segunda-feira, 1 de março de 2010

Barraqueiros são retirados da praia do Madeiro #2


Comerciantes da praia do Madeiro em Tibau do Sul foram expulsos. As barracas foram derrubadas por agentes da polícia ambiental e funcionários da prefeitura que cumpriam mandato judicial que alegava trabalho irregular.
Quem foi até a praia durante esta quinta-feira e hoje (26) pela manhã se deparou com esta cena: isopor com congelados, tacho de frituras, freezer e pedaços de barraca espalhados pelo chão.
Aos poucos as pessoas subiam a escadaria que dá acesso à praia com o que ainda dava para ser aproveitado, o único trabalho que restou.
Indignados com tudo que estava acontecendo, funcionários e proprietários viram anos de dedicação serem destruídos em algumas horas. Nem o mais antigo e famoso bar do Jegue permaneceu de pé . O dono passou mal e precisou ir embora do local. Algumas pessoas se queixaram da violência com que foram abordadas.
Na última segunda-feira foi informado aos comerciantes que a retirada seria feita em quarenta e oito horas, prazo determinado pela justiça. Os barraqueiros alegaram que sempre tiveram autorização para exercer a função no local, desde as administrações anteriores, tanto que alguns estavam aqui há oito anos.
Uma escolinha de surf também foi derrubada. Essa é uma das principais atividades e o grande atrativo da praia que sempre tem algum surfista deslizando nas ondas do mar. O professor sempre quis regularizar a escola com a atual administração da prefeitura, mas mesmo sem conseguir, e depois de tudo que aconteceu, ele vai permanecer trabalhando.
No total eram quinze barracas . Algumas bastante tradicionais e conhecidas na região. Uma parte foi derrubada ontem a tarde e a outra hoje pela manhã. Agora os funcionários desempregados pedem justiça.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não estou conseguindo assistir ao vídeo.

Anônimo disse...

Acredito que a lei tem quer ser cumprida, se estavam irregulares tinham que ser punidos.
O amigo que tomou conta de fazer o bar em cima da falesia do madeiro achou que era o todo poderoso é?
Agora usar de violencia é um absurdo.
Quando é que os poderesos, policia, governantes vão realmente se preparem para lidar com os seres humanos, com a natureza de forma digna e repeitosa?
Essa galera esta por fora de direitos humanos.