sexta-feira, 19 de março de 2010

Aprender a escrever


Se os educadores designados para instruir nossos filhos tivessem a capacidade de escrever um breve aviso como este, sem cometer tantos erros, talvez as crianças da Pipa poderiam aprender a ler e escrever na escola com maior facilidade.

62 comentários:

Anônimo disse...

e um absurdo que essas pessoas semi-analfabetas estejam em sala de aula à ensinar. mais ensinar o que?me parece que as mesmas precisam primeiro aprender.e ai secretario de educação sr. leonaldo, o que fazer mediante profissionais tao imcapacitados?falando na educação ao invés do secretario ta cedendo um carro(uno mile branco) a funcionarios para estarem indo passear, e ate servindo de carro particular para alguns, que nao moram no municipio ir para casa,deveria colocar um micro para levar as criancas que moram distante para o domitila.meio dia em ponto criancas menores de 4 anos, indo para escola a pé, debaixo de um sol tremendo, enquanto isso, alguns fazendo dos transportes publicos, carros particulares. cade o prefeitao que nao ver isso?
que desastre, mais parece a casa da mae joana...

Anônimo disse...

Isso acontece sempre com os recados que meu filho traz da escola, eu sugiro uma reciclagem geral na educação, começando em trocar os cabeças, como por exemplo, secretário, diretor, etc.
Mas será que tem gente suficiente para substituir?
Nem todo mundo quer ser cumplice de tanta palhaçada, tem ser quem fique caladinho,fale amém para tudo e que acha importante somente estar no poder.

Anônimo disse...

E vão colacar quem no lugar? É essa a relidade.

Pipense disse...

Uma vez conversei com um dos diretores da Escola Vicência e fiquei abismado com os erros de português, concordancia e plural que ele cometia. Um horror! Pobre alunos de Pipa! Estão aprendendo a ser burros!

Anônimo disse...

Esta situação é frequente nas escolas do município, muitos professores que estão alfabetizando cometem erros grosseiros de ortografia e concordância. Quando os alunos chegam no ensino médio, além de não saber escrever corretamente, não conseguem interpretar o que leem, não conseguem ter um raciocínio lógico, desencadear idéias de forma clara e ordenada. É muito triste, na minha opinião, um crime, pois muitos destes adolescentes não terão chance nenhuma de competir com alunos um pouco mais preparados.
Quanto ao bilhete é lamentável, mas não acredito que a diretora da referida escola tenha escrito esse bilhete, provavelmente alguém da secretaria o fez, no entanto, a obrigação da direção e verificar e não deixar que erros desta natureza aconteçam.

Anônimo disse...

O municipio de Tibau perdeu uma capacitaçao para os professores do governo Federal.
Motivo? O secretário não inscreveu o municipio, ele esqueceu, não ficou sabendo. Nem se importou com a referida capacitaçao. Durante meses passou o comercial na televisão sobre a capacitação de professores, e mesmo assim o secretário nao inscreveu o município. Era só se increver, gastar um pouco de dedo mandando as informações que o miniterio da educação pedia. Esse é o grande AVANÇO da adm. Ele tem grande parcela de culpa na porcaria de educação. Mas fazer o que? Ele arrumou muitos votos pra nilsinho. O que importa é a amizade, não a competência.
e ainda o senhor Carlos Gomes diz que é a adm AVANÇADA, que o TIME UNIDO depende do nosso OTIMISMO. E é sempre a mesma desculpa, "DEIXEM DE SER CRETINOS", "SEJAM OTIMISTAS", "A ADM AVANÇADA".
Que time perna de pau. Essa perda de qualificação dos professeres do senhor Leonaldo e o consentimento de Nilsinho e Carlos Gomes é uma vergonha. Mas tudo isso já tá sendo muito divulado na cidade, e se eles não se importam com a cidade (a não ser com as palavras café com leite de Carlos Gomes) as eleiçoes iram mostrar.

Anônimo disse...

gente voces estão querendo exigir demais do leonaldo. pobrecito,alem de exercer o papel de secretário de educação, ainda e responsável por todas as compras da prefeitura lá do rede mais de parnamirim.todas as listas de compras são passadas para ele, inclusive a do hospital e dos psf.engraçado isso,ele tambem atua no setor financeiro! então são muitas atribuiçoes para aquela criatura,então nao vamos exigir demais, de alguem que so funciona a passos de tartaruga.kkkkkkk...

Anônimo disse...

Tentei fazer inscrição para os cursos de capacitação do mec, mas realmente não consegui, dava sempre um aviso de problema no município. Será realmente que foi a falta de inscrição por parte da secretaria municipal???? Se foi, issso é um absurdo, uma falta de responsabilidade e prova de incompetencia.

carlos gomes disse...

Olá!
Rapaz! Você nem sabe o que houve e já segue com insinuações...com suposições...este estilo cretino é o que atrapalha o progresso do município...
Abraços

Anônimo disse...

Leonaldo é Vice Presidente da Comissão Executiva do DEM de Tibau do Sul... precisa dizer mais alguma coisa?
Nada... está tudo bem claro!
Quem manda... José Agripino, Felipe Maia e Rosalba Ciarline, quer mais?

carlos gomes disse...

Olá!
Leonaldo, acredito, deve ter saído do DEM...ele disse que estava lá mas que sua visão não tinha nada a ver com o DEM...disse-me que ia sair...
Vou saber dele...
DEM, neste país, é atraso!!!
Abraços

Anônimo disse...

Sr Carlos Gomes
Pelo que vejo na sua postagem das 23:15 Vc.não esta por dentro nem da ideologia partidária da "equipe".
Abra o olho meu amigo.eu sei que vc. tem as melhores intenções mas parece ser que esta em uma canoa furada.
Pule fora senão vc. se afoga junto.

Anônimo disse...

Que tipo de suposições e insinuações que Carlos gomes se refere? Por que ele sempre ofende as pessoas com xingamentos?
Caramba! que tipos de pessoas estão na prefeitura hein.
Me parece facismo este tpo de comportamento. Será que eles sabem o que é facista? pelo menos na maneira de agir estão sendo bem facistas.

Roberto José da Silva disse...

O post mostra o estado da educação do município (e também nacional, que fique claro) e todos mudam o foco e antecipam a campanha eleitoral. Isso não leva a lugar nenhum. Sugiro que seja realizada uma avaliação dos professores para que se tenha um diagnóstico da situação e a partir daí sejam adotadas medidas para melhorar a qualidade do ensino (capacitação, etc). Fiz essa sugestão a um consultor na área da educação e ele disse que isso jamais será feito porque ninguém quer admitir que tem no seu quadro de funcionários, profissionais que a princípio estão capacitados, como comprovam seus diplomas (exigência do concurso), mas que tem um desempenho longe de ser considerado satisfatório. O que fazer quando a avaliação mostrar que eles não têm condições de ensinar? Demití-los e questionar o diploma ou mantê-los e reconhecer que eles(os professores) deveriam voltar para a escola (alguns começando no ensino médio)?

Anônimo disse...

Não meu caro de cima, não é faxismo não ele é COMUNISTA.
Ainda quer melhor.

Anônimo disse...

Nem ele sabe. Como diz um dos post, ele é café com leite. kkkkk
Entenda um coisa, ele é pago pra puxar o saco, mesmo que este municipio esteja na merda, ele haje como peter pan na terra do nunca. Nunca cresce. Mas a democracia é assim, na base dos argumentos vamos caminhamos. Ele xingando. Graças a Deus não vivemos uma ditadura de fato, senão, qualquer contestação estariamos presos por ter opinioes diferentes.

Anônimo disse...

Mas existe facismo no "comunismo" tb.
A principal caracteristica do facismo é o corporativismo. Ou seja, quando se proteje a corporação que se faz parte mesmo que ela esteja em desacordo com a realidade e o direitos de outros. Como por exemplo no caso da Globo por ex, eles jamais fazem uma critica a eles mesmo e sempre tentam desqualificar as críticas que o fazem. O jornal "o globo" jamais critica a "Rede Globo" porque se comporta de forma corporativa, para protejer sua corporação. O mesmo caso a polícia, nossa classica instituiçao facista, são os mais corporativos de todos, se vc for reclamar eles sempre irão proteger seus amigos, a não ser quando o caso é escandaloso e tem uma camera escondida por trás, ou seja, são facistas.

É esse o mesmo comportamento qe fazem o gestores dessas cidade?

Nota: Tibau foi a ÚNICA cidade do RN que não se cadastrou na plataforma freire, essa que iria garantir a qualificação de professores com cursos superiores pagos pelo governo federal.

Detalhe: jamais houve algum governo comunista no mundo, nem china, nem cuba, nem união sovietica, nem coreia. o comunismo até hoje infelizmente não passou de teoria.
Paulo

carlos gomes disse...

Amigo, você está longe d eentender os ideias avançados do comunismo...comunismo neste mundo ainda não existe em sua plenitude...comunismo é servir, é amor...é implementar os verdadeiros ideais da liberdade, igualdade e fraternidade...
Perceba!!!

Anônimo disse...

Meu deus ,mas que confusão, tá falando de revolução francesa que é um marco do capitalismo moderno e misturando com comunismo. Carlos, vc deve ter fugido da escola. VC deve estar tontinho. Coitado. Tá virando especialista em dizer besteira. AVANÇA ATRASADO!
Sugiro que leia "O Capital". Pelo menos no assunto comunismo quem sabe vc não para de falar asneira.
Carlos Gomes, RACIOCINE!!!!

PS: não seja tão facista. VC mostra demais suas aptidões autoritárias.

PS2: realmente não quero enterder as suas idéas AVANÇADAS (PSEUDO), não dá pra entender. Deixe de ser retrógrado e começe a usar a cabeçar pra funcionar.
Paulo.

Roberto José da Silva disse...

Leia também Engels. Que tal ler também Hannah Arendt nos intervalos? (desculpem a intromissão)

Anônimo disse...

Que seria de Marx sem Engels, e Hegel que também é bastante interessante para a construção da dialética do sec XIX E SEC XX. Alias sou fã de Hegel, a pedra no sapato ideologico do PSDB. Hannah eu não conheço mas Engels é ótima sugestão.
Paulo.

Anônimo disse...

Fiquei curioso, senhor Roberto, do que trata Hannah Arendt? Obrigado
Paulo.

Anônimo disse...

Um aviso mal escrito, elevou o nível do blog!
Parabéns aos que participam e nos enriquecem com bons comentários, avisos, informações.Muito bom!

Roberto José da Silva disse...

Foi apenas uma provocação ao meu amigo Carlos Gomes a sugestão à leitura de "As Origens do Totalitarismo".

Editor Chefe disse...

As "Origens do Totalitarismo" é um livro de Hannah Arendt. Sob uma perspectiva histórica, filsófica e política é uma importante análise do fenômeno do Totalitarismo. Importante para quem quer entender os grandes problemas do mundo contemporâneo.

Download do PDF:
http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf

Anônimo disse...

Agradeço por ter colocado um link para baixar e ao roberto pela sugestão. Mesmo não sendo pra mim.
Paulo

Anônimo disse...

Isso é verdade em relação aos cursos que os professores tnham direito? Eu realmente lembro ddeno ano passado ter varias propagandas desse curso para os professores. Alguém poderia responder esta pergunta?
Agradeço.

Anônimo disse...

Não sei se realmente o município não foi cadastrado, mas que posso afirmar que tentei me inscrever no ano passado na plataforma freire para um curso de capacitação em educação especial e no final do procedimento aparecia uma mensagem dizendo que tinha um problema em relação ao município sim, isso aconteceu com todas as pessoas de tibau que conheço que tentaram se cadastar. O cidadão que afirmou nos primeiros comentarios que o município não foi cadastrado pode provar ??????? Se sim, isso é muito sério. Tome uma providência por favor. Ou então alguém indique como podemos verificar se isso ocorreu ou não.

Anônimo disse...

Gostaria que Carlos Gomes responda se o Leonaldo é Vice Presidente da Comissão Executiva do DEM de Tibau do Sul, ele ficou de verificar isso e acabou que não respondeu, e´ou não é?

carlos gomes disse...

Olá amigo!
Ele ainda permanece filiado ao DEM...mas me disse pessoalmente que iria cair fora do DEM...
Abraços

Anônimo disse...

Em relaçao a plateforma freire que o municipio não se cadastrou, é só ligar na DIRED e tirar vcs mesmo as dúvidas em relação a nao inscriçao do municipio, e em relação ao mesmo muncipio ser o unico do RN a não se inscrever. O problema é que demora um pouco pois irão ficar pssado de ramal em ramal até dhegar na pessoa que de a informação. Outro caminho é o portal do MEC, mas esse eu ainda não vi. Tirem vcs mesmos as dúvidas e conclusões. Eu tb vi o post de um dos anônimos e resolvi tirar a limpo a história da capacitação para professores pelo governo federal. Portanto segundo a DIRED a informação procede.

Anônimo disse...

Quer dizer então que agora o Leonaldo vai sair fora do DEM? Piada e o tal Carlos Gomes fica na defensiva.

Anônimo disse...

Acho que a secretaria de educação pode explicar o que aconteceu com a Plataforma Freire, ela é o melhor caminho para esclarecer.Estamos aguardando!!

Anônimo disse...

Tb gostaria de saber o que houve? Qual o motivo do munícipio perder está qualificação tão importante aos professores?

carlos gomes disse...

Amigo, eu não ando da defensiva, qdo o assunto é sério...agoar prossigo com cautela...para evitar atropelos...
Eu sei que o DEM representa o atraso político neste país...sei que, por exemplo, o comandante do DEM no RN agiu com hipocrisia, ao defender o governo Lula, ssomente agora, qdo se encontra com dificuldades de ser eleito, por ser tachado de anti-Lula...
Em relação ao Leonaldo, eu fiz uma lietura sobre o mesmo...ele não tem nada de DEM...e deve sair SIM...
Abraços

Anônimo disse...

Olá Carlos. E o que leonaldo tem a dizer sobre esse escandalo com a educação? O que fazer agora já que a educação está uma porcaria e ele não fez nada pelos professores? Há professores que estão falando, não abertamente, mas estão falando dessa incompetência descarada desse TIME INCOMPETENTE. Os professores foram lesados. Perderam a chance de ter um curso superior, e as crianças então nem se fala. Vcs são AVANÇADOS né? Gostei da respostas de um dos pots que mostra a tua ignorância. Que aliás não é novidade pra ninguém. Suas atitudes cretinas então, nem se fala.
Os professores estão aguardando respostas. Se é que existe além das costumeiras DESCULPAS CRETINAS que vc sempre dá.
Seja homem, se é que isso seja possível, assumam a culpaS, e não apelem para CRETINICE.

Anônimo disse...

Leiam no blog de M.Messias "Professores da rede municipal de ensino ameaçam paralisação" !!!!
http://vereadormessias.blogspot.com/2010/04/professores-da-rede-municipal-de-ensino.html

Anônimo disse...

Nos tb deveriamos exigir uma proposta de qualificação, já este prefeito permitiu que a gente perdesse uma qualificação tao importante.

Anônimo disse...

O senhor Manoel Messias poderia nos dizer quais o motivos por esta paralisação. Os professores e o sindicato estão pensando em aumento apenas, ou também nas condiçoes de trabalho e a qualidade do ensino.
Está qualificação está na pauta do sindicato? Talvez o senhor vereador possa esclarecer está questão e nos falar o que há de verdade nesse tema.
Se realmente perdemos qualificação por incompetencia da gestão, esta é a hora de uma ação para compensar o que foi perdido. Ainda mais os vereadores que tem mais acesso a esse tipo de imformação. Peço ao vereador Manoel Messias maiores informações sobre isso.

Anônimo disse...

Também acho importante falar sobre essa capacitação. E pelo jeito não há resposta para esse fato. Não sei se isso foi passado paro o sindicato, mas eu irei falar com alguns representantes a respeito desse assunto.
Não é nem preciso dizer, mas todos estamos esperando respostas do motivo do não cadastramento para a plataforma freire. O secretário deve explicações e ele deve deve ser omisso.
Sem mais, obrigado.

Anônimo disse...

Meu amigo, acho que não adianta não. Eles vão se omitir sobre esse assunto. Estamos esperando resposta sobre este assunto senhor Carlos.
Porque não foi feito o cadastro dos professores para a qualificação?

Anônimo disse...

Olá sou aluno do Jose Mamede e gostaria de saber quando serão comprados novos onibus para o municipio, já que foi aprovada a compra pelos vereadores. Peço que o Carlos Gomes responda essa minha duvida.

Anônimo disse...

Carlos Gomes se o Leonaldo não tem nada a ver com o DEM? Para de hipocrisia e assume que ele esta dentro dessa. Quer enganar a quem, vc ficando caindo em contradição. FORA COM ESSE TIME!!!

carlos gomes disse...

Olá amigos!
As perguntas estão sendo repassadas ao Leonaldo...
Se vocês não receberem qualquer resposta procurem-me na secretaria de turismo...e então iremos à secretaria de educação...
Abraços

Anônimo disse...

Ola a todos. Como já foi dito, é só ligar da Dired. Lá estão as respostas para as perguntas em relação a qualificação. Gastem um pouquinho o dedo e liguem.

Anônimo disse...

Achei uma das perguntas interessantes. Os professores estão interessados apenas no aumento de salario ou em qualicação tb?
As duas coisas são importantes e a educação nõa camilhará saudavel se não ter bons salarios, boas qualificações e boas condiçoões de ensino. A educação não vive só de salário.

Anônimo disse...

O amigo de cima me desculpe. Concordo em vários pontos... Mas salário bom é fundamental!!!!!! É com salário bom, que bons profissionais serão atraidos pela profissão... Então a reivindicação tem que ser prioridade.

Joca do Rabo Preso disse...

Com certeza a figura do educador, tão importante pela formação de cada cidadão, na maioria dos casos não recebe uma justa recompensa pela importância do trabalho que é chamado a cumprir.
Mas um bom salário é o justo merecimento de um bom professor, não de qualquer um.
Por isso existem os cursos de capacitação, que fortalecem o conhecimento do professor, atualizando os conceitos de metodologia do ensino.
Um bom salário para um bom professor.
Um bom professor para uma boa educação.

Anônimo disse...

E ainda aguardamos a resposta que Carlos Gomes falou que ia dar em relaçao a qualificaçao. Que aconteceu?O leonaldpo te calou?

Anônimo disse...

E cade a resposta de Carlos Gomes em relação a essa qualicação? Ele falou pra ir até la no turismo que ele leva até leonaldo. Isso não seria uma burrice? Imagina o cabra lá no turismo "trabalhando", parando pra levar alguém pra conversar com Leonaldo. Essa é a resposta de De Carlos Gomes. Faça isso não. Não diga besteira e pare de fugir home.
O que aconteceu com a qualificação?

Anônimo disse...

agora essa de sibauma. As aulas já demoraram um tempao pra voltar. Agora essa de não ter aula em sibauma ainda. E ainda agrediram o ze do padre que estava divulgando isso.
É o salario baixo, mais os cursos dos professores que perderam, falta de aula e desce a porrada em que não concorda. Será vao bater em todo mundo quem quiser expressar que essa prefeitura é uma merda?

Anônimo disse...

Diga aí Carlos Gomes, manda sua justificativa para tanta baixaria, aulas que não começaram, agressão a liberdade de expressão, capacitação perdida sem resposta, saúde quase matando gente, foto de outro tabatinga representando nosso municipio no site da nossa cidade. Quero ver tu se defender dessa, nem vem com justificativa incoerente como sempre faz. Na verdade voces estão rindo da nossa cara, não é? Tá todo mundo de bolso cheio, usando e abusando do dinheiro da gente. Agora que estão no poder tão pouco se lixando para a comunidade. Só que Deus todos poderoso, da sua justiça ninguem escapa. Voces vão pagar por tudo isso, pela falta de respeito com nosso povo que acreditou em voces.
VAMOS CHAMAR A TELEVISÃO, VAMOS DENUNCIAR GENTE, NÃO PODEMOS FICAR MAIS 4 ANOS NESSA, JÁ BASTA OS DA COSTA QUE ROUBARAM E VENDERAM TIBAU DO SUL PRA GRINGO, AGORA VAMOS DEIXAR ESSE MONTE DE GENTE INCOMPENTE COMER TODO O DINHEIRO E NÃO FAZER NADA?E

carlos gomes disse...

Olá amigos!
Nós somente resolvemos os problemas com diálogo...quando eu disse que entrassem em contato comigo e fossem inclusive até o turismo, é porque o poder municipal tem a vontade de dialogar e resolver algumas questões e alguns impasse...
Agora, amigo, com esse tipo de postura equivocada você não vai a lugar nehum...Repito: apareça lá, ligue para mim, para quaisquer que sejam os assuntos concernentes ao poder municipal...o prefeito não ficará omisso...ele tem o máximo prazer em ajudar...
Em relação ao outro amigo, informo que não aprovo esse tipo de conduta, agindo-se com agressividade nem tampouco o prefeito Nilsinho, contudo também não se pode aceitar posturas equivocadas de gente louca, que semprer tentou mandar neste município, a qualquer custo, como se fossem os donos da cocada preta...esse tipo de comportamento de desejar resolver as coisas na porrada eu e outros do município já sabemos quem é...o amigos Zé do Padre não fez isso sozinho...ele foi teleguiado...e esse tipo de comportamento não se deve mais tolerar...as dificuldades, os problemas, devem ser discutidos noutras esfera...
Abraços

Anônimo disse...

E ainda não respondeu. Deixa de ser omisso. Responda as perguntas. Porque vc tá fugindo?

carlos gomes disse...

Quem é transparente não é omisso...envie email sobre quaisquer que sejam os problemas...cgomests@gmail.com...
Abraços

Joca do Rabo Preso disse...

Essa foi demais, seu Carlos! Transparência pelo e-mail... rsrsrs
Mas ninguém vai cair nessa: responda aos quesitos do cidadão aqui mesmo, neste blog!!!

Anônimo disse...

RESPONDA, RESPONDA, RESPONDA CARLOS GOMES, O DESSE COMENTARIO E DO QUEM JÁ VIU ISOO? LÁ TEM PERGUNTINHAS PARA O SENHOR RESPONDER. POR QUE RESPONDER POR E-MAIL, SE NÃO RESPONDER AQUI NO BLOG VAI DAR NA CARA QUE É OMISSO.

carlos gomes disse...

Amigo!

Visite http://avancatibaudosul.blogspot.com/2010/04/sobre-transparenciae-o-servico-publico.html
e veja algumas informações sobre transparência...
Abraços

Anônimo disse...

Que horror!!! Que isso carlos gomes. Tá certo que zé do padre não é la grandes coisas, mas ai dizer qua não se deve tolerar o comportamento dele (Divulgar que não tem aula em sibauma) é realmente muito preocupante. É justifica a agressão física que ele sofreu. Como pode dá um tipo de justificativa como essa? Eu achei que vc tinha alguma ética. Espero que nunca passe por isso.

Anônimo disse...

Queria saber onde esta a transparencia Carlos Gomes, mostra as contas, nas notas, o dinheiro onde foi gasto. O texto que voce escreveu não responde as perguntas que estão sendo feitas, deixe de enganar o povo home.

Anônimo disse...

Triste estes posts sem as respostas. Temos muito que evoluir. Nossos representantes não nos representam ainda

Anônimo disse...

Esperamos que com a atitude do Vereador Manoel Messias as respostas venham, já que até o momento o secretario de educação não esclareceu as perguntas a respeito da qualificação dos educadores.