quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Queimada na Pipa parte 2

Recebemos mais material de Zé do Carro.

"Quem manda aqui sou eu!"



A frase acima está entre aspas porque foi assim pronunciada pela pessoa (na foto acima) atualmente responsável pela "limpeza" (desde quando podar e tirar árvore de qualquer jeito e depois queimar tudo pode ser considerado limpeza?) do terreno situado na bifurcação da Rua das Pedrinhas com a Rua do Sol.
Foi com esta frase que fui recepcionado por este senhor (foto acima) quando, após uma semana de "limpeza" total do terreno, fui pedir para ele não colocar fogo. Vocês acham que ele se importou com minha idade avançada e de cabelos brancos e se meu neto adoraria respirar esta fumaça? Pelo contrário, voltou e colocou mais material verde, para gerar ainda mais fumaça grossa na direção das casas!
Será que este senhor se preocupa com a vida animal e vegetal deste terreno que foi praticamente 100% destruída e que toda fumaça poluirá não só nossa região aqui em Pipa, mas contribuirá mais um pouco para poluir mais a cidade e o planeta?
Talvez este senhor não tenha a consciência necessária para viver em harmonia no século 21. Talvez por isso, na ignorância de sua atitude e também como um resquício da herança cultural do Coronelismo do passado recente do Nordeste, este senhor não seja o principal responsável.
Mas há DUAS pessoas que precisam dar uma SATISFAÇÃO PÚBLICA sobre o que se passa neste terreno:
1) O SECRETÁRIO DE LIMPEZA URBANA: este senhor da foto acima "responsável" pela "limpeza" deste terreno é irmão do secretário de limpeza urbana e, talvez por isso, assim recebeu a mim e também a outras pessoas que por ali passam e ficam indignadas com o que se passa hoje ali. Imagino também que estas pessoas tenham ficado indignadas também com o que estes mesmos senhores fizeram no final de 2009 neste terreno. Só que em 2009 eles fizeram tudo (limpeza total e queimada de proporções de cinema americano) na calada da noite, é claro. Agora que este senhor tem como irmão o secretário de limpeza urbana, ele se considera "AUTORIDADE" e que pode fazer o que quiser, do modo que quiser e quando quiser...agora a luz do dia!!! E ainda falando alto, aos berros, para todos ouvirem: "Quem manda aqui sou eu!". Senhor Secretário de Limpeza Urbana, será que não está na hora de o Senhor explicar para o seu irmão que ter um cargo de "autoridade" lhe gera mais responsabilidades do que poderes? Ao sermos "autoridade" temos de dar o exemplo e não deixar as pessoas se aproveitarem deste poder para benefício próprio!!!

2) O SENHOR PREFEITO DE TIBAU DO SUL: Por quê? Porque o dono do terreno (que é de SP) contratou uma pessoa aqui de Pipa que hoje trabalha diretamente para o prefeito e cuja esposa, arquiteta, também faz diversas obras que são aprovadas pelo senhor prefeito. Esta ligação direta entre o Sr. Prefeito e esta pessoa responsável pelo terreno (muita coincidência ele ter contratado o irmão do secretário de limpeza urbana para "limpar" aquele terreno, não?) cria um mal estar moral gigantesco. Mesmo que o senhor não tenha dado o seu aval para este desmando e estas atitudes, fica no ar a sensação de beneficiamento, de coisas que não são corretas. Aí começam a surgir as dúvidas: será que quando uma obra for aprovada eles respeitarão a lei? Serão beneficiados de alguma forma? São tantos "serás" que começam a surgir que ficaríamos aqui um dia inteiro listando.
Queremos uma RESPOSTA para esta lamentável situação e abuso de autoridade que está ocorrendo.
Claro que já estamos repassando isto também para o IDEMA e IBAMA (já temos diversos vídeos e fotos para documentar tudo isto).
AGORA A ÚLTIMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: depois de tudo isto, e também do que parece ser uma repetição da mega queimada feita neste mesmo terreno em dezembro de 2009, irá o caminhão da prefeitura (que é sustentado totalmente por dinheiro público) recolher o que ainda sobrou deste terreno???

8 comentários:

Anônimo disse...

Crime ambiental, é isso. Cade o Nucleo Ecologico para intervir, trabalhar em defesa do meio ambiente.
Um absurdo, uma falta de respeito, uma nojeira!!!!

Anônimo disse...

É uma pena que um assunto tão importante como poluição ambiental seja relegado ao último plano!

E pior de tudo: num local chamado de paraíso pelos turistas!

Que paraíso é esse? Paraíso que não dá o exemplo, permite queimadas, não faz coleta seletiva de lixo, não trata seu esgoto e não cuida de seu povo, e que não investe em educação de base com qualidade nem na conscientização de sua população adulta???

O mais estranho é que as "autoridades" acompanham este blog e, como sempre, se calarão???

Este caso é apenas um nas dezenas de queimadas e desmandos que rolam diariamento por Pipa e região!

Anônimo disse...

Eu conheço esse terreno e vi como ele mudou, era bem arborizado, mas está se tornando um descampado. Gostaria de saber quem é essa arquiteta, o nome. Não gostaria de indicar ninguém que trabalhe contra a lei sendo tb importante que divulguemos as pessoas envolvidas. Gostaria de saber o nome completo, se possível, dos donos do terreno, que são os verdadeiros culpados pelo delito de crime ambiental cometido.Estou sentindo a falta dos nomes dessas pessoas envolvidas, para que possamos organizar e embasar um processo mais detalhado. Eu vou ligar para o idema e fazer uma denuncia. Mas acho que todos sabem como esse idema "funciona". Sugiro que os moradores dos arredores e todos que estão indiguinados liguem tb só para quem sabe eles tomem uma atitude e façam cumprir a lei. Caso o idema nem autoridades do poder municipal não tomem nenhuma atitude, sugiro o ministério publico. Se esse negocio tiver a ver com o secretário e com o prefeito é muito grave. Tem provas sobre isso ou é apenas conjecturas.
Em relação a foto do fogo acho que deveria contextualizar a foto. Pela imagem apenas se ve que é um fogo que pode ser em qualquer lugar do planeta, isso não prova nada. Seria melhor pegar um ângulo em que aparece o fogo e o entorno. Se possivel aparecendo as casas tb. Que aí da para provar que o fogo ocorreu no referido local. e conseguir tb fotos dessas pessoas cortando arvores de modo que na foto apareça o cortador e referências de onde está sendo cortado (Casas, rua, ponto de referencia conhecido) fica bem mais fácil de mover uma ação. Só preste atenção para os fatos estarem em uma mesma foto.
Não moro aqui mas amo esse lugar. O que posso fazer por enquanto e ligar no idema, mas a ação dos moradores locais é fundamental.

Atenciosamente, Cicero Agusto Farias

Anônimo disse...

De quem é esse terreno? Quem é o responsável? Não duvido nada se for de algum portugues. Alguém pode esclarecer essa duvida.
Isso aí é uma prova de como a comunidade também não faz a sua parte.

Anônimo disse...

o cara da foto e irmao de ronaldo(incrivelmente secretario de limpeza urbana), e primo do ate entao prefeito.por ai se tira em que maos o nosso municipio se encontra!triste realidade...

Anônimo disse...

pois porque ficam se metetendo onde nao é chamado.
Todo mundo faz isso sim.
Pois vao cuidar e deixar quem que trabalhar em paz.
Nao se metam onde nao é chamado

Anônimo disse...

Queimada é crime ambiental! E não é porque os outros NÃO respeitam que você não respeitará. Pelo contrário, DEVERIA DAR O EXEMPLO!!! A fumaça que sai do terreno que vc trabalha polui não só o sem mundinho e seu terreno. Vc não é dono nem do terreno, nem da cidade, nem do planeta. Entenda que você vive em SOCIEDADE e PRECISA aprender a respeitar os outros! Vivemos em sociedade e em democracia e precisamos aprender a RESPEITAR os OUTROS. Não é porque seu irmão, seus parentes e o representante deste terreno (que também não é o dono) estão na prefeitura que vc pode fazer o que quiser, do jeito que quiser e quando quiser. VIVER EM SOCIEDADE É MUITO SIMPLES: É SÓ RESPEITAR OS OUTROS E AS LEIS!!! SIMPLES ASSIM!!! TENHO CERTEZA ABSOLUTA DE QUANDO VOCÊ FIZER ISSO NINGUÉM SE INTROMETERÁ NA SUA VIDA. E já que TODO mundo faz assim, seja criativo: mude de postura e dê o exemplo e mostre que é mais responsável e respeita a lei!!! É o mínimo!!!

Anônimo disse...

Es como la persona de encima habló: cuando trabajamos correctamente, no necesitamos preocuparnos en perder la función en la 'prefeitura', ni de secretario, tampoco de asesor o "limpiador" del terreno. Esto no es una preocupacion.

Pero seguro que pronto, muy pronto el dueño del terreno va a saber de todo lo que se pasa.

!Quedate tranquilo!