas. Fazer turismo lá deve ser genial. Só que morar lá prá outros não dá! Tem que ser, como para mim, um lugar CALMO! Se você acha que Pipa deveria ser MUITO maior do que já é, porque não se muda para outra praia mais desenvolvida, antes de achar que aqui tem que ser multidão. Conto com sua resposta pois admiro sua inteligência!

carlos gomes disse...

Na realidade o que estamos fazendo é, utilizando a vontade do governo Dilma, de ter os parques nacionais em cada estado que sedia a Copa de 2014, implementar o parque nacional da Pipa que, na realidade abrange toda a APA Bonfim Guaraíras...
Já temos a REFAUTS organizada...estamos concluindo o levantamento do Parque da Mata da Pipa(PEMP)...e podemos, com o apoio do governo do estado, através das secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, do IDEMA,da Procuradora Marjorie Madruga,através da procuradoria do estado, do promotor André Mauro, do ministério público, da UFRN, através do departamento de biologia, do IBAMA e do Projeto Tamar, ter uma estrutura de parque de alto porte e ser exemplo a todos que aqui vierem visitar...durante a Copa de 2014...
Abraços

Anônimo disse...

Pipense, o CG resumiu pra mim.

Tu acha que eu indo pra uma grande capital, vai fazer parar tudo isso que acontece aqui??

Eu estou apenas entendendo o crescimento, não tem como voltar aos anos 70 aqui.

Não ganho nada com isso, estou apenas me expressando.