quarta-feira, 23 de março de 2011

Dúvidas sobre o Projeto Afeto

Junto com a pequena imagem ao lado, recebemos da Sra. Luz Lima o texto a seguir, que publicamos em baixo na integra. Será que alguém tem respostas para tantas perguntas?

*************

Boa tarde! Sou a favor de projetos sociais e contribuo sempre, mas quero ser respeitado e antes de qualquer coisa, saber para onde e como está sendo empregadas as minhas doações e as doações de tantos outros, que se preocupam com o bem estar do próximo.
Vi no site do Projeto Afeto http://www.projetoafeto.com.br/ um link “Prestação de Contas”, mas obtive ali nenhum retorno plausível. Então tenho dúvidas e gostaria das respostas:

A Sra. Tânia é funcionária do município de Tibau do Sul (professora) e também recebe um percentual de 20% de todas as doações e arrecadações em eventos realizados, levando a bandeira do Projeto Afeto? Se sim, porque tais valores não constam na Prestação de Contas divulgada no site?

Quais os nomes dos pacientes/crianças que são beneficiadas pelo Projeto?

Cadê o campo Receitas recebidas no período na Prestação de Contas apresentada no site da instituição?

Qual o CNPJ do Projeto Afeto?

Qual a ligação do Projeto Afeto e o Educapipa?

Como são contabilizadas as doações feitas por estrangeiros?

O Projeto Afeto fornece recibo para lançamento no IRPF?

Como os órgãos competentes fiscalizam os recursos do Projeto Afeto?

O que seria despesas com supermercado e material de consumo, informados na Prestação de Contas? Quem recebeu as doações de alimentos arrecadados nos eventos? O Projeto oferece alimentação diária para as crianças? Se sim, em qual horário para podermos fiscalizar?

Por que existem despesas com gasolina se vejo um carro da prefeitura sendo utilizado? Qual a ligação do Projeto Afeto com a prefeitura?

Enfim, quero entender a causa, princípios e seus resultados obtidos pelo Projeto Afeto. Quero continuar indo a eventos promovidos pelo projeto e manter no meu estabelecimento o adesivo, com a certeza que estou ajudando famílias e crianças necessitadas e não oportunistas.

28 comentários:

Anônimo disse...

Gosto de saber que na nossa cidade tem um projeto social, já que a prefeitura deixa a desejar.
Ter as respostas do AFETO será uma coisa boa para confiarmos

Anônimo disse...

Cara Sra. Luz, vou tentar lhe dar uma luz ... o que sei é que este Projeto Afeto é um Projeto, e como tal não tem CNPJ. QUando recebe dinheiro ou consegue alguma verba, pede emprestado o CNPJ de ONGs, como a Educapipa, para que lhe cheguem o dinheiro. Logo a ligação do Projeto Afeto com a Educapipa é essa, de emprestimo do CNPJ para conseguir doações. Quanto aos orgaos, posso te falar apenas que caberia ao MP, como ocorre com todos os projetos, e claro, a prefeitura por estar dentro dos limites da cidade de tibau do suu.

Anônimo disse...

Recebe 20% das doações mais o salário da prefeitura??? Também gostaria de saber a relação do projeto com a prefeitura. A Sra responsável pelo projeto está sedida pela prefeitura ao projeto???

Anônimo disse...

Será que essa senhora Luz, não pode ir no projeto perguntar pessoalmente a Srª Tânia sobre isso??

A Srª Luz tem filho ESPECIAL para saber o que o projeto faz???

Anônimo disse...

Acompanho há anos e de perto o trabalho do projeto e tenho a certeza da total dedicação, idoneidade e honestidade da sua coordenadora!

Ela preza pelo trato do dinheiro recebido, bem diferente do que o poder público faz com o dinheiro dos contribuintes.

Ela não fica com nenhum centavo do projeto! Recebe apenas o salário da prefeitura.

Mas tenho certeza que todas as respostas serão facil e rapidamente respondidas!

Em tempo: será que a atual administração deste município conseguiria responder da mesma maneira o que faz com o dinheiro público?

Todos sabemos muito bem para onde vai o dinheiro, mas eles nunca poderão dizer isto...por isto nunca respondem e nunca levam a sério a transparência na administração pública, mesmo com diversas solicitações do ministério público!!!

Anônimo disse...

Taninha é uma pouco duvidosa pois, fala em ser honesta mas o que sei e ela encher o saco do prefeito pedindo as coisas e não faz nada...E as doações????O MP deve ser acionado para descobrir o desvio das doações....espero justiça...........

Anônimo disse...

sou psicologo em tibau do sul e de qualquer forma acho muito importante e interessante qualquer projeto que venha a beneficiar a comunidade, não conheço o projeto nem a senhora tania, mas acho que ela não tem problema algum em apresentar estas prestações de conta, de qualquer forma deixo aqui meus parabéns pela iniciativa de um projeto de ajuda.

Anônimo disse...

Ao invés de acusar, por que vc não visita o Afeto?

Lá e no Educa Pipa está toda contabilidade do projeto que vc pode ter acesso e fazer uma auditoria se quiser.

Saiba que calúnia é crime e antes de acusá-la publicamente de desonesta, por que vc não passa lá?

O AFETO está aberto para todos acompanharem, inclusive o Ministério Público que há anos acompanha nossas atividades e sabe muiiiiito bem como tratamos o dinheiro de terceiros!!!

E olha que falo isto com muita tranquilidade e segurança e nem faço parte formal do Afeto...e já acompanhei de perto a auditoria das contas do projeto!

Agora, não a acuse de maneira leviana apenas porque ela cobra do poder público o que é lei!!! E o que é lei deve ser cumprido! Apenas isto! Nem mais nem menos!

Alberto disse...

estranho que a tal Luz não acusou ninguém, mas pediu explicações. o projeto pode se defender dando as respostas.

acho que assim como cobramos da prefeitura, temos que cobrar do projeto, já que a Tânia é funcionária pública e recebe graças aos nossos impostos.

Alê Quites disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

tb ja ouvi o comentario que a Sra.Tania recebe um percentual sobre as doações

la verdade seja dita: a coordenadora do projeto mais parece uma secretária que liga para funcionários da prefeitura lembrando-os dos seus deveres.

no AFETP não existem atividades regulares, como aulas para as crianças deficientes – vez ou outra acontece alguma oficina, mas toda criança precisa de atividades motoras, cognitivas e visuais com frequência.

Um espaço grande daquele servindo tão pouco: cozinha parada, sala de computador sem nenhuma utilidade (a maior parte das máquinas doadas já foram vendidas), uma sala de brinquedos sem uma professora para orientar e um galpão servindo de bazar.
As poucas atividades que acontecem dentro do Afeto são frutos do trabalho voluntário de fisioterapeuta, professores de yoga, capoeira, etc. Já que a Sra. Tânia é educadora, por que não passa o tempo com a "mão na massa", digo, ensinando as crianças especiais? Temos agentes sociais, centro de fisioterapia e acompanhamento de enfermeiros e médicos em visitas domiciliares e medicamentos, sabemos que falta muito, mas a prefeitura parece estar mais interessada em investir na saúde

Lugar de professor é dando aulas, estimulando o desenvolvimento das crianças.

as campanhas são feitas, o povo participa e o povo cobra respostas. chega de enrolação!

Anônimo disse...

Parece que estão fazendo uma tempestade em um copo d'agua. A Sra que escreveu o post só está querendo saber sobre a aplicação do dinheiro dela (ela diz no post que doa para o afeto). Olhei no site oficial do afeto e realmente não há referência sobre o volume de doações. A prestação deve ser mais clara informando o total doado por particulares e a ajuda do governo/prefeitura. Os gastos também deveriam ser mais claros. Pergunta: Os medicamentos são comprados na farmácia da antiga secretaria de saúde (cunhada do ex prefeito)? Lá é mais barato o que farmácias em Natal ?? Por que tantos gastos com passagens de ônibus, vam, gasolina ? As crianças vão a Natal para consultas? Esse tipo de coisa tem que ficar claro, principalmente, para as pessoas que contribuem... e parece que isso não está acontecendo . Afinal, se assim fosse, a tal Sra Luz (doadora) não estaria com tantas dúvidas a respeito do projeto.

Anônimo disse...

O projeto funciona na casa alugada da familia do ex prefeito, os remedios são comprados na farmacia da familia do ex prefeito, material de construção comprado na loja de pessoas muito ligadas ao ex prefeito (dados extraídos da prestação de contas presente no site do projeto). Pelo que dizem quem conseguiu a verba do governo Ibere que mantinha o projeto no ano passado foi o ex prefeito. Por isso, a coordenadora do Projeto ficou tão revoltada quando Iberê perdeu!!!!!!

Acredito que um projeto desta natureza, tão importante para o município, não deva estar tão ligado a grupos políticos. Cobrar do poder público que cumpra seu papel em relação as crianças especiais do município, é louvável, mas, quando se faz isso e se está tão ligada a outro grupo político, o discurso acaba perdendo o sentido.

Leonardo C. disse...

Interessante! se a dita senhora diz fazer doações ao projeto ela deve conhecer de perto as ações do projeto no qual está contribuindo, ou ao menos deveria. E a mesma, se por um caso quisesse realmente tirar sua dúvidas sobre o projeto deveria a principio procurar a coordenação para obter melhores esclarecimentos. SE O INTUITO DA TAL SENHORA FOSSE REALMENTE PROCURAR INFORMAÇÕES E NÃO COLOCAR EM CHEQUE A IMPORTÂNCIA DO PROJETO E A IDONEIDADE DA COORDENADORA. Esse seria o caminho mais prudente. E só em caso de objeção da coordenação em responder tais dúvidas dai procurasse um meio de comunicação.

Anônimo disse...

A verdade é que precisa ser mais transparente as prestações de conta... mas o que sei a medicação não é só comprada na farmácia do Ex prefeito pois, a prefeitura atual participa com a funcionaria cedida ao projeto na compra de medicamentos e transporte as crianças ...

fernando disse...

Cuidado Sra Luz,para o feitiço não ir contra o feitiçeiro,Tãnia,mostre p/ ela a cara do projeto,deixe a transparência aberta p/ todos,conte comigo,meter o pau é facil,quero ver provar Sra Luz,prove com documentos.

Tito Rosemberg disse...

Conheço Tania Casellato há seis anos e a tenho como pessoa da maior seriedade. Traumatizada com esta polêmica ouviu de mim que deveria apenas e calmamente mostrar porque compra onde compra, quanto recebe, e para onde vão as verbas e doações do excelente e indispensável Projeto Afeto, pelo qual tenho o maior respeito e admiração.
Tania, repito: ponha logo todos os relatorios de receitas e despesas na internet e satisfaça logo os curiosos ou paranóicos ou pichadores compulsivos e o cínicos, que não acreditam que haja mais ninguém honesto no mundo. Poucas pessoas públicas nesta Pipa estão fazendo maior bem para a comunidade do que Tania Casellato.

Jack dEmilia disse...

Acompanho o trabalho de Tania Casellato desde o começo e acho que se trata de uma missão social de alto valor humano. Não sei quanto ela ganha, nem quero saber. Não me parece que ela esteja se enriquecendo às custas de ninguèm. Muito pelo contrario, acredito que, pondo nos pratos da balança o salario de Tania e o beneficio social, ninguém duvide que quem ganha é a comunidade mesmo!
Gravei uma entrevista de Tania no ano passado, que ficou um tempão na gaveta, e se ela achar útil podemos enfim publicá-la agora.

policarpo disse...

acho q esse projeto é muito importante...as familías das crianças o digam.... acho q mesmo q ela ganhe....ela também tem q ganhar(p viver prescisa-se de grana).

Anônimo disse...

No web site do Projeto Afeto tem dois links para assistir a uns vídeos... mas um vídeo publicado no youtube foi removido pelo usuário e este outro aí tá com defeito http://www.projetoafeto.com.br/video.html no meio do vídeo trava e fica com a imagem parada!

Fabiana disse...

É incrível a falta do que fazer de certas pessoas, que não tomam conta da própria vida mas arranjam tempo de criticar e caluniar as poucas que fazem o bem pela comunidade.Já que a Sra Luz se diz doadora do projeto afeto deveria saber responder pelo menos metade das questoes que fez. E eu gostaria de saber o que seria dessas crianças e dessas familias sem o projeto?,sem a atuação presente da cordenadora Tania? Poderiam contar somente com a boa vontade do poder publico?
Não tenho dúvida alguma sobre a seriedade e importância desse projeto para a comunidade e principalmente sobre a idoneidade da cordenação.
Quantas vezes presenciei Tania tirando dinheiro do próprio bolso para que esse projeto pudesse ter continuidade, quantas vezes acordou de madrugada para acompanhar as crianças a Natal para exames e consultas, das quais muitas vezes não foram devido a falta de transporte da prefeitura...quantas vezes os direitos dessas crianças só se fizeram validos por causa da insistência da cordenadora perante ao poder publico?

Anônimo disse...

Me parece que as duas facções politicas locais continuem soltando bombas uma na outra e que a prof. Taninha acabou pagando as consequencias disso!
Nada a ver!
A prof. Taninha pode ficar de cabeça erguida!

Educapipa disse...

Nestes últimos sete anos, nós da Educapipa, temos tido a oportunidade de acompanhar o trabalho de Tania Regina Casellato com suas crianças. São muito poucas as pessoas que conhecemos e que sejam tão honestas, dedicadas e apaixonada em ajudar o próximo, num trabalho sério e responsável como é o de Taninha no seu Projeto Afeto.
A Educapipa – Associação Educacional Comunitária do Município de Tibau do Sul, funciona também como uma incubadora de projetos. Acolhemos projetos que beneficiem a nossa comunidade e tenham pessoas responsáveis e idôneas a coordená-los. Gerir verbas, públicas ou privadas, é um trabalho de extrema responsabilidade. Fazemos isto com zelo e seriedade, cientes de que estamos aqui para servir à comunidade.
Todos os projetos da nossa entidade, precisam ser contabilizados e prestar contas do uso dos recursos. Para quem quiser consultar e redimir quaisquer dúvidas que possam pairar sobre a seriedade e a responsabilidade sobre a gestão dos recursos destinados aos projetos da Educapipa, pode vir consultar as prestações de contas destes projetos. Temos arquivados e disponíveis os documentos contábeis relativos a todos eles.
Gostaríamos de aproveitar a oportunidade e solicitar a todos ajuda para a Educapipa. Estamos sempre recebendo de braços abertos aqueles que possam colaborar conosco com trabalho voluntário para o município. Aos interessados, favor contatar Norma 32462309, 99856203.

Alê Quites disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Os senhores da Educapipa poderiam nos explicar o que fizeram com todo o dinheiro que chegou para o Ponto de Cultura? A sede da ong está sempre fechada e agora também o blog TVPipa que reportava alguma notícia foi desativado.
Estão sempre procurando voluntários para trabalhar gratuitamente numa ong que recebe um montão de grana, mas por que não oferecem um salário para quem tem boa vontade, mas não quer ser explorado?

Anônimo disse...

Eu fico me perguntando por que algumas pessoas pseudopolitizadas, falam tanta besteira sem ter a mínima noção do que está falando? Por que essas mesmas pessoas não vão lá fiscalizar em locu o que está acontecendo com o dinheiro de projetos? Por que não vão nas ongs por exemplo, pra saber das necessidades e dificuldades por que passam. Onde estava essa pessoa nos dias em que o dinheiro do ponto de cultura foi investido? Por que a pessoa que tem tanta duvidas e diz tantas bobagens não participa?
Será que ela acha que viver num mundinho blog vai conseguir achar respostas do que tá sendo feito com o dinheiro?
Vá. PArticipe!!! Fiscalize!!! Se tiver algo errado faça como a Tania, vá ao Ministério Publico e exija a aplicação da lei. Mas faça alguma coisa pelo amor de Deus.
Como é fácil vir digitar sem ter qualquer conecimento de causa.
Por favor, participem. Mas de verdade.

Anônimo disse...

Aqui só rola é conversa!
Respostas e explicações, que é bom, nada!
Transparência já!

Anônimo disse...

Isso aí: nenhuma explicação.
Todo mundo tem direito de perguntar, se saber como funciona o projeto. Tem gente falando em ACUSAÇÕES, mas o que li são dúvidas, perguntas feitas.


Chato mesmo é saber que o Educapipa, que é o parceiro do Projeto Afeto, e empresa o CNPJ por pura caridade, também não funciona como deveria. Faz tempos que passo por lá e sempre tá de portas fechadas.

O povo não é besta, viu?!
Mesmo quem nunca ajudou o projeto Afeto, sabe que o salário de professora vem dos impostos que pagamos.