domingo, 6 de setembro de 2009

Área de Pedestres no centro da Pipa


Com uma atitude surpreendente e polêmica, a Prefeitura de Tibau do Sul fechou o transito de veículos a motor no centro da Pipa durante esse feriado de Sete de Setembro. A iniciativa causou perplexidade entre os moradores e os turistas, que surpresos não sabiam por onde ir. Muitos foram os comentários na rua ontem à noite. Contrários e favoráveis à iniciativa concordaram que foi falta grave não ter informado previamente a comunidade e não ter publicado um panfleto que mostrasse aos turistas as vias alternativas para a circulação dos carros.
Deixe agora sua valiosa opinião, criando um comentário a este post e votando na enquete ao lado.

13 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a idéia é ótima mais precisa de uma formulação melhor.
Sou funcionário de uma pousada em Pipa e recebi reclamações dos hospedes que haviam feito reservas, que devido ao bloqueio das vias publicas foram obrigados a carregarem suas bagagens por um longo trajeto, se vendo ainda obrigados a pagarem um estacionamento particular para abrigar seus veículos sendo que a pousada possui estacionamento.
Outro ponto foi que deixamos de alugar 02 apartamentos, pois as pessoas ficaram impossibilitadas de chegarem à pousada com seus respectivos veículos o que dificulta e praticamente inviabiliza fazer-se o comércio dessas unidades.
Fui morador de 02 cidades turísticas do estado do Rio de Janeiro onde é aplicada essa idéia de controle de fluxo de veículos Trindade – RJ e Paraty – RJ, e o conselho que eu daria para tal controle seria fazer um levantamento de quantas vagas de estacionamento Pipa possui contando as vagas das pousadas e vias publicas e a capacidade de fluxo que Pipa comportaria, alem de criar caminhos alternativos às vias interditadas, pois tendo o turismo como principal fonte de renda fica difícil implantarem esse método sem um estudo mais detalhado onde envolveria donos de hotéis, pousadas e restaurantes para criar um sistema onde cada estabelecimento fornecesse ao órgão responsável pelo bloqueio as informações necessárias ex: Numero de apartamentos disponíveis, vagas no estacionamento entre outros para ai sim em comum consenso implantar tal sistema que zelaria pela segurança e acessibilidade a este maravilhoso pólo turístico.

Anônimo disse...

Eu como moradora e funcionária de Hotel fiquei transtornada e extremamente constrangida com as inúmeras reclamações de nossos cliente que ficaram "perdidos" em Pipa ficando horas tendo chegar ao Hotel sem nenhum tipo de informação clara, inclusive tive uma familiar grávida que foi impedida de ir à minha própria casa (com garagem) tendo de deixar seu carro em estacionamento e carregar suas bagagens, quando liguei para policia para solicitar uma providência fui avisada que eles não poderiam fazer nada a não eu procurar o Tenente pelas ruas (tentei mas não o encontrei) e que havia sido avisados a todos!? Mas deixo também claro que após 2 horas de procura e constragimento o encontramos e o mesmo que solucionou meu problema.
Outra coisa é como cobrarem que a Av: Baia dos Golfinhos seja mão única se não dão a mínima condição a rua da Mata? Choveu ontem é mão dupla, se está sol é mão única? Temos que adivinhar o dia que está mão dupla ou única? Adivinhar qual sentido a van passa para Tibau/Goianinha?
Meu povo quanta organização!

policarpo matos disse...

absurdo não ter avisado pelo menos um mês antes!!!rua da mata(onde moro)levanta poeira até andando,sem sinalização,sem informações turísticas,ruas estreitas,gente p caramba,altamente estressante p o turista e p gente!!

Anônimo disse...

Tb concordo com todos, creo que a Pipa desta forma vai diminuir seu publico, pois todas as pessoas sejam elas moradoras, turistas, empresários estão se prjudicando com isso, se o tenente que decidi isso onde ele4 estava para que possamos mostra nossas reservas???? com quem se falava??? fica complicado um hospede vim a Praia da pipa e passar por esse constangimento, a Pipa não é destino baratyo para que as pessoas quem venha fazer turismo passem por isso, crep que se todos os feriados for acontecer isso deve se ter uma progamação, para que todos seja informados de normas e leis, horaários....

e as soluçoes quais vão ser???
todos os feriados saõ assim.

Anônimo disse...

PESSIMAAAAA CIDADE DESORGANIZADA

Anônimo disse...

É preciso reduzir o impacto do turismo em Pipa. A situação de Pipa é tão dramática que nem os moradores respeitam o trânsito. Então, porque consultá-los?

Panfleto em Pipa é papel na rua que os turistas e moradosres vão jogar na rua para entupir bueiros como o da foto abaixo.

Mara disse...

A falta de respeito aos moradores, turistas e empresários foi absurda neste feriado. Na praia de Búzios/RJ, tem uma rua para pedestres mas eles têem outras ruas que de acesso ao centrinho, tem mapas e posto de informações turísticas. Na minha opinião, a Av. Baía dos Golfinhos não deve ser interditada, durante o dia ela deve ser entrada dos veículos e das vans. Após uma certa hora,como já fizeram em outros feriados é que deve ser interditada. A colocação das manilhas, feias, poluindo o visual de uma praia tão bonita sem consultar e/ou informar as pessoas foi lastimável. Todos que perguntei(Telis/Pousada da Ladeira, Anita/Pousada Praina, Ana/Rest. Pacífico e outras), falaram não terem sido informadas, e isso, com a internet não se justifica. Outra coisa foi colocarem as manilhas nem no fim ou início de algumas ruas, fazendo as pessoas subirem para depois descer de ré sem nem saber prá onde ir, ninguém é palhaço. Minha idéia seria a instalação de dois tubos com correntes acopladas e que pudessem ser removidas caso houvesse necessidade e uma pessoa treinada faria isso. Esta pessoa teria um mapa para orientar os turistas. O Carnatal movimenta mais de milhões de pessoas em Natal e ninguém é proibido de ter acesso a sua própria garagem. Pode-se fazer um cartão (como fazem no Carnatal)para as pessoas que tem carro e trabalhem e/ou morem em Pipa terem acesso à sua casa e/ou comércio nos feriados. Este cartão poderia ter a validade de um ano e ser feito com documento do proprietário do veículo e conta de luz/telefone. Pode-se fazer agora antes do reveillon, me ofereço como voluntária para ajudar neste trabalho.

Outra informação recebida agora foi a colocação de tratores, máquinas pesadas do acesso da boate ao colégio Maturi.

GENTE PORQUE NÃO FAZEM NADA O ANO INTEIRO NO ANEL VIÁRIO E DEIXAM PARA FAZER ESTAS LOUCURAS NUM FERIADO DESTE PORTE????

Não faço parte de nenhum partido e, como CIDADÃ, gostaria de saber se além da prefeitura e da PM tinha mais pessoas envolvidas.
Quem quiser entrar em contato comigo:
email marafunch@hotmail.com
celular 9985-7667

policarpo matos disse...

poucos lugares no mundo são bem organizados!! Pipa ainda é maravilhosa!!mas a adm é terrível a 20 anos!!

Anônimo disse...

A iniciativa foi muito boa sim, só complicou um pouco para as pessoas que se encontravam hospedadas perto do palco da Ecologica, pois as passagens pelas outras ruas como a Gameleira se encontravam fechadas.

Anônimo disse...

TRUCULÊNCIA! ENFIM AS BESTAS MOSTRAM SUAS CARAS! CRIARAM BARRICADAS NAS RUAS SEM AVISAR A POPULAÇÃO E SEM CONSULTAR NINGUÉM! UMA OBRA PRIMA DA IGNORÂNCIA LOCAL! PIPA PRECISA DE MÃO ÚNICA, NÃO DE BLOQUEIO. E QUEM LEVOU A GRANA PARA AUTORIZAR UMA FESTA DA LOJA MAIS DESTOANTE DE PIPA, A ECOLÓGICA, A FECHAR A CIDADE PARA SUA FESTA? POSSO FECHAR A RUA PRINCIPAL PARA O ANIVERSÁRIO DA MINHA SOBRINHA? A QUEM DEVO PAGAR?

Anônimo disse...

Acho que a intenção talvez tenha sido muito boa. Mas convenhamos, foi constrangedor aos turistas que chegavam em Pipa e desejavam encontrar suas pousadas e não achavam acesso as mesmas. Vi turistas que se hospedaram no Pipas Bay por exemplo, deixarem seus carros estacionados na rua da albacora ( 600 metros de distancia ) e descerem com suas malas. Eu, como turista jamais voltaria a um lugar desses.

Por tanto senhores administradores. Pipa tem q ser planejada e não desorganizada. Porque o que deveria ser um beneficio, causou um verdadeiro transtorno a alguns estabelecimentos e principalmente aos turistas.

E ainda não posso terminar sem antes dar os parabéns a burrice de quem permitiu interromper uma rua como a baía dos golfinhos só para uma festinha de música eletronica que foi um fiasco.

O que deve ser feito e permitir apenas uma mão nessa rua e proibir carros estacionados.
Mas também para isso deve ser feito o asfalto do tão famoso e demorado anel viário. Porque ninguém tem a obrigação de transitar com seu carro em um acesso tão esburacado e cheio de poeira.

Moro em Pipa mas a cada dia estou vendo o crescimento desordenado desse lugar.

E para piorar, ainda tem a falta de água que é um problema antigo. Quando menos esperamos, quebra-se uma bomba da CAERN e leva-se semanas para consertar.

Resumindo, descaso, descaso e mais descaso.

Anônimo disse...

FOI PREPOSITADO, O PREFEITO NÃO QUER CÁ NINGUEM DE FORA.
ESSE PEQUENO DITADOR, SÓ QUER É MESMO O SEU "CURRAL ELEITORAL"

Anônimo disse...

uma enorme falta de respeito nao so com os moradores tabem como os visitantes pois isso nunca aconteceu na pipa pois e para agente persebe que nao respeitam seu proxima e isso foi uma barbaridade muitas gentes se perdiam por causa dessa besteira q fizeram ai pois isso ai tem nada a ver uma coisa com outra e espero q isso nao aconteça de novo!!!!!