quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Queimadas na Pipa


O Brasil é o 4º maior poluidor do PLANETA. Principal razão: queimadas!!!
Apesar de ser uma prática cultural, precisamos urgente mudar nossos costumes. Quem sabe começamos aqui por Pipa?!
Além de poluir o ar, as queimadas são extremamente inconvenientes! Elas causam extremo mau cheiro (que fica impregnado em roupas, paredes, em nós mesmos, etc. por dias), irritações respiratórias, além de destruírem os nutrientes naturais do solo (e a própria vegetação) e a morada de diversos tipos de vida animal (inclusive alguns invisíveis a nosso olho), que são de extrema importância ao eco-sistema.
Um exemplo deste mau hábito é o terreno que fica situado exatamente no início da Rua do Sol e que faz limite também com a Rua das Pedrinhas. No final de 2009 seu proprietário (um famoso jornalista da Folha de São Paulo, o mais importante jornal de SP e do Brasil) contratou o esposo de uma famosa arquiteta de Pipa. Estes por sua vez contrataram um funcionário que é irmão de uma importante pessoa na prefeitura de Tibau do Sul. Seus subordinados não contentes em terem retirado quase 80% de toda vegetação do terreno, atearam fogo em tudo, colocando em risco a vida de animais silvestres e de condomínio, casas e pessoas que vivem muito próximos ao terreno.
Apesar de Idema e Ibama terem sido chamados e nada terem feito, o motorista do caminhão foi preso porque foi interceptado pela polícia já que transportava ilegalmente os troncos das árvores que foram retirados deste terreno a mando de outras pessoas. Mas parece que isto não foi suficiente. Nesta semana eles já estão de volta. Já fizeram uma nova limpa no terreno e já estão preparados para atear fogo a tudo novamente.
Será que a prefeitura e as autoridades locais deixarão isto mais uma vez ocorrer?
Veja foto acima (anexa) que dá uma idéia de como ficou o terreno logo após o primeiro desmate. Mas a foto foi tirada antes de eles terem ateado fogo ao que restou da vegetação! A situação depois do fogo era muito triste. E o cheiro da queimada ficou no ar por meses nos lembrando de todo aquele descaso!

7 comentários:

Editor Chefe disse...

Texto e foto enviados por Zé do Carro, candidato a ser mais um Reporter PipaTevê.

Pipense disse...

Pobre Pipa...

Anônimo disse...

Relação perigosa esta entre poder público e privado quando se usa da influência para encobrir coisas erradas!!!

O que o Poder Público tem a dizer? O que a Câmara Municipal falaria desta situação???

Será que dará tempo de fazer algo antes de um novo "incêndio" proposital acontecer naquele terreno???

local disse...

na estrada da rua da mata fizeram uma limpeza geral!!

Anônimo disse...

Essa postagem é de grande valor, só que infelizmente a pessoa que toma conta desse terreno para o tal proprietário de SP, esta em contanto direto com o Prefeito, deve esta ganhando seu dinheirinho por fora também. Se a CPI levada na integra muitos saberam dos envolvidos.
SENHORES VEREADORES POR FAVOR, DIVULGUEM PARA A COMUNIDADE O RESULTADO DA CPI E OS ENVOLVIDOS.

Anônimo disse...

Será que van a buscar los árvores con el caminhõn del la prefeitura?

Peor es el Condominio de las Pedrinhas que corta los árvores y las quema todos los días por pa parte de atrás y nadie hace nada!

Estamos pérdidos!

Anônimo disse...

Senhor Vereador Manoel Messias está na hora de você deixar a politica de ibau do Sul.Você que tanto criticou a administraçlão de Antonio de Joca, hoje está calado. |O que está acontecendo Sai fora deixa o lugar para outros sai, sai, queremos novidades nas próximas eleições...